Plano de Atividades do curso de Dança no período de Pandemia (COVID-19).
_planoatividadesdançapandemia.pdf
Documento PDF (171.4KB)
Documento PDF (171.4KB)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
DANÇA LICENCIATURA
PLANO DE ATIVIDADES DO CURSO DE DANÇA
LICENCIATURA DURANTE O ESTADO DE CONTINGÊNCIA DA
COVID 19
Maceió, 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
DANÇA LICENCIATURA
PLANO DE ATIVIDADES DO CURSO DE DANÇA
LICENCIATURA DURANTE O ESTADO DE CONTINGÊNCIA
COVID 19
Plano de atividades do Curso de Dança
Licenciatura da UFAL, do Campus A. C. Simões,
em Maceió - Alagoas, em consonância com a
Portaria GR N° 392, de 17 de março de 2020, que
regulamenta o estado de emergência na
Universidade Federal de Alagoas; o Plano de
Contingência COVID-19 da UFAL e a Resolução
do CONSUNI Nº 14/2020, de 18 de março de 2020
da Universidade Federal de Alagoas.
Maceió, 2020
Coordenadora do Curso de Dança Licenciatura
Joana Pinto Wildhagen
Vice coordenadora do Curso de Dança Licenciatura
Kamilla Mesquita Oliveira
Coordenador de Extensão
Noemi Mello Loureiro Lima
Coordenador de Estágio
Noemi Mello Loureiro Lima
Coordenadora de TCC
Isabelle Pitta Ramos Rocha
Coordenadora de Monitoria
Isabelle Pitta Ramos Rocha
PLANO DE CONTINGÊNCIA DO CURSO DE DANÇA
LICENCIATURA
INTRODUÇÃO:
Considerando a Instrução Normativa Nº 19, de 12 de Março de 2020, que estabelece
orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública
Federal - SIPEC, quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde
pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19) e em respeito
à Portaria GR N° 392, de 17 de Março de 2020, que regulamenta o estado de emergência no
âmbito da Universidade Federal de Alagoas, em decorrência da pandemia do COVID-19
(novo coronavírus); o Plano de Contingência COVID-19 da UFAL; a Resolução do
CONSUNI Nº 14/2020, de 18 de Março de 2020, que aprova a suspensão do calendário
acadêmico da UFAL de 2020; e o Plano de Contingência da PROGRAD; as atividades do
Curso de Dança Licenciatura seguem em realização apenas através de trabalho remoto. O
trabalho remoto está regulamentado pela Instrução Normativa N° 21, de 16 de março de
2020, que altera a Instrução Normativa Nº 19.
Em virtude disso, apresenta-se as atividades desenvolvidas por cada coordenação que
compõe o curso, pela secretaria durante e ações desenvolvidas no âmbito do ensino e da
extensão durante o período de contingenciamento. Orienta-se também em relação à forma de
entrar em contato com os respectivos responsáveis e possíveis prazos de resposta.
1. ATIVIDADES DE GESTÃO
1.1 COORDENAÇÃO DE CURSO
Coordenadora: Joana Pinto Wildhagen
E-mail: joana.wildhagen@icha.ufal.br / coordenacao.danl@ichca.ufal.br
Vice coordenadora: Kamilla Mesquita Oliveira
E-mail: kamilla.oliveira@ichca.ufal.br
Servidora Técnica em Assuntos Educacionais:Helena de Fátima Silva
E- mail: helena.silva@reitoria.ufal.br
1. Repasse de informações e documentos oficiais da Gestão Central sobre o COVID-19 e
demais assuntos de interesse da gestão do curso aos docentes.
2. Atualização, orientação e atendimentos a discentes a respeito das atividades
desenvolvidas durante o contingenciamento da COVID-19.
3. Abertura, despachos e acompanhamento de processos relativos ao Curso de Dança
Licenciatura.
4. Participação em reuniões, on-line, com Diretores das Unidades Acadêmicas, Próreitores, chefia de gabinete, Reitor da UFAL e o que mais for necessário.
