Semana do I CAIITE: COS transfere atividades para o Congresso Acadêmico
- Atualizado em
Em função das reformas necessárias e urgentes nas nossas instalações e da importância viabilizar a presença maciça dos nossos estudantes no I Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (I Alagoas CAIITE) pelo seu caráter integrativo, a Coordenação do COS convida o corpo discente e docente a transferir as atividades acadêmicas dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas entre 22 e 27 de abril para o ambiente do I CAIITE, no Centro de Convenções Ruth Cardozo.
Os estudantes devem se inscrever nas atividades que desejarem e, na semana seguinte, apresentar, aos seus professores, um relatório a respeito das mesmas. Os professores poderão, dentro da sua abordagem metodológica, sugerir outras formas de encaminhamento e avaliação da participação discente.
O COS terá participação expressiva no I CAIITE como pode ser visto no www.caiite.ifal.edu.br
Coordenação do Curso
Atividades do COS no I CAIITE
CATEGORIA: MESA REDONDA
TÍTULO: OFICINAS DE CINEMA: DA LAUDA AO FILME E LONGA-ALAGOAS
Participantes: prof. PhD. Almir Guilhermino e nove estagiários de extensão (bolsistas e colaboradores) participantes do projeto: Dário Francisco de Oliveira Jr., Isis Mayara Silva, Itawiltanã Camelo de Macena Albuquerque, Luciana Fonseca Oliveira Maysa Santos da Silva, Paulo André Silva Vieira, Robertta Silva Farias, Thiago José da Silva Almeida, Viviane Timoteo de Araújo.
PÚBLICO ALVO: Docentes e discentes de graduação e pós dos cursos de Comunicação Social, Artes Cênicas e Letras, coletivos de cinema, profissionais, amadores e ativistas do cinema em nosso estado.
RESUMO : Para suprir a falta de recursos do laboratório de vídeo do COS, ministramos uma oficina com 16 estudantes de argumento e roteiro com objetivo de selecionar os dois melhores para as etapas seguintes, ou seja, pré-produção, produção, edição e finalização com verba mínima e garantida por a Proex, através de oito bolsas e recursos da vice-reitoria para pagamento da produtora contratada. Os oito estagiários puderam vivenciar todas as etapas de um filme e se reversando nos papéis. A Oficina da Lauda ao Filme fez resultar dois curtas: “12:40”, que acabou sendo exibido na Mostra Sururu do Cinema Alagoano, Kinoforum, em São Paulo e por fim, foi vencedor do festival de Penedo, em 2012 na categoria alagoana. O segundo curta-metragem, “Menina” se encontra em finalização. Em 2013 a experiência se repete, agora intitulada Longa-Alagoas. Oficina visa escrever e produzir seis curtas-metragens com histórias independentes, mas que se interagem, podendo tornar-se um longa-metragem numa segunda edição, porque têm em comum a violência e a impunidade. A mesa-redonda pretende mostrar e discutir o processo de criação desses filmes da ideia à cópia final, exibindo “12:40” e “Menina” para depois discutir as opções feitas quanto à teoria cinematográfica seguida (Teoria subjetiva ou Culturalismo) na construção do roteiro e a idealização da fotografia, cenário, figurino, casting, sets. No segundo momento, através de uma leitura dramática, narrar os seis roteiros da segunda oficina, iniciada em 1º de fevereiro passado. Finalizar revelando como vai se dar a emenda desses seis filmes para se chegar ao longa-metragem intitulado Terra de Cego. Um narrador (o ceguinho do calçadão do comércio) cantando ou comentando, em sua rádio pirata, a agressão à mulher,o bulling, o racismo, a homofobia, o tráfico de drogas, a prostituição infantil, temas de cada curta.
Palavras-chave: Cinema - Da lauda ao filme – Da teoria à prática - Do filme à extensão.
Carga Horária (4H)
CATEGORIA: MESA REDONDA
TÍTULO: COMUNICAÇÃO E CIDADE - A Construção da Imagem Pública dos Moradores de Assentamentos Precários e sua Repercussão na Configuração da Cidade.
