Ementas das disciplinas eletivas do PLE
Ementas e outras informações das disciplinas eletivas ofertadas para o Período Letivo Excepcional.
Musica-PLE-Ementas.Disciplinas.Eletivas.pdf
Documento PDF (97.6KB)
Documento PDF (97.6KB)
Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Ciências Humanas. Comunicação e Artes
Curso de Música Licenciatura
Oferta Acadêmica do PLE
Ementas das disciplinas eletivas
Disciplina: Produção de Textos Científicos
Pré-requisitos: XXXXX
Ementa: Orientação sobre a construção de textos científicos com vistas a publicações na área
da educação musical. Elementos de estilo em texto científico e reforma ortográfica, análise e
prática de textos. Experimentação na elaboração de relatos e artigos. Experimentação na
avaliação cega (em pares) de textos científicos. Conhecimentos das publicações na área.
Bibliografia
Básica
COSTA, Maria Vorraber (Org). Caminhos Investigativos I: Novos olhares em Educação. Rio de
Janeiro: Lamparina, 2007.
COSTA, Maria Vorraber (Org). Caminhos Investigativos II: Outros modos de pensar e fazer
pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto
Alegre: Artmed, 2010.
FREIRE, Vanda Bellard (Org). Horizontes da pesquisa em Música. Rio de Janeiro: 7 letras,
2010.
PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em Educação e Música. 2ª edição.
Porto Alegre: Salinas, 2017.
Complementar
BRESLER, Liora (Org.) International handbook of research in arts education. Dordrecht:
Springer, 2007.
OLIVEIRA, Inês; ALVES, Nilda; BARRETO, Raquel. Pesquisa em Educação: métodos, temas e
linguagens. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.
WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Org.) Metodologias da pesquisa qualitativa em educação:
teoria e prática. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 2010.
Curso de Música Licenciatura da UFAL
Espaço Cultural Salomão de Barros Lima
Praça Sinimbu, R. Mal. Roberto Ferreira, S/N - Centro, AL, 57025-590
3215-1546
coordenacao.mus@ichca.ufal.br
Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Ciências Humanas. Comunicação e Artes
Curso de Música Licenciatura
Disciplina: Música e Poesia
Pré-requisitos: XXXXX
Ementa: A partir de análises literárias e musicais de obras do repertório vocal tradicional (ópera,
oratório, canção etc.), tratando também dos processos de tradução funcional dos principais
idiomas europeus, o curso oferece ferramentas para o entendimento mais acurado da linguagem
poética, e da maneira pela qual a poesia funciona como matéria prima no processo de
composição para voz. Tal entendimento, por sua vez, consiste em requisito fundamental para a
construção de uma interpretação consistente. O curso tem como público alvo cantores e
pianistas que desenvolvem o trabalho de colaboração (correpetição), sendo aberto também a
todos os interessados.
Bibliografia
Básica
BOYKAN, Martin. Reflections on Words and Music. Musical Quarterly, n. 84/1, p. 123-36, 2000.
CÂNDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas Publicações –
FFLCH/USP, 1996.
CAVALCANTE, Ilane Ferreira; SILVA, Girlene Moreira da (Org.). Para ler poesia: ensaios de
análise poética. Natal: IFRN, 2012.
GUIDA, Fernanda. Entre música e literatura: uma abordagem intermidiática. Soletras, São
Gonçalo, n. 32, p. 242-256, jul.-dez. 2016.
STEIN, Deborah; SPILLMAN, Robert. Poetry into song: performance and analysis of Lieder.
Oxford: Oxford University Press, 2010.
Complementar
LEWIN, David. Studies in Music with Text. Oxford: Oxford University Press, 2006.
MERHY, Silvio Augusto. Letra, melodia, arranjo, componentes em tensão em O morro não tem
vez... Per Musi, Belo Horizonte, n. 22, p. 90-98, 2010.
RINK, John (ed.). Musical Performance: a Guide to Understanding. New York: Cambridge
University Press, 2002.
Curso de Música Licenciatura da UFAL
Espaço Cultural Salomão de Barros Lima
Praça Sinimbu, R. Mal. Roberto Ferreira, S/N - Centro, AL, 57025-590
3215-1546
coordenacao.mus@ichca.ufal.br
Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Ciências Humanas. Comunicação e Artes
Curso de Música Licenciatura
Disciplina: Prática de repertório para clarineta solo
Pré-requisitos: Instrumento 2 (Clarineta)
Ementa: Disciplina se concentra na prática de estudos técnicos e melódicos para clarineta
direcionados para o desenvolvimento de habilidades exigidas pelo repertório para clarineta solo.