5. Reuniões de Colegiado no formato de videoconferência.
6. Acompanhamento frequente das atividades remotas dos servidores técnicoadministrativos e coordenações de Graduação.
7. Atendimento remoto aos estudantes regulares, via e-mail para ajuste de matrícula.
OBSERVAÇÃO: Recomenda-se que os e-mails relacionados a assuntos da coordenação e
secretaria sejam enviados com cópia para a coordenadora Joana Pinto Wildhagen. PRAZO
DE RESPOSTA: 3 dias úteis.
1.2 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO
Coordenador: Noemi Mello Loureiro Lima
E-mail: noemi.lima@ichca.ufal.br
1. Atendimento remoto de dúvidas e solicitações.
2. Realização de encontros semanais à distância (on-line) entre coordenação e bolsistas para
organização de materiais de estudo para os editais Corpo Cênico.
3. Planejamento de ações on-line do Corpo Cênico.
OBS: PRAZO DE RESPOSTA: UMA SEMANA.
1.3 COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO.
Coordenador: Noemi Mello Loureiro Lima
E-mail: noemi.lima@ichca.ufal.br
1. Atendimento remoto de dúvidas e solicitações.
1.4 COORDENAÇÃO DE TCC
Coordenador: Isabelle Pitta Ramos Rocha
E-mail: isabelle.rocha@ichca.ufal.br
1. Recebimento de relatórios de orientação, carta de aceite e demais documentos sob
responsabilidade da Coordenação de TCC;
2. Fornecimento de declarações e outros documentos;
3. Atualização de informações no site do curso, quando necessário;
4. Encaminhamento das cartas de aceite para a coordenação do curso cadastrar dados de
orientadores/as, orientandos/as e títulos do trabalho no SIEWEB;
5. Atendimento à comunidade acadêmica, discentes e docentes;
6. Recomendação à comunidade acadêmica, discentes e docentes, da manutenção das
orientações de TCC on-line;
7. Esclarecimento de prazos para defesa, conclusões de TCC e novos
procedimentos frente à situação de distanciamento social;
1.5 COORDENAÇÃO DE MONITORIA
Coordenador: Isabelle Pitta Ramos Rocha
E-mail: isabelle.rocha@ichca.ufal.br
1. Divulgação do edital de seleção de monitoria 2020 (aguardando nova data).
2. Divulgação junto aos corpos docente e discente do Curso de Dança Licenciatura do
EDITAL n.º 18/2020 CHAMADA PÚBLICA DE EX-MONITORES DA UFAL Seleção de
Atividades Remotas propostas por ex-monitores da UFAL.
Prazo de resposta: dois dias úteis.
2. ATIVIDADES DE ENSINO
2.1 Os professores se encontram disponíveis para o desenvolvimento de atividades de Tutoria.
2.2 Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso por parte dos respectivos orientadores.
2.3 Realização e participação de defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso por
videoconferência, de acordo com as orientações contidas na Instrução Normativa nº 03/2020,
De 27 De Abril De 2020.
3. ATIVIDADES DE PESQUISA
3.1 Orientações dos Projetos de Iniciação Científica:
PROJETO: Obscuricenidades: Investigando as possíveis relações entre o Jogo e a Dança a
partir de um Processo Colaborativo de Criação
RESUMO: Essa pesquisa investiga o processo criativo Obscuricenidades – um dos
resultados cênicos desenvolvidos dentro do Programa de Extensão Corpo Cênico da
Universidade Federal de Alagoas -- propondo uma reflexão sobre a relação dos jogos nas
artes cênicas. O processo vivencial de construção colaborativa dessa criação cênica vem nos
instigando a investigar de maneira mais reflexiva o que já vem sendo experienciado na prática
– Como o estabelecimento de jogos e a improvisação em dança contribuem para o processo
de criação em artes cênica, e mais especificamente na arte da dança? Jogar, Improvisar e
Dançar por vezes se mesclam em uma mesma ação que gera e/ou potencializa a cena dançada
e nos motiva a investigar as especificidade e contaminações existentes entre esses elementos:
jogo; improviso e dança. Essa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa performativa ou
pesquisa guiada pela prática (HASEMAN,2006), haja visto que não há uma nítida separação
entre o objeto de estudo e a prática metodológica da pesquisa, já que as pesquisadoras se
colocam simultaneamente na vivência e observação do processo de criação que provoca e
embasa essa pesquisa.