PARTICIPANTES: Prof. Dr. Augusto Aragão de Albuquerque, Prof. Msc. Andréa Moreira Gonçalves de Albuquerque, Msc Gabriela Peixoto, Acadêmico Salmon Lucas Monteiro.
Público Alvo: Docentes e discentes de graduação e pós-graduação dos Cursos de Ciências Humanas, organizações da sociedade civil, gestores públicos, operadores da mídia.
RESUMO: No contexto urbano, observam-se várias formas de preconceito, dominação e exclusão, que se exprimem na configuração da cidade. Hoje, como nunca, as relações sociais que configuram o espaço são produzidas e reproduzidas por atores sociais no ambiente midiático, esfera pública por excelência da vida em sociedade. É neste ambiente, dominado pelos interesses políticos e econômicos, que se constrói a imagem pública dos indivíduos, dos grupos e minorias sociais, bem como dos moradores de assentamentos precários. É também no ambiente midiático que se engendram as justificativas para a destinação dos espaços urbanos a esses indivíduos. O rebaixamento e até mesmo a criminalização dos cidadãos pobres e excluídos é evidente nos conteúdos dissipados pela mídia, com referências até mesmo explícitas a essas pessoas como “favelados”. Para debater essa questão, a mesa redonda abordará as seguintes temáticas: (1) A imagem pública dos agentes socioespaciais e seus efeitos na configuração da cidade; (2) Jaraguá, uma vila de pescadores ameaçada: a Violência Simbólica do Poder Público contra as comunidades periféricas; (3) O uso de textos jornalísticos para produzir a exclusão social e a criminalização das comunidades, sob pretexto de promover melhorias nas suas condições de habitação; (4) A reação dos excluídos: a cultura da participação e do protagonismo social no combate ao preconceito, à criminalização e à exclusão.
Palavras-chave: comunicação e violência simbólica – estudo da habitação - protagonismo social.
Carga Horária: 4 horas
Público esperado: de 20 a 40 pessoas
CATEGORIA: Mini-curso
TÍTULO: Jornalismo Inclusivo.
PALESTRANTE: Prof. Msc. Andréa Moreira Gonçalves de Albuquerque
Público alvo: discentes de graduação em Comunicação Social e áreas afins; profissionais de comunicação.
RESUMO:O curso apresentará modelos de jornalismo, enfocando aqueles que se pode considerar como “inclusivos”. A partir dessa visão, construirá, com os participantes, critérios de análise e de produção de conteúdo jornalístico que promovam a inclusão social. Culminará com a avaliação e a elaboração de projetos editoriais do ponto de vista inclusivo e gerador de cidadania.
Palavras-chave: jornalismo, inclusão social, cidadania.
Carga horária: 3 (três) horas
Público esperado: de 15 a 30 pessoas
Dia 25/04, das 19 às 22h.
CATEGORIA: MESA REDONDA
TÍTULO: Diálogos teóricos: subsídios para pensar a comunicação
PARTICIPANTES: Prof. Dr. Carlos Alberto Sarmento de Gusmão (UFAL); Prof Dr. José Aloísio Nunes de Lima (UFAL); Dra. Lídia Maria Marinho da Pureza Ramires (UFAL); Prof. Ms. Luiz Manoel Castro da Cunha; Profa Dra. Magnolia Rejane Andrade dos Santos (UFAL); Profa. Dra. Mirtes Vitoriano Torres(Maurício de Nassau); Profa. Dra. Rossana Viana Gaia (IFAL); Prof. Dr. Ruy Matos e Ferreira (UFAL);
Público Alvo: Docentes e discentes de graduação e pós-graduação dos Cursos de Ciências Socais Aplicadas, de Ciências Humanas, Artes, Letras e Lingüística e sociedade civil em geral.
