Inscrições para o Enecom 2013 se encerram dia 12 de julho

08/07/2013 12h30 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15
Cartaz Enecom Piauí 2013

Láis Falcão - estudante de Jornalismo

As inscrições para o 34º Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom) estão abertas até 12 de julho. O evento, organizado pelo coletivo da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos) do Piauí, acontecerá de 20 a 27 de julho, em Teresina-PI, no Campus Petrônio Portela, na universidade federal daquele Estado.

O tema escolhido para esta edição, “Somos Todos Comunicação – (Des) Construindo Diretrizes”, pretende discutir as Novas Diretrizes Curriculares, o papel de cada habilitação e sua área de atuação e seu papel social. Também vai abordar questões gerais como a estrutura das universidades, grades curriculares, estágio, pesquisa e extensão, temas estes que influenciam diretamente na qualidade de formação do comunicólogo.

Painéis, oficinas, minicursos, grupos de estudo e trabalho, núcleos de vivência, Simpósio de Pesquisa em Comunicação Social (Simpecos), mostra de Artes em Comunicação Social (Artcom), Cinema dos Estudantes de Comunicação Sociaol (Cinecom) e manifestação fazem parte da programação este ano.

O valor da inscrição difere de acordo com o tipo escolhido. Caso queira se inscrever apenas para a programação, o estudante pagará R$ 80,00; com alimentação incluída, o valor passa para R$ 100,00 e, com as refeições e o alojamento, custa R$ 120,00.

Para efetuar a inscrição, o aluno precisa preencher um formulário de inscrição no site do evento, efetuar o pagamento da taxa com o mobilizador do seu estado, no caso de Alagoas, com o estudante do 5º período de Jornalismo, Márcio Anastacio. Se for por depósito bancário será na conta do encontro, enviando o comprovante de depósito para o e-mail: inscricao.enecom2013@gmail.com e participando de pré-encontros realizados em Maceió. Os dados do mobilizador, assim como a conta bancária, podem ser encontrados também no site do evento.

Segundo Márcio Anastácio, as inscrições ainda não foram feitas por conta de uma deliberação de Alagoas. “Só pode participar do Enecom o estudante que for a, pelo menos, dois pré-encontros”. No último sábado (6), foram realizados dois na Residência Universitária Alagoana (RUA).

O prazo para submissão de trabalhos já foi encerrado e os aceitos serão apresentados no Artcom, Simpecos e Cinecom, em formato de artigos científicos, performances, esculturas ou instalações, pinturas e desenhos (telas, cartoons, caricaturas), fotografias, impressos (panfletos, fanzines, montagens, jornais laboratórios, peças publicitárias), mídias sonoras (rádio jornal, rádio documentário, spots, programas de variedades) e vídeos experimentais (reportagens, documentários, animações, ficção, vídeo-arte, videoclipes, etc).

Membro da comissão organizadora do encontro, Dalila Cristina informou que até agora, pela última contagem feita, são 414 estudantes inscritos, 10 trabalhos cíentificos (artigos) aprovados pelos professores, além dos trabalhos em fotografia e audiovisual. Para ela, a expectativa é grande. “Desde o Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação Social (Erecom) em São Luís-MA, em 2010, o atual coletivo Enecos do Piauí já tinha a ideia de organizar um encontro”, contou.

Página Oficial no Facebook