NDE responde 14 perguntas sobre o novo currículo

Questões trazem informações úteis para todos os estudantes de Jornalismo


- Atualizado em

Tendo em vista a entrada em vigor do novo currículo de Jornalismo a partir de 2016, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) elaborou um conjunto de 14 Perguntas & Respostas visando antecipar e esclarecer eventuais dúvidas que os estudantes podem ter no momento da matrícula que se aproxima. Recomenda-se a leitura atenta. As informações são úteis para novos e antigos discentes, uma vez que a implantação da nova grade curricular está reestruturando toda a dinâmica do Curso.

O NDE é composto por cinco professores: Sivaldo Pereira da Silva (coordenador),  Ronaldo Bispo (vice-coordenador), Lídia Ramires, Janayna Ávila e Carlos Gusmão. Sua principal função é atuar na concepção, consolidação, avaliação e atualização contínua da nova estrutura curricular. Uma cartilha mais detalhada está sendo produzida e será publicada em janeiro, com outras informações complementares. 

 

1. O Curso de Comunicação social ainda existe? 

Dentro da estrutura da Ufal o curso de Comunicação Social foi extinto.  No lugar, dois cursos foram criados: o Curso de Jornalismo e o Curso de Relações Públicas.  Embora o curso de Comunicação Social tenha sido extinto para as novas turmas e oficialmente não exista mais na estrutura administrativa da Ufal, ele continuará existindo no nível acadêmico apenas para as turmas que prestaram vestibular ainda na grade antiga até que a última turma se forme.

 

 2. Quando a nova grade do Curso de Jornalismo será implantada? 

A nova grade de Jornalismo começa a funcionar a partir deste semestre, ou seja, a partir de janeiro (que corresponde a 2015.2). Todos os estudantes que entraram a partir deste semestre estão automaticamente submetidos à nova grade. Neste semestre, serão ofertadas as seguintes disciplinas da nova grade: Teorias da Comunicação, Fundamentos e Teorias do Jornalismo, História do Jornalismo, Comunicação e Cultura, Oficina de Texto em Jornalismo I, Oficina de Texto em Comunicação. No caso específico da turma do Noturno de Jornalismo, em função da carga horária reduzida no período da noite (que oficialmente terminará às 21h50 devido a questões de segurança no campus) a disciplina Comunicação e Cultura será ofertada a partir do próximo semestre.

 

 3. Eu devo me matricular na grade antiga ou na nova ? 

Se você é calouro que está entrado agora em janeiro você será matriculado na nova grade. Se você já estava no curso em 2015 você seguirá a antiga grade até a sua formação. 

  

4. Eu sou da grade antiga, eu posso migrar para o novo Currículo? 

Sim, tecnicamente é possível, mas por enquanto não é recomendável neste primeiro semestre que começa em 2016. Um estudante do currículo antigo poderá migrar para a nova grade, porém é importante lembrar que isso terá algumas implicações: como há diversas disciplinas que foram extintas e outras foram criadas, nem tudo aquilo que o estudante cursou da grade antiga poderá ser reaproveitado. O Núcleo Docente Estruturante (que é uma comissão permanente do Curso de Jornalismo que trata da execução e implementação do novo currículo) ainda irá propor à Prograd uma lista de equivalências, ou seja, quais disciplinas do novo currículo são equivalentes no antigo,  a ponto de serem consideradas “aproveitáveis”, “intercambiáveis”. Mas isso só será definido no decorrer do primeiro semestre de 2016. Por enquanto, não há equivalência então nenhuma disciplina pode ser reaproveitada entre os dois currículos, o que implica na prática que aqueles que optarem agora por sair do currículo antigo e entrar no novo terão de começar do zero, ou seja, do primeiro semestre. Também há outros pré-requisitos para eventuais mudança de currículo que a Prograd estabelece e isso ainda será devidamente esclarecido e divulgado.

 

 5. Eu fiz vestibular ainda para o currículo antigo. Eu posso cursar disciplinas da nova grade como optativas? 

Não neste semestre. Por enquanto, as novas disciplinas da nova grade serão ofertadas apenas para os estudantes que entraram agora devido ao limite de vagas. Futuramente, ainda será discutido e deliberado pelo Colegiado de Jornalismo se haverá ou não abertura para que estudantes da grande antiga possam cursar disciplinas avulsas da nova grade a título de disciplina eletiva. Mas isso é uma possibilidade futura.

 

6. Com o início da oferta do novo currículo do Curso de Jornalismo, o que acontecerá com o currículo antigo ? 

A grade do currículo antigo será ofertada para as turmas que entraram ainda com este currículo. Na prática, as duas grades serão ofertadas paralelamente durante os próximos quatro anos até que a última turma da grade antiga se forme. E partir daí, apenas a grade nova existirá.

 

 7. Eu estou no antigo currículo e tenho disciplinas pendentes (não cursadas ou reprovadas). Eu devo cursá-las antes que o antigo currículo deixe de existir?  

Sim. É extremamente recomendável que estudantes da antiga grade resolvam suas pendências e cursem as disciplinas no seu tempo regular, pois se deixarem de cursar agora, enquanto estão sendo ofertadas, posteriormente poderão se deparar com a inexistência de oferta da mesma ou oferta reduzida. Por exemplo: a última oferta regular para o 2º semestre do antigo currículo será 2015.2 (ou seja, o próximo semestre que começa em janeiro de 2016) porque esta é a última turma do antigo currículo e não haverá outra turma regular do 2º Semestre deste currículo anterior, (pois, logicamente,  a próxima turma regular do 2º semestre já será do novo currículo).  Por isso, recomenda-se que quem vai cursar o 2º semestre do antigo currículo agora curse todas as disciplinas do mesmo. Não deixe nenhuma para o próximo semestre pois elas não serão mais ofertadas todo semestre até deixarem de ser totalmente ofertadas. O mesmo vale para quem está em outros semestres adiante mas que tem alguma disciplina pendente (porque não cursou ou foi reprovado). Então  todos terão o direito de ter a disciplina ofertada em fluxo regular. Se perder essa oportunidade, ficará submetido à oferta esporádica que não ocorrerá mais todo semestre.  Ou seja,  terá de esperar 1 ano, 1 ano e meio ou até 2 anos para cursá-la quando for novamente ofertada para retardatários-remanescentes da grade antiga.

