Projetos de Pesquisa - PIBIC (2024-2025)

Formação e atuação docente em Música no Nordeste Brasileiro

A articulação formação-atuação docente em música tem sido problematizada ao ser tensionada e mobilizada pelas políticas públicas nas últimas décadas, especialmente pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música e pelas Leis n. 11.769/2008 e n. 13.278/2016, que alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. Ao mesmo tempo, o campo da Educação Musical vem desenvolvendo um repertório de saberes específicos que contribui para a constituição de uma cultura docente na música. Nesse sentido, parece existir um entendimento de formação docente que nasce da relação das pessoas com a música e com os seus significados para o encontro com a atuação docente (ALMEIDA, 2022), e que ela é compreendida a partir de seus constituintes históricos, sociais, culturais e organizacionais (ALMEIDA; TEIXEIRA, 2024, no prelo). Partindo do pressuposto, portanto, de que a formação docente ocorre em instituições de ensino superior e em espaços de atuação, entende-se que a compreensão sobre a constituição e fundamentação desses contextos é fundamental para a apresentação de um panorama quali-quantitativo sobre a formação e a atuação docente em música no Nordeste do Brasil, objetivo desta pesquisa. Nesse bojo, a pesquisa busca, especificamente, i. analisar a configuração histórico-política-pedagógica dos Projetos Pedagógicos dos cursos públicos de Licenciatura em Música dos nove estados do Nordeste; ii. estudar a produção acadêmica que tematiza a formação e a atuação docente em música de autores/as vinculados/as a instituições brasileiras; e iii. avaliar o conteúdo das políticas públicas e dos editais para contratação de professores de música no Nordeste. Assim, almeja-se que os resultados da pesquisa fundamentem investigações sobre questões de interesse da área, como estrutura curricular, conteúdos pedagógicos e musicais mais presentes, articulação entre perfil de egresso e metodologia do Curso, estágio curricular e aproximações/distanciamentos entre formação e atuação profissional. Além disso, espera-se contribuir, a partir de sua divulgação enquanto estudo sistematizado e detalhado sobre os impactos das políticas públicas nas estruturas curriculares de cursos de Licenciatura em Música na região e na atuação de seus egressos, não só para a avaliação dessas políticas como, também, com a sugestão e orientação de novos caminhos para que elas se tornem mais abrangentes e contextualizadas.

Pesquisadora responsável: Prof.ª Dr.ª Ziliane Teixeira

Alunos IC: Pedro Victor Lima Sarmento, Bruno Ferreira Brandão, Tauan Santos da Silva, Maria Cecília Montaldo Maciel