COS retorna às aulas com 1ª fase de reforma finalizada


29/04/2013 10h50 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Coordenação de Curso explica que obras ainda continuam e pede compreensão da comunidade acadêmica para eventuais transtornos


Laís Falcão 

Quem passou pelo Bloco de Comunicação social após o recesso, percebeu que a fachada do prédio foi pintada e restaurada. Mas não é só: dentro do prédio,  três novas salas de aula estão em fase de acabamento e uma sala foi reestruturada para pesquisa e orientação. A reforma é a primeira etapa da reestruturação geral do COS e será concluída ainda este ano; a segunda compreende a a construção de um prédio anexo, ao lado da atual sede do curso, prevista para terminar em 2015. 

Ainda na área externa do bloco, o sistema de drenagem está em manutenção para evitar alagamentos, a calçada e o acesso ao prédio foram modificadas para  facilitar a acessibilidade. Já na área interna, as gambiarras estão sendo retiradas, as portas mais danificadas foram substituídas, assim como o guichê da secretaria, que teve o balcão de atendimento finalizado.Os banheiros também entraram em manutenção e mais dois deverão ser reativados na segunda etapa de obras. 

Incômodo e compensações - A vice-coordenadora do curso de Comunicação Social, Andréa Moreira, uma das responsáveis pelo acompanhamento dos trabalhos reconhece que as obras podem causar algum incômodo, mas assegura que “Seremos compensados, em breve, com instalações bem melhores do que as atuais para promover a qualidade do ensino-aprendizagem e o bem-estar da nossa comunidade acadêmica”.

Após ampla consulta aos professores, funcionários e estudantes, no início de março, o prédio do Instituto de Computação (IC) foi adotado como modelo para o anexo do COS. Segundo a Pró-reitoria de Gestão Institucional (PROGINST) e a Sinfra, o anexo deverá ser licitado até o meio deste ano e ficará pronto em até dois anos. Nele, o COS contará com salas de permanência, auditório, novas salas de aula e laboratórios de informática, além de ambientes administrativos e de convivência. 

Garantia do reitor - Sobre a reforma e o  anexo, o Coordenador do COS, professor Amilton Gláucio de Oliveira, recentemente empossado acredita na continuidade do apoiro da Reitoria. “Com a garantia do reitor Eurico Lôbo, vamos reestruturar completamente o prédio atual que já tem mais de 30 anos e não se encaixa nos padrões construtivos da Ufal  observados na vizinhança, onde ficam os prédios do IC, do Centro de Tecnologia (o CTEC) e do Centro de Convenções”. Para Amilton  é importante ainda lembrar que apenas uma fase da reforma foi concluída e solicita de professores e estudantes colaboração e compreensão até que todo o processo se finalize. “Temos muitos motivos para comemorar neste retorno às aulas, como também para exercitar a paciência e a tolerância, pois ainda há muito a ser feito”, antecipa o Coordenador do COS. Quanto aos equipamentos em desuso que ocupam algumas salas de forma provisória, ele explica que já a remoção já foi solicitada e a coordenação aguarda que sejam recolhidos o mais breve possível.   

Para os próximos dias, o cronograma das obras no COS prevê a a colocação dos rodapés nas paredes e no balcão em gesso e, principalmente, a finalização da sala de multimeios, que substituirá o antigo laboratório de fotografia, desativado com a incorporação das novas tecnologias digitais. E ainda: a criação de uma sala para abrigar o acervo da hemeroteca, além da eliminação dos vazamentos no telhado, dos entulhos da área externa, a finalização da calçada frontal e reparos no mobiliário e nos canteiros do pátio.

 

 

Edição: Andrea Moreira e Sivaldo Pereira da Silva