Estudantes de Comunicação Social visitam o Museu de História Natural
- Atualizado em
Por Pedro Barros - Estudante de jornalismo
Quinta-feira (9), membros da Agência de Notícias Ciência Alagoas, projeto de extensão do curso de Comunicação Social, visitaram os quatro órgãos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que se dedicam à pesquisa e à divulgação científica no bairro do Farol. O Museu de História Natural (MHN), a Usina Ciência, o Laboratório de DNA Forense e os Laboratórios Integrados de Ciências do Mar e Naturais (Labmar) apresentaram-lhes um pouco de seus estudos e de suas atividades desenvolvidas para o público.
Segundo a coordenadora do projeto, Prof. Dra. Magnólia Rejane Andrade dos Santos, a atividade da agência é divulgar a pesquisa científica e os produtos tecnológicos desenvolvidas em Alagoas e na Região Nordestina. "Buscamos promover a difusão da ciência e a educação científica para a população em geral, particularmente, alunos de escolas públicas de Alagoas", explica. O objetivo da visita é criar um diálogo mais efetivo entre os comunicadores e os cientistas. "Como você vai falar sobre ciência sem conhecer o mundo da ciência?", questiona.
A professora já planeja novas visitas aos diversos setores da Ufal. "Pretendemos ir ao Museu Théo Brandão e ao Espaço Cultural; ao CECA [Centro de Ciências Agrárias] e aos demais campi da universidade no interior, além de fazer um tour no próprio A. C. Simões", conta.
A Agência de Notícias Ciência Alagoas existe desde 2009, mas permaneceu um tempo com as atualizações reduzidas por falta de estagiários. Com o apoio do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter), criado em 2012, o projeto recebeu seis bolsas e está passando por um momento de renovação. A agência está presente nas redes sociaisTwitter e Facebook e publica notícias em seu blog: http://culturadigital.br/cinciaalagoas.