Inscrições abertas para bolsas de Pibic e Pibic - Ações Afirmativas

03/05/2013 16h50 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Candidatos têm até 19 de maio para submissão de propostas

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo (Ascom/Ufal)

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) lança edital para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Pibic - Ações Afirmativas. Os pesquisadores têm até 19 de maio para submissão de projetos e podem acessar todos os arquivos necessários para o encaminhamento da proposta por meio deste endereço eletrônico. As inscrições são para professores e estudantes interessados em bolsas de iniciação científica no período de agosto de 2013 a julho de 2014.

De acordo com o edital, cada projeto pode envolver apenas um professor ou pesquisador, de modo que os mesmos só podem submeter apenas um projeto de pesquisa. O mesmo critério é aplicado aos estudantes, que só podem participar de um único projeto, seja na qualidade de bolsista ou de colaborador. Aos pesquisadores, é permitida a solicitação de, no máximo, duas bolsas e de dois alunos colaboradores não-bolsistas para o programa.

As inscrições deverão ser feitas até o dia 19 de maio, com base em requisitos dispostos no edital. Para ser orientador de um projeto, o candidato deve possuir titulação de doutor; manter currículo Lattes atualizado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); estar cadastrado no Diretório Nacional dos Grupos de Pesquisa do CNPq; ser professor ou pesquisador do quadro permanente da Ufal, bolsista do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém Doutores (Prodoc e PNPD) ou de Desenvolvimento Científico Regional (DCR), professor visitante, ou professor aposentado com atuação voluntária em atividades de pesquisa.

Para os estudantes, as exigências são outras. O candidato deve estar matriculado na Ufal e não pode acumular outras bolsas ou possuir vínculo empregatício durante a vigência do projeto, devido à importância da dedicação integral às atividades acadêmicas e de pesquisa. Para ser bolsista ou colaborador, o aluno precisa, ainda, estar cadastrado no Diretório Nacional dos Grupos de Pesquisa do CNPq, no mesmo grupo do seu orientador.

Encaminhamento de propostas

Conforme determinações do edital, a submissão de propostas deve ser feita via endereço eletrônico. O procedimento exige envio do arquivo do projeto no formato PDF; da planilha de pontuação nos formatos xls, xlsx ou ods; e do currículo Lattes em PDF. O modelo do projeto e a planilha de pontuação estão disponíveis no mesmo endereço eletrônico. Propostas enviadas por e-mail, incompletas, com falta de documentos, com projeto fora de modelo ou fora do prazo não serão aceitas pela Comissão Avaliadora.

Os orientadores devem atentar para a escolha do tipo de cota a qual seu candidato a bolsista deve concorrer – Pibic ou Pibic-Af. Apenas estudantes que ingressaram na Ufal pelo sistema de cotas podem concorrer ao Pibic-Af. Outra alerta é para a documentação complementar que orientador deve entregar à Direção de sua unidade acadêmica: comprovante do envio eletrônico do projeto; comprovante de participação do orientador e do candidato no mesmo grupo de pesquisa; e protocolo de submissão do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa ou ao Comissão de Ética no Uso de Animais, nos casos necessários.

Processo Seletivo e Resultado

O processo seletivo será realizado em duas etapas principais. A primeira é eliminatória, já a segunda, classificatória. Todos os critérios avaliativos estão dispostos no edital. O resultado só será divulgado neste portal, após confirmação oficial da Ufal, do CNPq e da Fapeal.

Fonte: Ascom/Ufal