Dez trabalhos do COS levam nome da Ufal ao Intercom 2013

19/09/2013 13h25 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Lucas Emery-Fonseca – Estudante de Jornalismo

Professores e alunos do curso de Comunicação Social (COS) da Universidade Federal de Alagoas participaram do 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido e realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), ocorrido de 04 a 07 de setembro, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus.

Ao todo, dez trabalhos participaram do evento, sendo oito aceitos na categoria Intercom Júnior (IJ), na qual publicam os alunos da graduação, e dois trabalhos de professores na categoria Grupos de Pesquisa (GP), apresentados pelos docentes José Guibson Dantas e Andréa Moreira, respectivamente.

Sara Vasconcelos, participante pela terceira vez em uma edição nacional do congresso, crê que a apresentação de seu trabalho ocorreu tranquilamente. “Foi a minha terceira participação, mas a segunda em que eu exponho trabalho. Eu estava bem mais relaxada desta vez, já conhecia o processo das apresentações. O Coordenador do IJ deu várias instruções para o pessoal e as discussões pós-apresentações foram ótimas”, relata a estudante, autora do trabalho O colecionismo como argumento de marketing nas redes sociais – o caso Skoob.

Para a professora e vice-coordenadora do curso, Andréa Moreira, a participação no Intercom é importante pois coloca o COS no em contato com pesquisas e debates atuais. “É  enriquecedor o intercâmbio com outros pesquisadores que trabalham com a temática da Comunicação e Desenvolvimento Local e Regional, no meu caso. Os contatos com colegas de outras instituições também alargam a nossa visão sobre a nossa área. Valeu o esforço de inscrever os nossos trabalhos e vir de tão longe para colher esses frutos",  ressalta.

A próxima edição nacional do congresso acontecerá em setembro de 2014, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Confira abaixo os títulos dos trabalhos publicados por categoria, ainda não disponíveis nos anais do site oficial da Intercom até o momento da postagem:

Grupos de Pesquisa

Andréa Moreira G. De Albuquerque - A comunicação pública no desenvolvimento do turismo regional: uma questão de direitos e oportunidades de deliberação

José Guibson Delgado Dantas
  - “Ah! É Pernambuco!”: o Futebol como Espaço de Autoafirmação da Pernambucanidade entre os Torcedores Recifenses

Intercom Júnior

Andrea Virgínia Santos Cavalcante  - Branding, Psicologia e Marketing Transmídia: a produção de narrativas na consolidação e expansão do valor de marca

Bruno Cavalcante Pereira  - A Comunicação Mediada pelo Computador durante campanhas eleitorais: o caso dos principais candidatos à prefeitura de Maceió

Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues; José Guibson Delgado Dantas - O protagonismo feminino na programação televisiva da Igreja Universal: uma análise do Fala Que Eu Te Escuto

Laís Barros Falcão de Almeida - Formação e Classificação de Gêneros Musicais no Contexto de

Reconfiguração da Indústria da Música e das Plataformas Sociais de Música na Internet

Lucas André Emery da Fonseca  - Games e semiótica: um retrato introdutório ao mundo dos signos através dos jogos eletrônicos