22º Compós reúne Comunicólogos de todo Brasil e estrangeiros

11/06/2013 00h46 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15
Coordenador Edson Dalmonte, na abertura do Seminário Internacional. (fotografia: Compós)

O 22º Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) reuniu comunicólogos brasileiros e estrangeiros de 4 a 7 de junho, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador, com objetivo de compartilhar conhecimento científico e debater pesquisas da área.

A programação começou na manhã da terça-feira, 4 de junho, com a conferência internacional "Estudos Culturais no Tempo Futuro", do professor Lawrence Grossberg da Universidade da Carolina do Norte, dos Estados Unidos da América, no auditório do Hotel Vila Galé.

A abertura oficial ocorreu na noite da terça-feira, 4 de junho, com a entrega do Prêmio Compós de Dissertações e Teses 2013, apresentação musical da Orquestra Afrosinfônica e um coquetel de boas vindas com DJ Carol Morena, no Teatro Castro Alves, no bairro Campo Grande. Os outros dias do evento foram reservados para as sessões dos Grupos de Trabalhos (GTs) e lançamento de livros.

Os GTs ocorreram divididos em 15 diferentes linhas teóricas: Comunicação e Cibercultura, Comunicação e Cidadania, Comunicação e Cultura, Comunicação e Experiência Estética, Comunicação e Política, Comunicação e Sociabilidade, Comunicação em Contextos Organizacionais, Cultura das Mídias, Epistemologia da Comunicação, Estudos de Jornalismo, Estudos de Televisão, Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual, Imagem e Imaginários Midiáticos, Práticas Interacionais e Linguagens na Comunicação e Recepção (Processos de Interpretação, Uso e Consumo Midiáticos).

O professor José Guibson Delgado Dantas, do curso de Comunicação Social (COS)  Ufal, esteve presente na 22º Compós e, mesmo não tendo apresentado trabalho, avalia positivamente o encontro como bem organizado e com discussões de alto nível. “Eu participei do GT de Recepção e foi bastante proveitoso por que mostrou os estudos desse tema sob várias perspectivas teóricas”, contou.

“A Compós reúne o que tem de mais avançado nas pesquisas de pós-graduação no país. Por isso é sem dúvida um dos congressos mais qualificados da área, talvez o que reúne maior densidade qualitativa de trabalhos. É um congresso de difícil acesso, pois somente 10 artigos são aprovados por GT, quando em média concorrem de 30 a 50 artigos, a depender do GT", explica o professor Sivaldo Pereira da Silva, também do Curso de Comunicação Social da Ufal, que este ano não chegou a enviar artigo, mas já apresentou trabalhos em edições anteriores deste congresso.

A próxima edição do Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) acontecerá de 3 a 6 de junho de 2014, na Universidade Federal do Pará (Ufpa), em Belém.

Download dos trabalhos apresentados nos GTs da Compós 2013