Ufal sedia Seminário interdisciplinar internacional sobre Público e privado

Evento acontece entre os dias 18 e 19 na Ufal

por Paula Nunes

Estudante de Jornalismo

Acontece nos dias 18 e 19 de setembro o Seminário Interdisciplinar internacional Público e privado: repensando as fronteiras. O evento é promovido pelo Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Será realizado no auditório da Reitoria, situado no Campus A.C. Simões, em Maceió.

O evento traz em sua programação um ciclo de mesas-redondas que ocorre em dois turnos (de 9h às 12h30 e de 15h às 17h30) durante os dois dias. A programação conta com a participação de pesquisadores de diversas áreas, como Comunicação Social, Direito, Arquitetura, Engenharia, Química, Economia e Saúde, da Ufal e de outras instituições do país.

Os conferencistas serão Adriano Duarte Rodrigues, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal); Inesita Soares Araújo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Laura Guimarães Corrêa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Antonio Fausto Neto, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e presidente do Ciseco; e Oscar Traversa, da UBA/IUNA  (Argentina).

Segundo o professor Niraldo de Farias, assessor de relações internacionais da Ufal, a Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), juntamente com a vice-reitoria e representantes de todos os cursos envolvidos, estão engajados na construção deste primeiro seminário. Ele acredita que o evento é uma oportunidade para o estreitamento de laços da Ufal com outras instituições, principalmente para o intercâmbio de pesquisas e para possíveis parcerias futuras.

As inscrições podem ser realizadas no primeiro dia da programação e os participantes receberão certificados de participação.

Pentálogo

O seminário será uma prévia do 5º Pentálogo do Ciseco, que este ano é organizado em parceria com a Ufal com o tema Dicotomia público/privado: estamos no caminho certoPesquisadores de diversas instituições em países como Argentina, Brasil e França se encontrarão entre os dias 22 e 26 de setembro, em Japaratinga-AL, no Hotel Albacora, para discutir a dicotomia público/privado face às novas configurações do campo da Comunicação.

O que é o Ciseco

O Centro Internacional de Semiótica e Comunicação é uma organização sem fins lucrativos, cujo intuito é promover o diálogo entre pesquisadores nas áreas de Comunicação e Semiótica.

A organização nasceu com a vontade de se converter em um espaço autônomo de reflexão e de investigação sobre os fenômenos de produção de sentido (múltiplas práticas significantes, discursividades, velhos meios e novas tecnologias) no despertar do terceiro milênio e no contexto de uma América Latina que concebemos como inteiramente aberta a uma mundialização, a qual tem muito que contribuir.

O Ciseco tem sede no município de Japaratinga.