Fest4 agita Curso de Comunicação Social da UFAL

25/03/2013 19h45 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

O festival, que está em sua 4ª edição, chamou a atenção de quem passava pelo curso

Por Mayara Wasty

O bloco do curso de Comunicação Social (COS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) esteve mais colorido nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21). A fachada, as paredes, os corredores, as salas curso estavam tomadas por criações estéticas produzidas por estudantes de comunicação. Tudo isso fazia parte do IV Festival de Estéticas da Comunicação da UFAL, o “Fest4”.

Este ano, o festival foi dividido em quatro categorias: exposição, curta metragem, “ao vivo” e instalação. Cerca de 50 alunos se inscreveram.  A exposição foi composta por telas, fotografias, escultura e o produto editorial “Nos Trilhos”, desenvolvido pelos alunos da disciplina de Edição em Mídia Impressa.

Na categoria curta metragem, além dos 19 vídeos produzidos pelos estudantes, houve a exibição de quatro curtas premiados no estado: “Exu” e “Interiores”, de Werner Sales, “Farpa”, de Henrique Oliveira, e “O Que Lembro, Tenho”, de Rafael Barbosa. E, no final, o VT de uma campanha incentivando a participação da comunidade acadêmica no Intercom, tradicional congresso da área.

Além das apresentações musicais, houve declamação de textos, grafitagem e a performance de expressão corporal inspirada na música “Black is Beautiful”, de Elis Regina, da aluna Karina Liliane, do terceiro período de Relações Públicas, que emocionou a todos os presentes.

Já o produto midiático da também estudante de Relações Públicas, Nairycarla Carvalho, chamou a atenção. Tratava-se da única “instalação” do festival: uma cabine  batizada de “gozador”. Para a estudante, o nome desperta a curiosidade. “A ideia de misturar imagens de pessoas mortas com imagens de pessoas mantendo relações sexuais surgiu de repente; eu queria causar desconforto nas pessoas. Algo que chocasse”, afirmou

Marco

Para o professor coordenador do festival, Ronaldo Bispo, o Fest4 é um marco, pois os estudantes tem a possibilidade de expor, para seus colegas, os trabalhos produzidos durante o semestre. “A chamada que fizemos esse ano foi para todo o curso de Comunicação. Alunos, docentes e técnicos, não apenas para as minhas turmas. Todos podiam participar com suas produções estéticas”, ressaltou o professor.

Este ano, a comissão organizadora foi formada por aproximadamente 10 alunos. Para Carolina Santana, membro da comissão, a maior satisfação em organizar o festival foi ver o evento acontecer. “Tinha a preocupação de que as pessoas pudessem não aparecer, mas fiquei muito feliz quando vi que estavam vindo para ver as criações estéticas. Apesar de ser um evento do COS, há pessoas de outros cursos vindo prestigiar”, contou Caroline.

Esse foi o caso de Hadylla Nascimento, estudante do curso de Direito. Para ela, a exposição de quadros estava muito bonita, porém o que mais chamou a atenção foi outra coisa. “Além da exposição, o que mais me marcou a união dos estudantes para organizar tudo isso”, contou a estudante.

Alternativa

O Festival de Estéticas da Comunicação da UFAL, o “Fest4”, surgiu em 2010, como alternativa a extinta “Mostra de Artes da Comunicação”, também organizada pelo professor Ronaldo Bispo. Segundo o professor, a ideia para o festival foi de uma de suas turmas da disciplina “Estética da Comunicação”, onde todos tinham que apresentar um produto midiático.

A cada ano, o festival cresce e ganha, além de visibilidade, novos expositores. Este é caso da turma de Edição em Mídia Impressa, ministrada pela professora Andréa Moreira, que participou do festival com a exposição do produto editorial “Nos Trilhos”. Para a professora, o Fest4 é um estímulo para todos. “Ele acrescenta ao nosso ambiente acadêmico a leveza da arte, além do espírito de trabalho em equipe. O festival possibilita a interação entre o professor e o aluno, que é extremamente estimulante. Quando todos trabalham juntos, só temos a ganhar”, ressaltou a professora.

Andréa parabenizou, ainda, o professor Bispo por essa iniciativa. “O nível dos trabalhos esteve muito bom. Todos estão de parabéns. Este foi o primeiro Fest4 que participei, mas não será o último”, afirmou.

O reconhecimento veio também por parte dos alunos. Anderson Braz, estudante de Relações Públicas, afirma que o evento tem melhorado a cada edição. “Esse ano tiveram curtas muito interessantes. Além da melhora na qualidade técnica, a exposição dos quadros e os grafiteiros chamam a atenção. Dá para ver uma evolução no evento e nas produções”, contou.

Intercom NE

O encerramento das apresentações ficou por conta do lançamento do vídeo da campanha “COS no INTERCOM NE”, criada por estudantes da disciplina Assessoria de Comunicação. Com o slogan “Produzir, Crescer e Compartilhar”, a campanha foi criada para divulgar e incentivar a participação do aluno em eventos acadêmicos.

Emanuelle Rodrigues, uma das responsáveis pela campanha, contou que o Fest4 foi escolhido para o lançamento do vídeo por conta do número de estudantes de Comunicação reunidos em um mesmo ambiente. “Pensamos em lançar apenas na internet, mas aqui, com o grande número de pessoas, é melhor, pois a interação será maior. Podemos avaliar a reação do público e, assim, trabalhar no que precisa ser melhorado”, explicou.

Após a apresentação do vídeo da campanha, os alunos curtiram a festa ao som do IJ Abutre e o DJ Xandek.