Primeiro grupo de pesquisa voltado para área específica de Relações Públicas na Ufal

Já está em funcionamento o grupo de pesquisa aprovado pelo BDAI, CORps, liderado pela Profa. Dra. Mirtes Torres

14/11/2014 12h16 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Por Diogo Maia

Aluno de Jornalismo

O Curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) mantém hoje seu primeiro Grupo de Pesquisa específico voltado para estudos na área. O grupo Comunicação Organizacional e Relações Públicas da Ufal - CORps é um projeto certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq. Com atividades iniciadas desde o dia 29 de outubro deste ano, a equipe se dedica a estudar os processos comunicativos que o cenário digital estabelece com seus usuários-consumidores no universo da comunicação organizacional. A liderança é da professora doutora, Mirtes Vitoriano Torres.

Com a participação de 4 professores pesquisadores, 5 bolsistas e 2 voluntários, o grupo possui, simultaneamente, dois projetos de pesquisa: Gerenciamento de mídias digitais como formas de humanizar os novos canais de comunicação no setor público, que propõe entender fundamentalmente a subjetividade social contida nestes meios, no intuito de humanizar as relações através da gestão do profissional de comunicação. E também, o  NUPrp /UFAL – Nucleo Prático de Relações Públicas, que é oportunizado aos alunos o desenvolvimento prático das atividades de Relações Públicas aprendidas na sala de aula visando a uma aproximação com a realidade do mercado por mecanismos ligados a área de novas tecnologias e pesquisa de opinião pública.

A profa. Mirtes Torres destaca que estes estudos possuem como objetivo dar subsídios para que os alunos desenvolvam atividades pertinentes ao profissional de Relações Públicas e suas interfaces tecnológicas. “O estudante deve compreender tais conceitos em sala de aula e aprimorá-los na execução do projeto, vislumbrando a perspectiva da pesquisa ao desenvolver o estudo teórico do conceito e colocá-los diante das afirmações locais no segmento público atingindo a dimensão da extensão, contribuindo para sua formação acadêmica e profissional”, salienta.

Para os professores que participam do CORps, a experiência acadêmica é tanto do estudante quanto do orientador. “Enquanto professora e profissional de mercado, estar envolvida nessa pesquisa potencializa meu desempenho, pois estou sempre interagindo com a teoria e a prática. Além disso, sou oxigenada pelas ideias e motivação dos alunos que, ao fazerem os questionamentos, nos impulsionam a continuar buscando respostas”, afirma a professora, Adriana Thiara.

O grupo também conta com a participação da profa. Mirian Tenório, psicanalista, doutoranda, membro da interseção Psicanalítica do Brasil, Psicóloga pela Ufal e Mestre em Psicologia Clinica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS). Sua participação contribui para a realização dos planos de atividades individuais no que diz respeito à subjetividade do individuo em performances digitais organizacionais.

Uma outra professora que também está se integrando ao CORPs, é a profa. Dra. Manuela Callou, do curso de Relações Públicas da Ufal, com a finalidade de contribuir no processo de reflexões e práticas da comunicação pública no âmbito organizacional. O grupo se reúne toda a semana e estabelece como prioridade a produção de resultados da pesquisa, seja ela em publicações ou em participações de eventos, com as apresentações dos trabalhos.

Para o bolsista e estudante de relações públicas, Felipe Modesto, essa pesquisa é a propulsão que faltava para o curso de Relações Públicas ganhar mais notoriedade. “Participar do CORps tem sido algo desafiador e ao mesmo tempo maravilhoso, fugindo do comum da universidade e me colocando no papel de pesquisador para adquirir toda uma fundamentação teórica, através do conteúdo”.

Com a proposta de esclarecer como as relações públicas atuam e auxiliam no gerenciamento das mídias digitais, a pesquisa atrai as expectativas dos bolsistas. “Espero poder diagnosticar e compreender de forma ampla essa diretriz de humanização dos canais de comunicação, contribuindo não só com a pesquisa acadêmica, mas também para os setores públicos analisados”, acrescenta a bolsista e também estudante de relações públicas, Flávia Matos.

Para maiores informações: http://corps-ufal.webnode.com/