Curso de Jornalismo da Ufal ganha revista laboratório

Revista Caleidoscópio tem edição inicial finalizada e já possui plataforma digital

28/11/2014 15h55 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

 

Por Diogo Maia

Estudante de Jornalismo

 

O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que está passando por uma nova fase de organização e novas produções, comemora agora a criação de mais um veículo laboratório. A revista Caleidoscópio é um projeto idealizado pela professora e ex-coordenadora do curso de jornalismo, Andrea Moreira, em conjunto com o professor Nasson Paulo. Ela será constituída por notícias em diversos contextos: histórico, geográfico (local e global), político, ético e social, e vai apresentar conteúdos produzidos por estudantes de Jornalismo na disciplina de Edição em mídia impressa. 

A criação de veículos laboratórios para os cursos que compõem a área de Comunicação Social da Ufal é fundamental para a prática dos graduandos. Na primeira edição, a revista-laboratório será divulgada para a comunidade acadêmica, com propostas de expandir para outros públicos, conforme o andamento das publicações. A revista será bimestral e impressa pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal). 

De licença desde o mês passado, para tratamento de saúde, a professora. Andrea Moreira, uma das idealizadoras do projeto, comemorou a finalização da revista. “É com alegria e orgulho que vejo este projeto concretizado. Fazer parte desta nova história do curso de Jornalismo me enche de esperança de que, no mundo, as mudanças para melhor são sempre possíveis”. 

Para os professores envolvidos, a experiência que os discentes terão nesse projeto é necessária para a formação profissional. “A revista-laboratório é uma vitrine da produção laboratorial do curso de Jornalismo e é uma importante ferramenta de divulgação dos conteúdos produzidos nas disciplinas do curso, pois abre espaço para que os alunos possam trabalhar todas as etapas de produção de um projeto editorial, da pauta a produção, da rotina de uma redação-modelo a reportagens e entrevistas externas, da edição ao planejamento gráfico, enfim, fornece um excelente laboratório para práticas jornalísticas no Curso”, salienta o professor e organizador do projeto, Nasson Paulo. 

Antônio Renato, um dos alunos que estão envolvidos na edição e produção do material, ressalta sobre a importância do aprendizado laboratorial e espera a permanência do projeto. “Foi uma experiência muito interessante, e de forma geral contribui bastante para o meu amadurecimento e de todos os colegas que participaram. Além de perceber que existem professores dispostos a fazer a diferença e que estão sempre preparados para ajudar nas diversas iniciativas dos alunos. Acredito que todos os envolvidos na produção esperam a continuidade do projeto pelos demais alunos”. 

Para as próximas edições, os organizadores pretendem dar mais ênfase às reportagens, aos recursos visuais, a prestação de serviços ao leitor, além de trabalhar com as seguintes editorias: cultura, urbano, tecnologia, comportamento, ciência Alagoas, esporte, saúde e entrevista. As noticias mais factuais podem ser encontradas na versão digital da revista, disponível no endereço: www.revistacaleidoscopio.com.br.

Portfólio dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas


Na versão digital da revista Caleidoscópio há ainda, uma área reservada para catalogação dos materiais produzidos nas diversas disciplinas dos cursos de Jornalismo e RP. Essa ferramenta, que também foi criada pelo professor Nasson Paulo, já foi bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) em outras instituições em que ele lecionou e só tem a acrescentar na avaliação do curso. 

“A ideia é que este portfólio seja um dos links da Revista Caleidoscópio, e que contenha materiais audiovisuais para complementar os recursos da revista. Iremos colocar os vídeos, documentários, podcasts, fotos, blogs, sites, enfim, qualquer material laboratorial do curso produzido nas atividades das disciplinas”, acrescenta o professor.