Pesquisadores do COS apresentam resultados de estudos em Curitiba
Três integrantes do GPoliTICs apresentaram artigos no V Compolítica
- Atualizado em
Lucas Fonseca
Seguindo os desdobramentos de estudos realizados em 2012 e finalizados em 2013, pesquisadores do COS participaram do V Congresso da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). O evento foi realizado em Curitiba de 08 a 10 de maio e é hoje um dos mais importantes congressos que trata da interface entre comunicação e política.
Dois artigos foram apresentados e já estão publicados nos anais do Congresso: um de autoria do prof. Dr. Sivaldo Pereira da Silva, intitulado “Participação, transparência, autonomia e independência no campo da mídia pública no Brasil” e outro de autoria do prof. Ronaldo Araújo e do graduando do COS Bruno Cavalcante denominado “O Twitter como ferramenta de mediação cívica: interatividade e conversação nas eleições municipais de Maceió”. Este último é um dos trabalhos resultantes da pesquisa desenvolvida em 2012 pelo Grupo de Pesquisa em Política e Tecnologias da Informação e Comunicação (Gpolitics), sob coordenação do prof. Sivaldo Pereira, que monitorou e mapeou uso da internet pelos candidatos à prefeitos de Alagoas. Parte da pesquisa já foi apresentada pelo Grupo anteriormente outros dois eventos: em mesa redonda durante I Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (CAIITE) e também em Porto Alegre no Seminário de Interação Mediada por Computador (SIMC).
Para o graduando Bruno Cavalcante a participação em eventos científicos enriquece a formação discente seja enquanto pesquisador seja como futuro profissional de comunicação. “O mais importante aprendizado, enquanto aluno de Jornalismo, foi ter ratificado que a teoria e pesquisa alicerçam a atividade do jornalista, não apenas na interface da Política, foco do evento, mas em todas as possibilidades de atuação desse profissional”, explica.
Na avaliação do prof. Sivaldo Pereira a presença no Compolítica coloca os membros do grupo num círculo de contato e interlocução com os principais pesquisadores e grupos de pesquisa nesta área. “Possibilita trocar informações, dialogar e amadurecer os trabalhos, além de demonstrar que a UFAL produz bons trabalhos neste âmbito”, destaca.
Ainda durante o evento, o prof. Sivaldo Pereira foi eleito como membro titular do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política.
Planos para o futuro
O próximo passo é a ida do graduando Bruno Cavalcante à 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em junho no Recife, onde se fechará esta etapa de apresentações de resultados de pesquisas iniciadas em 2012. Com a abertura do semestre 2013.1, o Gpolitics iniciou também um novo projeto de pesquisa, desta vez irá estudar o uso das redes sociais para o engajamento político. Os resultados deste novo estudo serão apresentados no final do ano.
Edição: Andréa Moreira e Sivaldo Pereira