Congresso da Intercom estimula intercâmbio entre estudantes e professores do país

A edição deste ano será em Manaus e as inscrições já estão abertas para submissão de trabalhos

25/06/2013 14h40 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15
As inscrições para o Intercom Nacional estão abertas

Bruno Cavalcante - estudante de jornalismo

O 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), ocorrerá na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus. Com temática “Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades”, o evento se realiza de 4 a 7 de setembro de 2013. As inscrições estão abertas e seguem até 9 de julho.

Alunos e recém-graduados inscrevem trabalhos nas categorias da Jornada de Iniciação Científica - Intercom Júnior (IJ) e docentes e profissionais nas das Divisões Temáticas (DT). Os trabalhos deverão ser inéditos e submetidos no sistema da Intercom até 12 de julho. Oficinas, minicursos e palestras também fazem parte da programação do congresso.

O Intercom nacional é um dos mais importantes do país. Nele graduandos podem apresentar e publicar trabalhos, desde estudos de caso a resultados de pesquisa de iniciação científica. O ex-aluno de Comunicação Social (COS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), atualmente mestrando em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Willian Melo, ressaltou a relevância do evento, sem deixar de considerar as edições regionais. “A troca de informações é muito mais empolgante. A cada evento nacional o espírito acadêmico é lavado com novas ideias. Para o mestrado, dei continuidade o que vinha desenvolvendo na graduação e validando nos encontros da Intercom, obtendo sucesso”, disse. Em Manaus, Willian participará da Intercom Júnior como recém-graduando.

Preparativos de estudantes

Desde março deste ano, estudantes de Comunicação da Ufal se organizam para mais uma participação no congresso nacional. Participante de edições anteriores da Intercom, Sara Vasconcelos, aluna do oitavo período de Relações Públicas, afirma que os preparativos devem começar cedo. “O evento pode ocorrer em qualquer cidade do país, então precisamos comprar passagens, planejar datas, juntar a turma, reservar hospedagem e organizar nossos trabalhos, logo após o congresso regional, ou seja, temos pouco tempo”, esclareceu.

Willian Melo, ex-aluno de Relações Públicas, integra o grupo de alunos do COS que irá à Manaus. Ele chega este ano à quarta participação em congressos nacionais. A primeira delas foi em 2010, em Caxias do Sul. Na época dos primeiros passos nas produções de trabalhos, o mestrando começou em grupo de estudos liderado pela professora Sandra Nunes. “No início, a abordagem era voltada à atuação do Relações Públicas, depois, foi vinculado aos estudos, a influência das relações institucionais, em cadeia organizacional e à circulação do conhecimento produzido na Ufal”, lembrou.

Acomodações em Manaus

A edição da Intercom deste ano tem novidade. Serão disponibilizados alojamentos gratuitos ou a preços baixos para os participantes. Ao todo, são 260 vagas em três tipos de acomodações: duas grátis (barracas de camping e ginásio esportivo) e uma paga (sala refrigerada na Faculdade Boas Novas, FBN), R$ 50,00 pelos quatro dias.O material de acampamento é individual e os que optarem pelo ginásio ou pela sala na FBN devem levar colchões, colchonetes ou sacos de dormir.

Os interessados em algum desses espaços poderão realizar inscrição prévia no Congresso Nacional e enviar um e-mail para alojamentos.intercom2013@gmail.com descrito tipo de alojamento desejado, nome completo, número da inscrição no Congresso, RG, telefone e endereço de origem.

Alojamentos para estudantes

Ementas das categorias do Intercom Júnior