Obras do novo prédio avançam mas entrega está em atraso

07/12/2015 08h42 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Por Luane Eleutério, estudante de Jornalismo

Predio COSA construção do novo prédio dos Cursos de Jornalismo e Relações Públicas, com prazo para entrega em setembro de 2015, segue em atraso e sem previsão de conclusão. Estudantes, professores e técnicos esperam ansiosos pelo novo ambiente, que irá proporcionar melhorias para o desenvolvimento acadêmico. O projeto  foi autorizado em 2013, na gestão de Eurico Lobo, e está orçado em aproximadamente R$ 2 milhões.

Há muito tempo que funcionários, professores e, principalmente, estudantes dos Cursos de Jornalismo e Relações Públicas esperam por um novo espaço. As obras tiveram início em 2014, com previsão de entrega em setembro de 2015. Mas até dezembro ainda estavam em andamento e o projeto segue sem previsão de entrega.

Para o professor de Jornalismo, Érico Abreu, o atraso agrava ainda mais a situação precária do curso: “Pensamos que seria interessante iniciar a implantação do novo currículo junto com a inauguração do novo prédio, o que não vai mais acontecer. Já contamos dois meses de atraso. Como trabalhamos em um ambiente precário, cada dia de atraso significa um dia a mais de prejuízo no conforto e na qualidade das aulas”, ressaltou.

O Bloco do COS, prédio atual que abriga os dois Cursos, encontra-se degradado e o espaço destinado às aulas é insuficiente frente ao número de estudantes do curso. Boa parte das aulas é ministrada no Bloco 13 e CTEC que já abrigam estudantes de outros cursos. Sem contar com a falta de laboratórios destinados às atividades práticas do curso, banheiros carentes de reforma e condicionadores de ar inoperantes ou condições de uso prejudicadas.

Para a professora de Relações Públicas Leneide Austrilino Petta as novas instalações repercutirão na qualidade dos cursos.  “A criação do novo prédio  nos dará mais infraestrutura, trará melhores acomodações, mais salas de aulas, visto que nosso curso tem um grande número de alunos e poderá também acomodar de forma mais digna os professores, que terão salas com mais conforto para executar suas atividades de pesquisa, planejamento ou até mesmo para esperar o momento de ir para a sala de aula. O que hoje não temos”.

De acordo com a arquiteta contratada pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Joyce Fontan: “O novo prédio tem como objetivo suprir algumas necessidades importantes que o curso demanda. Ele contempla salas para os professores, cantina e secretaria que devem facilitar o convívio do corpo discente e docente do curso. O prédio foi concebido observando as normas de acessibilidade ao espaço construído, garantido e facilitando o acesso universal ao edifício”.

Mesmo sem estar pronto, a ideia de um novo local já entusiasma os estudantes, como é o caso da estudante de jornalismo, Larissa Góes: “Acredito que nesse novo prédio, os alunos vão ganhar em estrutura, conforto e tecnologia. Novos laboratórios para os cursos de Relações Públicas e Jornalismo, vão fazer a diferença no novo prédio. Os alunos precisam pôr em prática assuntos passados em sala de aula, e os laboratórios do atual Curso de Comunicação estão sucateados e defasados, a mudança se faz necessária”, salienta.

O novo prédio foi projetado nos moldes de seu vizinho, o prédio do Instituto da Computação (IC), com algumas adaptações que atenderá às necessidades dos cursos. Contará com: 12 salas para professores, 1 mini auditório, 1 secretaria com espaço para Diretoria e Coordenação com almoxarifado, 1 copa, 1 sala de reprografia, 1 sala de Centro Acadêmico, 1 sala de monitoria, 2 blocos de banheiros masculinos e femininos, Hall de espera, Sala de estar para professores, 5 salas de aula, 2 salas de laboratório da graduação, 2 salas de laboratório de pesquisa, 5 salas destinadas a grupos de pesquisa, saída de emergência e escada de emergência, escada e plataforma elevatória.

Matéria produzida na disciplina Oficina de Jornalismo Impresso I e para a Agência Labium.