Estudante do COS recebe Prêmio Braskem de Jornalismo

Igor Gouveia, de 19 anos, foi o vencedor na categoria Freitas Neto, destinada a estudantes.

12/11/2014 20h45 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Por Paula Nunes
Estudante de Jornalismo

O aluno do Curso de Jornalismo da Ufal Igor Gouveia, de 19 anos, foi o vencedor do Prêmio Braskem  de Jornalismo na categoria Freitas Neto. O reconhecimento veio  com a reportagem Filhos do Crack. O anúncio ocorreu no último sábado em evento na casa de show Musique. Destinada a estudantes em publicações laboratoriais, a premiação é considerada uma das mais importantes do estado. 

A edição 2014 do prêmio reuniu jornalistas e estudantes que disputavam 11: Telejornalismo, Informação Cultural/Turística, Informação Econômica/Política, Informação Esportiva, Reportagem Impressa, Webjornalismo, Assessoria de Imprensa, Fotografia, Design Gráfico, Radiojornalismo, o Grande Prêmio Braskem de Jornalismo e a categoria Freitas Neto – destinada a jornalistas em formação.

Foto: Ailton Cruz

Segundo Igor Gouveia participar do prêmio foi uma experiência gratificante e ao mesmo tempo uma surpresa por estar ainda no terceiro período. Ele conta que colheu depoimentos de mulheres grávidas viciadas em crack e presenciou de perto o drama familiar dessas famílias. "Escrevi sobre crianças que estão convivendo com o Crack desde pequenos. Foi assustador perceber que elas sofrem muito convivendo com esse problema social que muitas vezes acaba ficando alheio na sociedade", explicou. 

A matéria foi publicada na Revista Eletrônica ISSUU, formulada pelos alunos, produzida no âmbito da disciplina Português para Comunicação II. À época, Igor apresentou a matéria para a coordenadora do curso de Jornalismo, Andrea Moreira, que aprovou a iniciativa. Para acessar a matéria, clique aqui.

A atual coordenadora do curso de Jornalismo, Lídia Ramires, comemorou a vitória do aluno. Em sua avaliação, o prêmio significa uma alegria para a instituição. "Os três finalistas do Prêmio Freitas Neto são alunos do COS e isso também é resultado do trabalho feito dentro do curso de jornalismo da Ufal", ressalta.

Para o professor da Oficina de Jornalismo Impresso Sivaldo Pereira da Silva apesar das carências de laboratórios e equipamentos que o Curso enfrenta a premiação de discentes do COS tem sido uma tradição. "Isso ocorre porque temos excelentes estudantes que tomam para si a iniciativa e não se deixam parar nos obstáculos. Nós professores temos nos esforçado para propiciar uma formação adequada e acredito que o curso está dando um salto significativo de qualidade e ainda temos muito a avançar. O mérito da conquista deve ser atribuída ao estudante pelo esforço em driblar essas barreiras, o que valoriza ainda mais o reconhecimento", completa. 

Esta foi a 25ª edição do Prêmio Braskem de Jornalismo. É uma realização conjunta do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e Braskem.