Proposta de Regimento de usabilidade das salas do ICHCA

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Proposta de regimento de usablidade das salas do ICHCA - Dança - UFAL.pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERALDE ALAGOAS
INSTITUTODE CIENCIAS HUMANAS, COMUNICAÇAO E ARTES - ICHCA
CURSO DE TEATRO LICENCIATURA

REGIMENTO REFERENTE À USABILIDADE DA INFRAESTRUTURA DOS
ESPAÇOS DO FILARTES COMPARTILHADOS ENTRE OS CURSOS DE
TEATRO LICENCIATURA E DANÇA LICENCIATURA

2022

INTRODUÇÃO:
CONSIDERANDO a necessidade de regulamentar a usabilidade da infraestrutura dos
espaços do FILARTES – ICHCA compartilhados entre os cursos de Teatro Licenciatura
e Dança Licenciatura.
Considerando as prioridades sobre a distribuição e a reserva das salas de aula do dos
espaços do FILARTES – ICHCA compartilhados entre os cursos de Teatro Licenciatura
e Dança Licenciatura.
Considerando as prioridades sobre a implementação de laboratórios de ensino, cujos
ambientes serão utilizados para atividades pedagógicas de integração entre teoria e
prática;
Considerando que a atual infraestrutura do curso de Teatro para as atividades de ensino,
pesquisa e extensão foram apontadas como insuficientes, conforme Protocolo de
Compromisso sob Processo nº 200815025, Código Mec nº 786472 e Código da
Avaliação nº 103695;
Considerando que a atual infraestrutura do curso de Dança para as atividades de ensino,
pesquisa e extensão foram apontadas com .... n. aprovação do curso E-mec
Considerando o funcionamento do Curso de Dança Licenciatura no período matutino e
do Curso de Teatro Licenciatura no período vespertino. Ambos os Colegiados, com a
aprovação do Conselho do ICHCA, RESOLVEM:
Regulamentar os procedimentos e formalizar as prioridades para reservar e utilizar as
salas de aula e os laboratórios dos espaços do FILARTES – ICHCA compartilhados
entre os cursos de Teatro Licenciatura e Dança Licenciatura.
O objetivo é contribuir para a convivência harmônica dos atores sociais (discentes,
docentes e administração) que integram o cotidiano do curso de Teatro e Dança no
FILARTES – ICHCA
ESPECIFICAÇÃO DAS SALAS
As salas de aula dos espaços do FILARTES – ICHCA são utilizadas no cotidiano do
curso de Teatro Licenciatura e Dança Licenciatura nos períodos matutino (de 07:30 à

12:50) vespertino (de 13h30 a 18h50) e noturno (de 18h50 a 22h). Este regulamento se
refere ao uso e reserva, nos turnos já citados, dos seguintes espaços:


Laboratório de Corpo 1



Laboratório de Corpo 2



Laboratório de Encenação e Iluminação



Laboratório de Maquiagem (dentro do Laboratório de Encenação e
Iluminação)



Laboratório de Informática/Sala de leitura (espaço partilhado com a
Filosofia)



Laboratório de Visualidades



Sala 1 do corredor interno (espaço partilhado com a Filosofia)



Sala 2 do corredor interno (espaço partilhado com a Filosofia)



Sala 3 do corredor interno (espaço partilhado com a Filosofia)



Coordenação de Teatro



Coordenação de Dança



Secretaria de Teatro



Secretaria de Dança



Sala dos professores

SOBRE O USO DAS SALAS COM FINALIDADE ADMINISTRATIVAS:
1. Não é permitida a reserva das salas de Coordenação, Secretarias, Laboratório de
Informática ou sala dos professores.

SOBRE O USO DAS SALAS DE AULA TEÓRICAS
1. As salas de aula teórica, no turno matutino, são de prioridade do curso de Dança.
2. As salas de aula teórica, no turno vespertino, são de prioridade do curso de
Teatro.
3. As salas de aula teórica, no turno noturno, que são compartilhadas com a
Filosofia, são de prioridade da Filosofia.
4. As salas de aula teórica, no turno noturno, que não são compartilhadas com a
Filosofia, são de prioridade dos dois cursos: Dança e Teatro.

5. Solicitações para o uso das salas teóricas nos referidos horários devem ser
autorizadas pelas coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação que
possuem prioridade para o uso.

