Professores e alunos do COS participam do Intercom NE

Oficinas, minicursos, mesa-redonda, palestras e apresentações de trabalhos marcam a participação do COS no Intercom NE

25/06/2013 14h40 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15
Professores e alunos do Cos/Ufal no Intercom Nordeste 2013

Laís Falcão - estudante de jornalismo

Professores e alunos do Curso de Comunicação Social (COS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram de oficinas, minicursos, mesas-redondas, palestras e apresentaram trabalhos no XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom NE), realizado este ano, de 12 a 14 de junho, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró (RN).

No primeiro dia do evento, quarta-feira, 12 de junho, estudantes e professores de Jornalismo e Relações Públicas se reuniram no ginásio de esportes da Uern para participar da mesa redonda “50 anos do ensino de comunicação no Brasil”, com a participação de professores das Universidades do Rio Grande do Norte, Pernambuco e da Paraíba.

Participação dos Discentes

As oficinas e os minicursos abrangeram diversos temas, tais como fotografia, cinema, vídeos, assessoria de imprensa, redes sociais, música, jornalismo digital, entre outros assuntos relevantes na área de Comunicação Social. A aluna do sétimo período de Relações Públicas, Adriana Lucena, contou que escolheu a “Oficina de História em Quadrinhos Autobiográficos” para colocar em prática o que vem aprendendo na disciplina eletiva sobre História em Quadrinhos.

Os trabalhos “Revista Vitrola & Jeans: a cultura como linha editorial no webjornalismo”, desenvolvido em conjunto por alunos de Relações Públicas e Jornalismo, e o “Cartaz para o Festival de Estética – 2012.2”, produzido pelo estudante Heway Verçosa, participaram da XX Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (XX Expocom) e concorreram com trabalhos experimentais de toda a Região Nordeste nas categorias de “Produção em Jornalismo digital” e “Charge, Caricatura, Ilustração”.

Na categoria do Intercom Júnior (IJ), na qual discentes da graduação e recém-graduados apresentam artigos orientados por docentes, foram apresentados 13 trabalhos nas categorias: Jornalismo; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Comunicação Audiovisual; Rádio, TV e Internet; Comunicação, Espaço e Cidadania e Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Dos trabalhos apresentados, três são resultados de pesquisas desenvolvidas na universidade, como “Programa do Mução – o império do riso grotesco e cruel nas ondas do rádio”, orientado pelo professor Antônio Francisco de Freitas, na qual a aluna do sexto período de Relações Públicas, Mirian Oliveira participou e desenvolveu o artigo “A estética do grotesco presente no quadro radiofônico pegadinha do mução”.

Mirian conta que sua pesquisa de iniciação científica está sendo desenvolvida através de pesquisas bibliográfica e documental e o artigo apresentado no Intercom NE “constituiu um dos objetivos específicos do meu plano de trabalho que foi o de analisar, a partir do olhar da estética da criação verbal, dez quadros de pegadinhas do programa A hora do Mução, visando instituir o corpus de estudo da comunicação do grotesco desse produto radiofônico”, explicou.

Participação dos Docentes

Na Divisão Temática dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a Professora Magnólia Rejane apresentou o trabalho “Poéticas de autor como macrorasura: metalinguagem e comunicação poética em Marcus Accioly”, um estudo sobre a obra do poeta pernambucano Marcus Accioly, através da ótica dos estudos da Crítica Genética, a ciência que se propõe a desvendar a gênese do ato criador.

“Minha formação inicial é a semiótica e, então, um dos autores que eu estudei tanto no meu mestrado quanto no meu doutorado foi sobre comunicação poética. Este ano Marcus Accioly está fazendo 70 anos e no meu estado de Pernambuco ele é um poeta muito reconhecido”, respondeu a professora quando perguntada sobre a escolha do tema para seu trabalho.

No segundo dia de congresso, quinta-feira, 13 de junho, o professor Ronaldo Bispo apresentou o relatório de Alagoas da Rede de Pesquisa Brasil Conectado, na mesa redonda “Consumo Cultural de Jovens em Tempos de Convergência Midiática”, “uma pesquisa nacional coordenada pela professora Nilda Jacks, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Meu trabalho específico é apresentar o andamento da pesquisa em Alagoas. A pesquisa tem várias etapas ao longo de três anos, até 2015”, explicou.

O XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será realizado de 4 a 8 de setembro deste ano, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na cidade de Manaus. Quem deseja participar do congresso nacional deve fazer suas inscrições até 5 de agosto e submeter trabalhos até 12 de julho.

Trabalhos publicados nos anais do Intercom NE 2013