RESUMO: A teoria da comunicação como disciplina é um campo heterogêneo e plural. No entanto, são esses estudos que fundamentam as inúmeras pesquisas que vem construindo o conhecimento específico desta jovem ciência. A mesa redonda é constituída por oito leituras teóricas, que ilustram a natureza interdisciplinar da Comunicação. Nosso objetivo é apresentar uma mostra de perspectivas diferentes que têm contribuído para o desenvolvimento de metodologias da pesquisa na área e nas práticas comunicativas em si. Para alcançar os diferentes enfoques dessa abordagem, a mesa redonda incluirá as seguintes temáticas: 1) uma síntese do pensamento de Niklas Luhmann através da leitura de Introdução à teoria dos sistemas (2009). 2) visões semióticas de Lúcia Santaella, através da leitura de Teoria Geral dos Signos: semiose e autogeração (1995). 3) A análise do discurso de Eni Orlandi, na obraAs formas do silêncio: no movimento dos sentidos (2007) 4) a linguagem fotojornalística de Maureen Bisilliat na Revista Realidade (1964-1972). 5) o pioneirismo de José Marques de Melo, emComunicação Social: Teoria e Pesquisa (1970). 6) a comunicação integrada de Margarida kunsch, no livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada (2003). 7) a teoria jornalística de Danton Jobim, em O espírito do jornalismo (1992); 8) a folkcomunicação de Luiz Beltrão, em Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados (1980).
Palavras-chave: linguagens, teorias da comunicação, interdisciplinaridade
CARGA HORÁRIA: 3 horas
Público esperado: de 25 a 50 pessoas
CATEGORIA: MESA REDONDA
TÍTULO: Campanha eleitoral e o uso da Internet por candidatos a prefeito em Alagoas
PARTICIPANTES: Prof. Dr. Sivaldo Pereira da Silva (coordenador GPoliTICs/COS); Prof Mcs.Ronaldo Ferreira de Araújo (pesquisador GPoliTICs/Biblioteconomia); Bruno Cavalcante (pesquisador GPoliTICs/COS); Mário Lamenha (jornalista e pesquisador GPoliTICs/COS);Pedro Mesquita (pesquisador GPoliTICs/COS)
Público Alvo: estudantes de Comunicação Social, Ciências da Informação, Ciência Política, Direito, Ciências da Computação, Publicidade e Propaganda, Marketing Político, assessores de imprensa, jornalistas e outros interessados e pesquisadores sobre o tema.
RESUMO : A mesa será composta por integrantes do Grupo de Pesquisa em Política e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPoliTICs) que abordarão a temática das campanhas eleitorais online, em especial o uso da Internet pelos candidatos a prefeitos de Alagoas no pleito de 2012. O debate traz o resultado de dois estudos realizados pelo Grupo. O primeiro trata da análise sobre o uso de mídias sociais, com foco na conversação, realizada pelos candidatos à prefeitura de Maceió; o segundo consiste em um mapeamento das ferramentas online utilizadas pelos prefeitos dos 102 municípios alagoanos. Antes da apresentação das pesquisas, será feita uma discussão conceitual e histórica sobre o atual estágio das campanhas eleitorais no Brasil e no mundo.
Palavras-chave: democracia digital – campanhas online – Comunicação & Política
CARGA HORÁRIA: 4 horas
Público esperado: de 20 a 40 pessoas
CATEGORIA: MESA REDONDA
TÍTULO: Ética, Estética e Marca nas narrativas transmidiáticas contemporâneas
PARTICIPANTES: Prof. Dr. Ronaldo Bispo, Prof. Dr. Amilton Gláucio de Oliveira, Prof. Dr. Jean Charles Jacques Zozzoli
Público Alvo: estudantes de Comunicação Social, jornalistas, mídia-ativistas, hackers, publicitários, produtores culturais, pesquisadores da área de cibercultura, filósofos
RESUMO : A digitalização, convergência e mobilidade da produção, distribuição e consumo culturais vem nos trazendo grandes e contínuos desafios éticos, estéticos e comunicacionais. Nessa mesa redonda, especialistas de diferentes áreas reúnem esforços para pensar as características e peculiaridades dos valores e hábitos humanos e de empresas, em transformação nas interações híbridas da contemporaneidade.
