Campanha incentiva participação de estudantes e professores da Ufal em congresso da Intercom

02/04/2013 19h12 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15
Lançamento do vídeo promocional da campanha durante o FEST4

Ascom/COS

A campanha "COS no Intercom NE 2013", lançada no início de março, busca estimular participação de alunos e professores do Curso de Comunicação Social (COS), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na 15º edição do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. A iniciativa nasceu na disciplina Assessoria de Comunicação, sob a orientação da professora Andréa Moreira.

“Achei uma excelente iniciativa, pois favorece o desenvolvimento de uma cultura de produção científica no nosso curso”, fala Andréa. Segundo ela, essa é uma boa provocação para os docentes e estudantes do COS, chamando atenção deles para o que está acontecendo lá fora, no universo da Comunicação. “Além disso, coloca-nos em relação com os demais ambientes universitários e favorece a articulação com eles quanto a possíveis projetos conjuntos no futuro”, completa.

Para garantir a presença do COS, a organização da campanha tem divulgado o evento nos corredores e nas redes sociais. A intenção é mostrar aos alunos a importância do congresso nas diversas áreas que compõem a Comunicação.

Vídeo promocional

A mobilização teve início em 1º de março – dia de abertura das inscrições – com banner e informações sobre o evento. Na sequência, durante o “4º Festival de Estéticas da Comunicação da Ufal”, em 21 de março, lançou-se o vídeo promocional.

Para Mayara Wasty, estudante de jornalismo, essa foi uma ótima estratégia, pois deu visibilidade ao congresso da Intercom e levou ao conhecimento dos alunos muitas informações sobre como participar e produzir trabalhos para o evento. “A produção acadêmica do corpo discente favorece não só a gente, mas também o curso, que passa a ter maior visibilidade e consequentemente mais apoio da universidade”, diz Mayara.

Com apresentação da jornalista da TV Pajuçara, Lenilda Luna, o vídeo traz dicas de professores sobre como alunos devem participar e submeter artigos científicos. Ao final, são mostradas fotografias de estudantes do curso em edições anteriores do evento. Essa é uma das ferramentas para instigar outros estudantes a estarem na edição regional deste ano.

O vídeo pode ser conferido nas páginas do COS, no Facebook e no Youtube. Ele tem direção e edição de estudantes de Comunicação.