Projetos de Pesquisa - PIBIC (2020-2021)

Música e Memória: Japiassú, a Banda feminina e sua obra: Parte 2)

Em continuação dos projetos PIBIC 2017/2018 e 2018/2019 e 2019/2020 daremos seguimento à abordagem na busca dos resinificados das obras dos compositores de Banda de Música “desconhecidos” do publico especializado em música no Estado de Alagoas e da comunidade em geral. Continuamos a temática sobre a obra do Maestro Aquino Costa Japiassu que nos anos de 1920 no ramo têxtil no Nordeste, através do industrial Desta vez projeto consiste nas obras para Piano em termos de analises e edição.

Para contextualizar historicamente este trabalho não poderíamos de atentar a importância de Gustavo Guedes Pinto de Paiva, que implantou  a música no sistema escolar da CAFT. Dirigido pela Senhora Judith Bastos (esposa de Gustavo Paiva) instituiu-se desde a década de 1920 um núcleo educativo que dentre outras funções pretendia erradicar o analfabetismo de Rio Largo no período vigente e proporcionar igualdades laborais aos seus operários e operárias e consequentemente de seus dependentes, antes mesmo das reformas trabalhistas realizadas na era Vargas. Em 1936, portanto com talincremento da CAFT, no sentido desta educação e saúde e em decorrência dos grupos educativos e artísticos fundados no complexo fabril, aportou em Alagoas um maestro pernambucano da cidade de Agrestina chamado Aquino Costa Japiassu. Este músico desenvolve, sob a ordem e supervisão de Gustavo Paiva, grupos musicais ligados à CAFT: A Banda de Música Cachoeira e o grupo feminino Jazz-Band Japy. Tais grupos femininos estenderam-se às atividades de um Coral e uma Banda Feminina. Sabe-se que tal grupo perdurou por 25 anos, alguns anos mesmo após a morte do Empresário Gustavo Paiva em 1943 e por cortes devido a crise da indústria têxtil em Alagoas nas décadas de 50\60 o grupo foi extinto pela diretoria subsequente. Desta forma, pretendemos através desta pesquisa, oferecer à comunidade acadêmica e a população alagoana, um recorte histórico da memória, da musica e da cultura alagoana de duas fontes artísticas que vigoraram no meado do século XX; o Maestro Japiassu e a Banda feminina da CAFT. Nesta etapa pretendemos completar mais uma parte deste acervo de Japiassu e dividi-los em temáticas de catalogação; as obras didáticas, as obras para Piano, as obras espíritas, este ultimo em decorrência da atuação de Japiassu na militância filosófica kardecista. Trata-se de um trabalho inédito que já rendeu em 2018 a publicação do livro o Maestro dos Teares Volume1. Esperamos que os resultados deste projeto nos possibilite mais uma publicação.

Pesquisador responsável: Prof. Dr. Marcos dos Santos Moreira

Alunos IC: João Gracindo da Silva Neto, Willbert Yvan Barbosa Fialho.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estudar e trabalhar durante a graduação em música: construindo sentidos sobre formação de professores, identidade e escolhas profissionais

Esta pesquisa diz respeito à formação de estudantes do curso de graduação em Música –Licenciatura – da Universidade Federal de Alagoas. Como docente deste curso desde dezembro de 2017, percebi que, apesar de ser um curso de licenciatura, os estudantes chegam ao curso com diferentes objetivos, expectativas e claro, bagagens e conhecimentos musicais. Muitas vezes a “música” é a principal motivação e a “licenciatura” vem neste combo.

O fato de ser necessário ter conhecimentos musicais prévios, tocar um instrumento ou cantar para ingressar no curso, faz com que muitos alunos cheguem ao ensino superior já com uma carreira musical consolidada, inclusive na docência. Cantar e tocar na noite, músico de orquestras e bandas filarmônicas, membro de coral, regente de agrupamentos musicais, professor particulares de instrumento/canto, professor em escolas especializadas de música, bandas e igrejas, e inclusive professor em escolas básicas (mesmo sem o diploma de licenciado em música) são exemplos de atividades profissionais realizadas por nossos estudantes.

Assim, esta pesquisa tem por objetivo principal compreender a construção de sentidos entre o trabalho com música e a formação acadêmica dos estudantes do curso de licenciatura em Música da UFAL. Para isso, tem como objetivos específicos (i) conhecer o perfil dos alunos do curso de licenciatura em Música da UFAL; (ii) identificar os alunos que trabalham profissionalmente com música; (iii) conhecer as condições gerais dos contextos de atuação profissional dos alunos; (iv) analisar fatores que motivam e influenciam quem já trabalha com a música a ingressar no curso superior de música; (v) entender como os estudantes administram as exigências demandas do trabalho e da graduação em música; (vi) estabelecer relações entre o curso superior e o mercado de trabalho em música; (vii) apontar contribuições do curso para vida profissional dos alunos que já atuam no mercado de trabalho; e (viii) compreender os dilemas e desafios dos professores para organização do trabalho e estratégias de ensino-aprendizagem frente a este fenômeno.

Espera-se com esta pesquisa colaborar para o debate a cerca da formação de professores de música, bem como identidades e escolhas profissionais de músicos - professores de música em formação, contemplando a pluralidade da vida musical dos alunos de cursos superiores em música que já trabalham, que possuem uma vida musical que se transforma em vida profissional, que por sua vez, retroalimenta a vida musical, num looping infinito.

Pesquisadora responsável: Prof.ª Dr.ª Ziliane Lima de Oliveira Teixeira

Alunos IC: Andrilayne Araújo Santos da Silva, Gicelma de Oliveira Cavalcante, Maria Eduarda Santos Moraes Maia.