Últimos dias do Seminário de Avaliação discutem infraestrutura e propostas

06/10/2013 19h10 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15
Lucas Emery-Fonseca

O II Seminário de Avaliação do Curso de Comunicação Social (COS), organizado pelo Diretório Acadêmico Freitas Neto (DAFN), terminou nesta quinta-feira (3) após quatro tardes de debates. Antes, no penúltimo dia, a discussão contou com a participação do professor Almir Guilhermino, da Vice-Coordenadora Andréa Moreira e do servidor Felipe Costa que discutiram a atual estrutura do Curso.

A Vice-Coordenadora apontou os resultados que já foram obtidos e as dificuldades encontradas para a aquisição do que ainda é necessário ao pleno funcionamento do COS. Também apresentou fotos do prédio antes da reforma, que ainda está em fase de conclusão e, segundo a Reitoria, já teria ultrapassado R$200 mil. Apesar disso, um levantamento da própria Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) indica a necessidade de uma “segunda etapa” de obras. A professora salientou que a ameaça de fechamento do Curso, após a avaliação do Ministério da Educação (MEC), diz respeito também  a questões infraestruturais, “logo, a reforma, o novo prédio e os equipamentos se fazem extremamente necessários”, segundo a docente.

A nova superintendente da Sinfra, professora Nélia Callado, foi convidada a acompanhar e intervir nas discussões, mas declinou do convite

Novo Prédio e Compras

Os alunos foram informados que, conforme a Pró-reitoria de Gestão Institucional  (Proginst), começa em novembro a construção do novo bloco de comunicação, ao lado do COS. O assistente administrativo Felipe Costa explicou como se dá esse processo que passa pela inclusão de novos equipamentos, com a descrição e os orçamentos correspondentes. Segundo ele, trata-se de algo complexo, demorado e submetido à constante fiscalização externa. Ressaltou a deficiência e a falta de treinamento mais apurado para exercer essa tarefa, mas assegurou que tudo o que está ao alcance da equipe de Coordenação e Administração do COS está avançando.

Aquisições feitas e perspectivas

Foram apresentadas as listas com os produtos solicitados, prazos e valores, totalizando mais de R$ 56 mil, sendo R$ 47 mil a mais do que o previsto. Segundo a Coordenação do COS, a Pro-Reitoria de Gestão Institucional liberou mais R$400 mil para a aquisição dos novos equipamentos, além de já ter licitado o novo prédio.

O professor Almir Guilhermino enfatizou que a Coordenação tem se desdobrado para conseguir avançar. Destacou a renovação da grade curricular, um minucioso trabalho em conjunto dos professores. Também os inúmeros orçamentos levantados para a aquisição dos novos equipamentos, processo que acompanhou de perto.

No entanto, Almir criticou a fragilidade da atual gestão da Reitoria no cumprimento dos prazos e a falta de manutenção permanente e preventiva nas instalações do COS e de toda a Universidade.

O professor Amilton Gláucio, coordenador do COS, também se pronunciou sobre as dificuldades de administrar os dois cursos – Jornalismo e RP – sem o status de uma unidade acadêmica independente, inclusive pela carência de verbas.

Após o levantamento sobre a situação do COS, alunos e professores puderam propor ideias para a conquista do que já foi pedido e acelerar as mudanças necessárias ao Curso.

Assembleia Geral

Na quinta feira (03), o Seminário foi encerrado com um balanço geral em torno daquilo que foi discutido nos dias anteriores. Estavam presentes discentes, alguns professores, além de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Ficou estabelecido que o Colegiado do COS solicitará nova reunião com a Reitoria para repactuar os prazos do atendimento às reivindicaçõese, a partir daí, definir como a comunidade acadêmica de Comunicação atuará para obter novas conquistas.