Exploração e controle dos limites de intensidade sonora em todos os registros do instrumento;
exploração das possibilidades sonoras da clarineta; variação e controle do timbre; exploração
das diferentes articulações; e utilização da variação temporal como recurso expressivo são
alguns dos procedimentos técnicos estudados.
Bibliografia
Básica
ALVES, Anderson César. Expertise na Clarineta: possibilidades de construção da performance
musical de “alto nível”. Dissertação de Mestrado. Instituto de Artes da Universidade de
Brasília. Brasília: UnB, 2013.
CARDOSO, Frederic da Silva. A música contemporânea para clarinete solo como meio de
desenvolvimento de competências musicais na aprendizagem do clarinete no ensino
secundário especializado. Dissertação de Mestrado. Universidade de Minho, 2017.
JEANJEAN, Paul. Études Modernes pour la Clarinette. Paris: Alphonse Leduc, 1951
KOVÁCS, Béla. Hommages. Leverkusen: Edition Darok, 2013.
PINHO, Ivo Amorim. Técnicas Contemporâneas do Clarinete: a sua aprendizagem no Ensino
Secundário. Dissertação de Mestrado. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2015.
Complementar
DOLAK, Frank. Contemporary Techniques for the Clarinet. Lebanon, 1980.
GALVÃO, Afonso. Cognição, Emoção e Expertise Musical. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Vol.
22 n. 2. Brasília, 2006.
REHFELDT, Phillip. New Directions for Clarinet. Berkeley: University of California Press, s/d.
Curso de Música Licenciatura da UFAL
Espaço Cultural Salomão de Barros Lima
Praça Sinimbu, R. Mal. Roberto Ferreira, S/N - Centro, AL, 57025-590
3215-1546
coordenacao.mus@ichca.ufal.br
Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Ciências Humanas. Comunicação e Artes
Curso de Música Licenciatura
Disciplina: Abordagens de Pesquisa em Canto
Pré-requisitos: Canto 2
Ementa:
Identificação dos tipos de pesquisa em canto e dos grandes grupos de temas abordados,
através da leitura e discussão de artigos de publicações nacionais, dissertações de mestrado e
teses de doutorado.
Bibliografia
Básica
CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto
Alegre: Artmed, 2010.
GERLING, C.M.; SOUZA, J. A performance como objeto de investigação. In: I Seminário
Nacional de Pesquisa em Performance Musical, 2000, Belo Horizonte, Anais... Belo Horizonte:
UFMG, 2000.
FREIRE, Vanda B. (org). Horizontes da Pesquisa em Música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.
ALVES-MAZZOTTI, A. J., GEWANDSZNEJDER, A. J. O método nas ciências naturais e sociais:
pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1988.
BORÉM, F. Metodologias de Pesquisa em Performance Musical no Brasil: Tendências,
alternativas e relatos de experiência. In: Performance Musical e suas Interfaces (RAY, Sônia
(Org.), Goiânia: Editora Vieira/Irokun Brasil, 2005
Complementar
BUDASZ, R. (Org.). Pesquisa em Música no Brasil: Métodos, domínios e perspectivas. Série
Pesquisa em Música no Brasil. Vol. I. Goiânia: ANPPOM, 2009
CHAVES, Celso Loureiro. “ Produção musical e pesquisa em Música” In: Rumos da pesquisa:
múltiplas trajetórias, Maria da Graça Krieger e Marininha Aranha Rocha, organizadoras. Porto
Alegre: PróReitoria de Pesquisa, UFRGS, 1998.
BORÉM, F. Entre a Arte e a Ciência: reflexões sobre a pesquisa em performance musical. In: I
Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, 2000, Belo Horizonte, Anais... Belo
Horizonte: UFMG, 2000.
Maceió, 30 de setembro de 2020.
Flávio Ferreira da Silva – SIAPE 1846447
Coordenador do Curso de Música Licenciatura
Curso de Música Licenciatura da UFAL
Espaço Cultural Salomão de Barros Lima
Praça Sinimbu, R. Mal. Roberto Ferreira, S/N - Centro, AL, 57025-590
3215-1546
coordenacao.mus@ichca.ufal.br