Ingresso no curso

Como está organizado o curso de Música Licenciatura na UFAL?

O curso de Música tem como objetivo geral em desenvolver habilidades e competências pedagógicas, didáticas, científicas, musicais e artísticas para habilitar os acadêmicos para atuarem na educação básica e em outros contextos de ensino da música. O curso possui 3 ênfases para você escolher: Educação Musical, Canto e Instrumento (clarineta, saxofone, piano, violão ou violino), todas com a mesma carga horária (algumas disciplinas são comum e outras específicas de cada ênfase) de 3200 horas, previstas para acontecer em 8 semestres. 

Mais informações você encontra no Projeto Pedagógico do Curso (2018) aqui.

O que é esperado do aluno de licenciatura em Música?

O licenciando em música desenvolverá, ao longo de sua formação, as  competências necessárias para ministrar aulas de música em escolas da rede pública e/ou privada na educação infantil, no ensino fundamental, médio, técnico e em outros espaços educativos. O profissional formado pelo curso será capaz de perceber, questionar, refletir, compreender e discutir problemas pertinentes à educação musical e de propor soluções numa abrangência local, regional, nacional e global, atuando como investigador em música, a partir da prática da pesquisa e da pedagogia musical. Todo profissional formado pelo Curso de Música Licenciatura da UFAL (em qualquer uma de suas ênfases) desenvolverá os conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao professor de música e, assim, estará apto a atuar no ensino de música na educação básica.

Sobre as provas para o ingresso nos cursos de Música

O processo seletivo para ingresso no curso de Música Licenciatura da UFAL é composto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e por três provas de conhecimentos específicos, divididos em duas fases:

  • Primeira fase: uma prova de teoria musical (múltipla escolha)
  • Segunda fase: uma prova de percepção musical (imitação rítmica, imitação melódica, leitura rítmica e solfejo) e uma prova prática (performance) de instrumento ou canto.

Os candidatos aprovados no Teste Específico de Música serão classificados em ordem decrescente segundo a média aritmética obtida pela nota final do Teste, juntamente com as notas das 4 (quatro) áreas de conhecimento e a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Para ingresso em 2022, o candidato poderá utilizar a maior nota do ENEM nos últimos cinco (05) anos.

O Edital para ingresso em 2022.1 você encontra aqui

Confira os editais  e provas publicados anteriormente:

2017

2018

2019

2020 (segunda fase ocorreu online devido a pandemia do Covid-19)

2021 (totalmente online)

Em caso de dúvidas, entre em contato com a coordenação (coordenacao.mus@ichca.ufal.br) ou secretaria (secretaria.mus.ufal@gmail.com) do curso de Música.

Acompanhe nosso site e nosso instagram @musical.ufal para não perder a data do próximo edital, bem como cursos de extensão para se preparar para o ingresso!