SOBRE A PRIORIDADE DE USO DAS SALAS PRÁTICAS
A prioridade de uso das salas é das atividades de ensino, pesquisa e extensão
oficialmente reconhecidas pela universidade, a citar:
6. A primeira prioridade é para as atividades pedagógicas das disciplinas
ofertadas durante o semestre letivo vigente (graduação e pós-graduação)
7. A segunda prioridade é para as atividades de extensão do semestre letivo
vigente. As reservas para as atividades de extensão devem ser feitas pelo
professor

responsável

e

a

prioridade

deverá

ser

dada

a

projetos

institucionalizados e formalizados no sistema Sigaa-Ufal. No caso de projetos,
cursos ou ações de extensão, o professor pode fazer uma reserva semestral,
respeitando o limite de 6h semanais ou 60h semestrais por professor.
8. A terceira prioridade é para as atividades de pesquisa. As reservas para
atividades de pesquisa devem ser feitas pelo professor responsável. No caso de
atividades de pesquisa, o professor pode fazer uma reserva semestral, respeitando
o limite de 6h semanais ou 60h semestrais por professor.
Parágrafo um: As solicitações de reserva devem ser encaminhadas conjuntamente
às coordenações de Teatro (coordenacao.teal@ichca.ufal.br) e Dança
(coordenação.danl@ichca.ufal.br), que irão avaliar a disponibilidade dos espaços
nos dias e horários solicitados.
Parágrafo dois: As solicitações de reserva devem ser encaminhadas com pelo
menos uma semana de antecedência.
Parágrafo três: Eventos científicos/acadêmicos/artísticos dos cursos também
constituem prioridades de uso dos espaços.

SOBRE AS PRIORIDADES SECUNDÁRIAS

9. O aluno, professor ou membro da comunidade externa pode reservar uma sala
para a realização de atividades variadas (que não se enquadram nas prioridades
apresentadas), respeitando o limite de três semanas de vigência para cada
solicitação de reserva e obedecendo ao limite de 6h semanais.
10. Após esse prazo, o aluno ou professor necessitará apresentar uma nova
solicitação.
11. As solicitações de reserva devem ser encaminhadas conjuntamente às
coordenações

de

Teatro

(coordenacao.teal@ichca.ufal.br),

Dança

(coordenação.danl@ichca.ufal.br), que irão avaliar a disponibilidade dos espaços
nos dias e horários solicitados.
12. As solicitações de reserva devem ser encaminhadas com pelo menos uma semana
de antecedência.
13. Na solicitação de reserva deve constar os nomes dos responsáveis que irão retirar
a chave, caso não seja o próprio solicitante.
14. Se a sala estiver ociosa e não houver reserva para o seu uso, a preferência será
dada prioritariamente ao professor com interesse em ocupação do espaço.
15. Se a sala estiver ociosa, sem reserva e professores interessados em ocupá-la, a
mesma poderá ser cedida ao aluno sem reserva ou membro da comunidade
externa com a devida autorização do ICHCA. No entanto, caso algum professor
venha a manifestar interesse na sala, o aluno sem reserva precisará ceder o
espaço, respeitando a prioridade já estabelecida.
16. Se o aluno ou membro da comunidade externa tiver a reserva da sala, mas um
professor manifestar o interesse pelo seu uso, respeitar-se-á o interesse de quem
possui a reserva.
SOBRE AS RESERVAS PARA A REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS/
ACADÊMICOS/ARTÍSTICOS
17. São exemplos de eventos científicos/acadêmicos/artísticos: seminários, jornadas,
congressos, semana de atividades, espetáculos, etc.
18. As coordenações dos cursos devem informar a intenção de uso dos espaços para a
realização dos eventos no mínimo 20 dias antes do evento, informando datas,
horário do evento e salas a serem reservadas.

19. A realização de eventos científicos/acadêmicos/artísticos consta entre as
prioridades para as reservas.
SOBRE AS CONDIÇÕES DE USO E RESERVA DAS SALAS
20. As chaves devem ser retiradas na secretaria geral do Ichca.
21. Para obtenção da chave e do direito de uso da sala, o aluno ou membro da
comunidade deverá se apresentar à secretaria e assinar o termo de
responsabilidade.
22. As salas solicitadas por alunos e professores não podem ser usadas com fins
lucrativos. Ex: Realização de aulas privadas ou oficinas. Caso tenha essa
necessidade, o interessado deve solicitar como membro da comunidade externa e
esclarecendo que se trata de uma atividade remunerada e solicitar um pedido de
autorização à direção do ICHCA.
23. É proibido o uso de sapatos (com exceção de figurino) sobre o tablado de
madeira
24. É proibida a ingestão de alimentos e bebidas nas salas práticas e teóricas.
25. Os ocupantes dos espaços se responsabilizam pela preservação e cuidado dos
materiais e equipamentos presentes nos mesmos. Ocorrendo depreciação de
qualquer elemento do espaço, os ocupantes serão responsabilizados pelo reparo
ou substituição do que foi quebrado. Em caso de reserva para a realização de
atividades não institucionalizadas, os mesmos poderão até mesmo perder o
direito de reserva.

2022