Seminário de Informação para a Saúde será realizado via canal do PPGCI/UFAL

O evento é organizado a partir da parceria do GT-11/ANCIB com o PPGCI/UFAL, o PPGCIN/UFSC e o PPGCI/UFC
Por Profa. Nelma Camêlo de Araujo - PPGCI/UFAL
02/05/2022 08h44 - Atualizado em 02/05/2022 às 10h26
Créditos: Sinsaude2022.

Créditos: Sinsaude2022.

O GT 11 - Informação & Saúde da Associação da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB) cujas pesquisas contemplam, dentre outras temáticas, estudos das teorias, métodos, estruturas, processos informacionais, em diferentes contextos da saúde e sociedade, estará realizando, no dia 17 de maio do corrente ano, no horário das 8h30min às 17h, o I Seminário de Informação para a saúde (I SINSAUDE).O evento é em formato remoto, gratuito e aberto ao público no canal https://youtub@PPGCIufal.

As inscrições são realizadas no formulário eletrônico https://doity.com.br/I-Seminario-de-informação-para-saude. O I SINSAUDE é organizado pelo PPGCI/UFAL, PPGCIN/UFSC, ICHCA/UFAL, GT-11, ANCIB, PPGCI/UFC e GPRI/UFC-CNPq.

Os participantes do evento terão a oportunidade de conferir palestras cujas temáticas englobam interdisciplinaridade entre Ciências da Informação e Ciências da Saúde, informação e terminologia em saúde, telemedicina e telessaúde, LGPD em saúde, comunicação em saúde, privacidade dos dados em saúde, registro e recuperação de informação em saúde, promoção em saúde terminologia em saúde.

A programação do seminário começa às 8h30min. A abertura dos trabalhos pela manhã será realizada pela Professora Dra. Nelma Camelo de Araújo (PPGCI/UFAL). A palestra de abertura, será proferida pela Professora Maria Nélida González de Gómez (PPGCI/IBICT), cuja temática versará sobre Interdisciplinaridade da Ciência da Informação e Ciências da Saúde. Em seguida, a Professora Marli Dias de Souza Pinto (UFSC) refletirá sobre Sustentabilidade Informacional para a saúde. Às 11h, a Bibliotecária Ma. Maria Isabel Fernandes Calheiros (UFAL) abordará o AGHUx ferramenta de informação para comunicação em saúde, em continuidade o Professor Patryck Ramos Martins (PPGCIN/UFSC) mostrará Um modelo de blockchain para a privacidade dos dados na saúde 4.0. As   13h30min. A abertura dos trabalhos da tarde será com a Professora Dra. Eliana Maria dos Santos Bahia (UFSC). Na sequência, o Professor Douglas Dyllon Jeronimo de Macedo (UFSC) discorrerá sobre Aplicações de serviços no sistema de telemedicina e telessaúde. Prosseguindo com a programação, a Professora Lenora de Beaurepaire da Silva Schwaitzer (UFES) discutirá sobre Aplicabilidade da LGPD nos SAMEs. Às 16h, o mestrando Luiz Tenório Filho (PPGCI/UFAL) discursará sobre Registro, Integração e recuperação da informação das bases SISAB e e-SUS-AB e, dando continuidade, a bibliotecária Ma. