30°CONGRESSO ACADÊMICO DE INICIAÇÃO CEINTIFICA (PIBIC) E 13° SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INIVAÇÃO

PIBIC
  • Quando 23/02/2021 até 26/02/2021 (America/Maceio / UTC-300)
  • Onde On Line
  • Adicionar evento ao calendário iCal

A Coordenação de Pesquisa do Curso de Biblioteconomia informa que já saiu a programação do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (ICHCA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para o 30º Encontro de Iniciação Científica e 13º Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação que será realizado entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2021. A programação faz parte da segunda etapa dos eventos que iniciaram em dezembro do ano passado para as faculdades de Direito de Alagoas (FDA); e de Economia, Administração e Contabilidade (Feac); os institutos de Geografia e Meio Ambiente (Igdema) e de Química e Biotecnologia(IQB); além da unidade educacional de Viçosa. Agora será a vez de apresentação os trabalhos dos estudantes das demais unidades acadêmicas.

Uma das novidades deste ano é a realização de conferências e mesas virtuais abertas ao público em geral, com o tema central Os desafios da pesquisa em tempos de pandemia. A programação reúne pesquisadores de outras instituições nos cursos de Dança, Informação, Filosofia, História, Jornalismo, Música, Relações Públicas e Teatro para tratar de aspectos da temática ligados às suas áreas de atuação. As atividades vão ser transmitidas pelo canal oficial da Ufal no Youtube e as inscrições podem ser feitas aqui.

Além das conferências e mesas virtuais abertas que começam hoje, dia 23, esta edição do Encontro de Iniciação Científica e do Seminário de Avaliação do Pibiti do ciclo 2019-2020 e conta com 55 trabalhos que serão comunicados por meio de vídeo-apresentação entre os dias 24 e 26.

Na programação, o Curso de Biblioteconomia conta com pesquisas orientadas por docentes com apresentação de bolsistas e colaboradores em seus projetos, conforme distribuídos abaixo:

Dia: 24/02/2021
Horário: 14h às 17h

Tecnologia, informação e inovação para superar os desafios no tratamento e organização dos prontuários de pacientes do SAME/HUPAA/EBSERH da Universidade Federal de Alagoas: Caracterização dos Prontuários de Pacientes. Discente: Paulo Daniel Marcos dos Santos. Orientadora: Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota
Altmetria e atenção online de artigos de periódicos da Ciência da Informação Divulgação e avaliação de desempenho altmétrico de artigos de periódicos de ciência da informação sobre Gênero e Diversidade.
Discente: Paola Annenberg Nascimento Gomes. Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araújo
Divulgação e avaliação de desempenho altmétrico de artigos de periódicos de ciência da informação sobre Informação em Saúde.
Discente: Miriely Silva dos Santos. Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araújo
Produtividade e visibilidade da produção periódica da ciência da informação (2017-2019).
Discente: Jusmenne Melo da Silva. Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araújo

Dia: 24/02/2021
Horário: 14h às 17h

"Hong Kong to Brazil": Impacto da Turnê Mundial BTS Tour Love Yourself: Speak Yourself em estádios no Brasil. Discente: Janiele Rodrigues dos Santos. Orientador: Prof. Dr. Victor de Almeida Nobre Pires

Parabenizamos os docentes e discentes envolvidos com a atividade de pesquisa que participam da programação e convidamos a comunidade acadêmica para prestigiar os trabalhos. Assim como a PROPEP reforçamos a importância da iniciação científica e do desenvolvimento tecnológico e inovação na consolidação da pesquisa, provocando a vinculação entre ciência, tecnologia e sociedade, colaborando assim, na compreensão do conhecimento, como principal recurso na busca de uma sociedade digna e justa.