Novo Colegiado do COS assume com desafios e projetos

12/04/2013 19h09 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

O novo Colegiado do Curso de Comunicação Social (COS) foi oficialmente nomeado e inicia a gestão com uma série de desafios e projetos. Ampliação do espaço físico, mais infraestrutura, agilidade nos canais de informação e interlocução, reforma curricular, capacitação docente e melhoria na qualidade do ensino nas duas habilitações são alguns dos itens em pauta.

Como aponta o novo coordenador do COS, o prof. Dr. Amilton Gláucio de Oliveira, o momento é de conjugar os esforços para fortalecer o curso que, ao longo dos anos, entrou em estado de sucateamento. “Devemos reconhecer o esforço e o trabalho do professor Ricardo Coelho na gestão anterior e buscaremos avançar ainda mais. Porém, sabemos que diante das enormes dificuldades que o curso enfrenta, só teremos êxito se houver uma grande mudança na cultura do COS, com engajamento de professores, estudantes e funcionários, catalisado pela participação ativa de todos os membros do Colegiado, tanto os titulares como suplentes”, ressalta.

Para a vice-coordenadora, a prof. Mcs. Andréa Moreira, o COS está em entrando em uma nova fase, mas isso não significa a resolução dos problemas. “Creio que há hoje um conjunto de pessoas, dentro e fora do Colegiado, dispostas a fazer mudanças e somar forças para avançarmos. Mas precisamos estar atentos e não baixar a guarda, pois os desafios são enormes e não serão resolvidos no curto prazo”, salienta.

Reversão de cenário - Um dos maiores problemas que a nova gestão já terá de enfrentar é reverter a nota 2,0 para a habilitação de Jornalismo, atribuída na última avaliação do Ministério da Educação. A permanência deste cenário pode implicar no impedimento da entrada de novos estudantes e outras consequências mais drásticas no médio prazo. A reforma, o projeto de um novo prédio anexo e a atualização do projeto pedagógico são iniciativas já em andamento e que devem trazer mudanças estruturais para ambas as habilitações.

A primeira reunião ordinária da nova gestão está marcada para 16 de abril, às 9h. A ideia é que haja encontros quinzenais divulgados em um calendário previamente estabelecido. Ao contrário da tradição anterior, ocorrerá sempre no horário matutino para não chocar com atividades de sala de aula e viabilizar a participação de estudantes e professores. Além do novo projeto pedagógico e do espaço físico, na pauta, também serão discutidas questões como manutenção permanente das instalações; o regime de trabalho, as atribuições acadêmicas e a avaliação permanente dos docentes; a composição e qualificação permanente do quadro funcional.

Eleição do colegiado - O novo colegiado do COS foi eleito para o biênio de 2013-2015 por voto direto, em pleito realizado em 20 e 21 de março deste ano, e por indicações de membros da representação estudantil e dos funcionários. Além de Amilton Gláucio de Oliveira e Andréa Moreira Gonçalves de Albuquerque, respectivamente, coordenador e vice, conta os seguintes representantes docentes: José Guibson Delgado Dantas; Leneide Austrilino Petta e José Wagner Ribeiro (titulares); Magnólia Rejane dos Santos, Jean Charles Jacques Zozzoli, Sivaldo Pereira da Silva; Ronaldo Bispo dos Santos; Antônio Francisco Ribeiro de Freitas (suplentes). Os representantes dos servidores são: Valdecy Bento dos Santos (titular) e Paulo Gustavo de Amorim Celerino (suplente); e os representantes discentes são: Fábio Henrique Enzo da Silva Lins (titular); Ariane Regina Ribeiro Sapucaia (suplente).

No COS, há outras funções administrativas com responsáveis já definidos. A Coordenação de Estágio e Monitoria assa a ser exercida pela a prof. Dra. Sandra Nunes, que assume o cargo no lugar da professora Manoella Neves, afastada para doutoramento no Rio Grande do Sul. Atualmente, a Professora Magnólia Rejane é Coordenadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e o Professor José Guibson Delgado Dantas é o coordenador em exercício da Especialização.

Seguindo o acerto quando da formação da chapa, o novo Colegiado funcionará como uma instância ampliada de decisão, levando em conta que tanto os titulares como os suplentes terão as mesmas atribuições, com direito à voz e voto.