ORIENTADORA: Profª. Kamilla Mesquita Oliveira
DISCENTES PESQUISADORES:
Angélica Maria Alves (Pesquisadora-Colaboradora)
Jeyssi Luiza Nascimento Santos (Bolsista FAPEAL)
PROJETO: Negrafia Nagô em Alagoas: a dança Xirê do Ylê de Pai Neto de Oxalá (de 2000
a 2019)
RESUMO: Mapeamento da dança Xirê dos Orixás, tendo como pano de fundo a cosmologia
do Nagô. A pesquisa de campo. de caráter autoetnográfico, é realizada pelo estudante Maciel
Ferreira de Lima, na casa Ylê Axé Inã Babá Oguian (Maceió-AL), de Nagô traçado com
Umbanda, tendo como dirigente o babalorixá Pedro de Oxalá. A investigação envolve, ainda,
entrevistas com este dirigente, a consulta a fontes bibliográficas e documentais sobre o Nagô
em Alagoas, tais como o acervo da Coleção Perseverança do Instituto Histórico e Geográfico
de Alagoas (IHGAL) e a Hemeroteca do Arquivo Público de Alagoas.
ORIENTADORA: Porfª. Joana Pinto Wildhagen
DISCENTES PESQUISADORES: Maciel Ferreira de Lima (bolsista PIBIC)
3. 2 Elaboração e submissão de novas propostas de projetos ao Edital de Iniciação Científica
2020-2021 / UFAL;
3.3 Participação em banca de comissão avaliadora dos Edital de Iniciação Científica 20202021 / UFAL ;
3.4 Elaboração de livros, e-books e artigos científicos;
3.5 Participação em bancas de defesa de mestrado e doutorado.
3.6 Participação em videoconferências promovidas por instituições de ensino e instituições
artísticas, em congressos on-line e em cursos de capacitação docente e técnica.
4. ATIVIDADES DE EXTENSÃO
Programa Corpo Cênico - Dança
Título do Projeto: CORPO-ARTE-CULTURA: POÉTICAS DAS DANÇAS
TRADICIONAIS DOS POVOS
Resumo: O projeto Corpo/Arte/Cultura: poéticas das Danças Tradicionais dos Povos se
caracteriza como uma nova proposta artística e pedagógica vinculada ao Programa Corpo
Cênico. Nessa terceira edição, o programa Corpo Cênico mantém-se voltado à formação
artística, pedagógica e técnica continuada de seus integrantes e à pesquisa, produção e difusão
anual das artes da cena (teatro, dança, circo, arte da performance, folguedos dramáticos
populares, entre outras). No contexto da Dança, o projeto se desenvolverá a partir de
investigação de possibilidades poéticas em dança apoiadas no tripé corpo-técnica-criação,
tendo como meio/produto investigativo o desenvolvimento de um processo colaborativo de
criação em dança, a partir de releituras das danças tradicionais dos povos. Os participantes do
projeto realizarão estudos teórico-práticos sobre as Danças das Tradições dos Povos, em uma
perspectiva multidisciplinar e contemporânea, através de pesquisas, de vivências e da criação
baseada nas diferentes culturas, favorecendo a aprendizagem e a interconexão harmoniosa
entre as tradições do mundo e as tradições locais. Os integrantes do referido Projeto serão
estimulados a pesquisar, a respeitar, aceitar e honrar as diversidades culturais.
Coordenação: Profª Me. Isabelle Pitta Ramos Rocha e Profª Me. Noemi Mello Loureiro
Lima
Discentes envolvidos no projeto:
Amanda Maria Gonçalves da Silva
Bruna Souza de Oliveira
Carlos Henrique dos Santos
Daniel Matias da Silva
Djamyson Olímpio da Silva
Fernando Matheus Campos da Silva de Britis
Ítalo Bruno de Vasconcelos Taliano
Ítalo David Fernandes Costa de Lima
Kemelly Clara Souza dos Santos
Maria do Amparo Alves do Nascimento
Maria Vera Lúcia Silva Rocha
Vitória Safi Ali Lima
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Plano de Atividades está sujeito a modificações, de modo a manter-se em consonância
com as normativas, planos e portarias do ICHCA, PROGRAD, PROPEP, PROEX e UFAL.
Dúvidas devem ser endereçadas às coordenações responsáveis pela área de interesse.