Palavras-chave: ética – estética – marca – narrativas transmidiáticas
Carga Horária (2H)
Público esperado: de 20 a 40 pessoas
Dia 24/04, das 16h às 18h
CATEGORIA: MESA REDONDA
TÍTULO: Consumo Cultural em tempos de convergência midiática
PARTICIPANTES: Prof. Dr. Ronaldo Bispo, Grupo de Pesquisa em Estéticas da Comunicação, bolsista, orientandos e colaboradores da pesquisa de iniciação científica e nacional: Emerson de Oliveira, Ísis Mayara Silva, Anderson Braz, Flávio Marcílio Maia, Samara Elsie, Enzo Lins, Niara Aureliano, Laís Falcão e Gal Nunes.
Público Alvo: estudantes de Comunicação Social, jornalistas, mídia-ativistas, hackers, publicitários, produtores culturais, pesquisadores e curiosos nas mutações nas formas de produzir, distribuir, consumir e gozar (n)a cultura digital
RESUMO :As mídias digitais, o ciberespaço e os dispositivos móveis, entre outras tecnologias de comunicação, introduziram novas e revolucionárias formas de apropriação e uso dos objetos culturais, dando lugar a inéditos prazeres, formas de diversão e participação. Na música, no audiovisual e nas redes sociais novos modos de recepção, uso e acesso de conteúdos culturais se configuram. Nessa mesa redonda apresentaremos um panorama das transformações nos modos de consumo cultural introduzidas pelas comunicações mediadas por computadores.
Palavras-chave: consumo – ciberespaço - experiência estética – games, videoclipes, músicas, pornografia,
Carga Horária (2H)
Público esperado: de 15 a 30 pessoas
Dia 26/04, das 16h às 18h
CATEGORIA: Oficina
TÍTULO: Jornalismo convergente em sites laboratoriais
PARTICIPANTE: Naara Lima Normande (Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online - GJOL e do Laboratório de Jornalismo Convergente – Labjor)
Público Alvo: esudantes do curso de Jornalismo
RESUMO : a oficina tem o objetivo de discutir a prática do jornalismo convergente a partir da produção de sites laboratoriais nos cursos de Jornalismo, particularmente no produto laboratorialImpressão Digital 126, da Universidade Federal da Bahia. Diante do percurso histórico do jornalismo digital que hoje proporciona um cenário de convergência jornalística nas dimensões tecnológica, empresarial, profissional e de conteúdos, a proposta é que os alunos produzam uma narrativa hipertextual e multimídia.
Palavras-chave: jornalismo; convergência; site; hipertextualidade.
Carga Horária: 4 (quatro) horas
Público esperado: 20 pessoas
Dia 23/04, das 14h às 18h
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
“Testemunhas de Jaraguá - Doc.” - Amanda Régia Amorim Morais dos Santos
Orientador: Prof. Almir Guilhermino
"Vídeo Reportagem - Lei 4.667: Práticas Discriminatórias em Maceió” - Bruno Albyran Souza, Kleverton Arthur de Almirante
Orientadores: Prof. Clayton Santos e Profa. Lída Maria Marinho da Pureza Ramires
“Digitalizando a Arte e a Cultura Alagoana.” - Poliana Maria de Oliveira, Everton Alves Batista, Adelia Cinthia dos Santos Lima, Hayda Karolyne Souza Lima
Orientador: Discente Manuel Henrique
“Interação Jovem - Juventude, Educação e Comunicação Alternativa” - Ana Carolina Lira Moreira e Silva, Deriky Pereira Da Silva
Orientador: Prof. Antônio Francisco Ribeiro de Freitas
“A Co-Evolução das Formas e Preferências Estéticas: o papel das tecnologias contemporâneas de comunicação”. Karine Luana Amorim Braga
Orientador: Prof. Ronaldo Bispo dos Santos
“As redes sociais como ferramentas de interação no telejornalismo em tempos de convergência midiática: caso Jornal da Pajuçara Manhã” - Salmom Lucas Monteiro Costa
Orientador: Prof. Ricardo Coelho de Barros
“Documento e representatividades nas fotografias de um conflito: análise da produção imagética de Richard Mosse, no Congo” - Bruno Cavalcante Pereira
Orientadora: Profa. Fernanda Rechenberg
“Horas de Consolo: o lugar da IURD na madrugada televisiva brasileira” - Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues
Orientador: Prof. José Guibson Dantas