Professor de Comunicação Social apresenta relatório de Alagoas em Pesquisa Nacional

Pesquisa está sendo realizada desde 2012. Resultados parciais são apresentados no INTERCOM Nordeste.

14/06/2013 14h35 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15
Professor Ronaldo Bispo apresenta relatório de Alagoas em Pesquisa Nacional

Laís Falcão - estudante de jornalismo

O Professor de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ronaldo Bispo, apresentou o relatório de Alagoas da Rede de Pesquisa Brasil Conectado, nesta quinta-feira, 13 de junho, na mesa redonda “Consumo Cultural de Jovens em Tempos de Convergência Midiática”, no XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom NE 2013), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró.

A pesquisa “Jovem e consumo midiático em tempos de convergência” está sendo desenvolvida desde 2012 pela Rede Brasil Conectado, formada por pesquisadores de 44 Universidades Federais e Privadas de todos os estados brasileiros, e pretende conhecer quais os usos e apropriações os jovens das cinco regiões do Brasil estão fazendo dos recursos das diversas mídias no vitalista contexto de convergência midiática.

É importante ressaltar que o jovem abordado na pesquisa é o jovem brasileiro de baixa renda, como pontua a coordenadora da pesquisa, professora Nilda Jacks da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): “estamos trabalhando com jovens de baixa renda e o objetivo da pesquisa é observar o consumo desses jovens em todas as regiões do país”.

Para estes fins, foram delegados dois professores em cada universidade para coordenar e desenvolver a pesquisa. A equipe do Ufal é coordenada pelos professores Ronaldo Bispo e Manoella Neves, e conta com a colaboração de estudantes de graduação em Jornalismo e Relações públicas da própria universidade.

Segundo a coordenadora geral do Intercom Nordeste 2013, professora Marcília Gomes (UERN), “a mesa redonda foi formada para socializar as informações da pesquisa em nível da Região Nordeste e mostrar as diferentes realidades vivenciadas por cada estado a partir dos relatos dos coordenadores”.

A apresentação do professor Ronaldo Bispo mostrou o levantamento de dados geográficos, históricos, socioeconômicos, demográficos, patrimônio cultural, economia da cultura do estado e estrutura midiática de Alagoas e Maceió. A segunda etapa da pesquisa, que consistiu na aplicação de questionários e observação online de perfis no Facebook, já foi realizada e está em processo de tabulação de resultados. De acordo com o professor, esta segunda etapa  foi realizada com o apoio da Ufal para a liberação da lista de alunos inscritos no cadastro de estudantes em Vulnerabilidade Ecônomica da Pró-reitoria Estudantil (Proest), o que facilitou o contato com os jovens segundo o perfil delimitado pela pesquisa nacional, onde se incluiam jovens de baixo poder aquisitivo, com idade entre 18 a 24 anos, e de preferência universitários.

Além dos relatos de cada estado da Região Nordeste, os coordenadores fizeram considerações teóricas sobre o projeto e questionamentos sobre o andamento da pesquisa, como o professor Ronaldo Bispo, que questionou sobre o sentimento de pertencimento, acolhimento e aceitação por parte dos pesquisados nas redes sociais e como isso pode ser levado em consideração na interpretação dos resultados tabulados.

Para a estudante do terceiro período de Jornalismo da Ufal, Susana Oliveira, de 21 anos, a mesa redonda é importante porque mostra uma preocupação acadêmica em “saber a diferença entre o consumo dos jovens de diferentes localidades e perceber que cada local tem a sua singularidade”.

O estudo comparativo entre os estados brasileiros, proposto pela pesquisa, será desenvolvido até o começo de 2015, e posteriormente irá compor um panorama nacional sobre o tema, possivelmente tendo o formato de livro. O desenvolvimento deste projeto pode ser acompanhado no Blog Rede Brasil Conectado.