Revista Vitrola & Jeans lança website

04/06/2013 10h40 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15
Equipe que participou da elaboração do Evento. Ao fundo, capa divulgada da 4ª edição;

Por Lucas Emery-Fonseca

A Vitrola & Jeans, revista digital desenvolvida por estudantes de Comunicação Social da UFAL, teve seu site lançado na noite do último sábado (01), no Rex Bar no bairro da Pajuçara. A ocasião contou com a participação da banda Som de Vinil e discotecagem de Heway Verçosa e IJ Abutre Bispo. O site pretende ser uma extensão dos conteúdos publicados em revista.

Gestada no COS a partir da iniciativa dos próprios estudantes, a revista já está beirando a sua quarta edição, embora aconteçam alguns contratempos em relação à periodicidade da revista, que é lançada em formato digital. “Um dos maiores problemas enfrentados é a conciliação dos estudos com a produção, o que não compromete na qualidade dos conteúdos”, brinca Roosivelt Carvalho, um dos idealizadores do projeto. Apesar disso, se contabilizam mais de 4 mil acessos nas edições já lançadas e mais de 2 mil "curtidas" na página do Facebook.

A Vitrola & Jeans conta com editorias diferenciadas das revistas “tradicionais” e busca abordar seus temas com um olhar mais polêmico. A capa da 4ª edição, lançada como teaser no evento, por exemplo, traz um material visual de cunho religioso e erótico.  Segundo Roosivelt, a priori o objetivo da revista era por em prática o que se aprendia em sala de aula, mas pendendo para um lado de inovar numa linha editorial que acaba selecionando um público diferenciado, embora todos possam lê-la. Desta forma, ela visa propagar informações sobre cultura em dimensão ampla e alternativa, atingindo potencialmente Alagoas, o Brasil e todos os países de língua portuguesa, uma vez que a Internet é uma ferramenta de alcance mundial.

A proposta que era independente ganhou o apoio do professor Antônio Freitas e hoje faz parte de um dos projetos do Pibip-Ação. Este ano a Vitrola & Jeans concorre no Expocom do Intercom Nordeste que acontecerá em Mossoró (RN) na categoria Produção em Jornalismo Digital, uma excelente oportunidade de que mais pessoas de fora do estado possam se aproximar da revista.