Texto de professor de Relações Públicas da Ufal é publicado em livro

A publicação reúne artigos de professores renomados da área

20/05/2015 20h46 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Por Josuel Santos

Estudante de Relações Públicas

“Mediações eclesiais segundo Juan Díaz Bordenave”, do professor do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas, José Guibson Dantas, foi publicado no livro Pensamento Comunicacional Brasileiro. O lançamento, que ficou por conta da Editora Paulus, é uma importante obra para área de comunicação social.

No capitulo, o professor faz uma reflexão sobre o texto "Uma visão sistêmica dos fluxos de comunicação no povo de Deus" do pensador paraguaio Juan Díaz Bordenave. “Ao criar um modelo sistêmico para analisar os fluxos de comunicação da Igreja Católica, julgo que Bordenave foi um dos primeiros pesquisadores a desconstruir a ideia de que as mensagens emitidas pelos meios de comunicação de massa são absorvidas de forma passiva pelos fiéis”, explica Guibson Dantas.

A publicação foi organizada pelos professores Guilherme Moreira Fernandes e José Marques de Melo. No prólogo do livro, a professora Margarida Maria Krohling Kunsch escreve: “Trata-se de uma obra significativa, que expressa como o campo das Ciências da Comunicação se interconecta com o das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas. Mais uma vez, o incansável professor José Marques de Melo, com os seus conhecimentos e o olhar perspicaz e reflexivo, conseguiu captar textos tão significativos e históricos, muitos deles completamente esquecidos pela atual geração de pesquisadores, que expressam uma visão interdisciplinar dos estudos da comunicação”.

Mais informações: http://www.paulus.com.br/loja/pensamento-comunicacional-brasileiro-o-legado-das-ciencias-humanas-cultura-e-poder-volume-2_p_3904.html