  

 8. O estágio é obrigatório ou opcional? 

Para os estudantes que estão na nova grade o estágio é curricular e obrigatório. Ele compõe a carga horária final. Significa que se o estudante não fizer estágio ele não poderá se formar.  Já para os estudantes da antiga grade o estágio não é obrigatório: é opcional.  

 

9. O que eu preciso fazer para que meu estágio tenha validade no novo currículo? 

O estágio só tem validade se for devidamente registrado e autorizado pela Coordenação de Estágio do curso de Jornalismo. Estágios realizados sem o aval e registro prévio são considerados informais e não poderão ser incorporados como atividade oficialmente desenvolvida. No caso da nova grade, é importante prestar atenção a alguns outros pré-requisitos exigidos para que o estágio tenha validade (ver páginas 100 e 101 do novo  Projeto Pedagógico de Jornalismo). Um deles é o semestre cursado. Conforme prevê o novo projeto acadêmico: “As atividades do estágio curricular supervisionado só podem ser executadas a partir do 6º Semestre para ambos os turnos (Diurno ou Noturno). O estudante deve estar regularmente matriculado em pelo menos 2 disciplinas do 6º semestre ou semestre superior" (p. 101).   Portanto, se o estudante fizer algum tipo de estágio por conta própria antes do 6º período este não terá validade para fins de inserção curricular. Outro pré-requisito exigido é ter cursado algumas disciplinas práticas (estas são listadas no Projeto Pedagógico). O estágio também precisa ter uma carga horária mínima de 200 horas.

 

10. Eu posso fazer disciplinas optativas em outros cursos da Ufal ? 

No novo currículo, qualquer disciplina ofertada na Ufal pode ser potencialmente aproveitada como disciplina optativa. Para isso, basta que esteja no campo das Ciências Humanas e Artes e que o Colegiado do Curso previamente a considere apta (veja mais detalhes e outros requisitos na pag. 45 do novo Projeto Pedagógico de Jornalismo).  Já no caso do currículo antigo, apenas as disciplinas listadas previamente como eletivas na antiga grade é que podem ser aproveitadas como eletivas.

 

11. Com a nova grade é possível pedir reingresso ou transferência para o Curso de Jornalismo neste ano? 

Não neste momento. Devido ao processo de transição entre os dois currículos e a  escassez de vagas na primeira turma, neste semestre os processos de transferência ou reingresso estão suspensos. Esta foi uma decisão do Colegiado de Curso. É provável que isso seja reaberto no próximo semestre. Mas isso ainda será deliberado pelo Colegiado de Curso.

 

 12. Quando o novo prédio estará funcionando e a qual curso ele pertence? O atual prédio será desativado? 

Não há previsão. Isso depende do andamento das obras e do gerenciamento da reitoria quanto a isso. A  previsão inicial do projeto era que a inauguração ocorresse neste final de 2015.  As obras estão em andamento, porém o calendário inicial não poderá ser cumprido.  É possível que o novo prédio seja inaugurado em 2016, mas sem data exata prevista pela Sinfra (Superintendência de Infraestrutura da Ufal). 

  

13. Tentei entrar no site do curso de Comunicação e não consegui. Onde eu posso obter informações online sobre o curso de Jornalismo, documentos e formulários ? 

Com o fim do curso de Comunicação, o antigo site foi retirado do ar. Agora, cada um dos dois novos cursos (Jornalismo e Relações Públicas) terão websites específicos.  No caso do Curso de Jornalismo, uma nova página já está no ar e foi atualizada com documentos online (como aceite de TCC, Projeto Pedagógico, disciplinas da nova grade, corpo docente de jornalismo, formulários etc.).  Para acessar, basta entrar no site do ICHCA  (www.ichca.ufal.br), ir na opção “ Graduação” e escolher “Jornalismo”. Se você está lendo este texto aqui, então já está no site. Pode navegar no menu a sua esquerda.

 

14. Haverá aula normal na primeira na primeira semana do próximo semestre (11 a 15 de janeiro) ?

Sim. Haverá aula normal. Tradicionalmente, somente na primeira semana do primeiro semestre do ano as aulas são suspensas para atividades de recepção dos calouros organizada pelos próprios estudantes e Diretório Acadêmico.  Embora o semestre comece em janeiro este não se trata do primeiro semestre de 2016 e sim ainda do segundo semestre de 2015 (ou seja, 2015.2). Isso ocorre devido ao atraso do calendário em função da greve que ocorreu em 2015. Haverá atividades de recepção dos calouros organizada pelos estudantes, mas serão atividades que ocorrerão em horários específicos e localizados e não implicarão em suspensão das aulas. Se algum professor faltar na primeira semana de aula sem justificativa prévia, os estudantes presentes devem assinar a lista de presença e encaminhar par a Coordenação do Curso que tomará providências para que o referido docente tenha sua ausência computada e desconto na folha de pagamento. Essa prática serve para toda e qualquer ausência não justificada de professores durante todo o semestre.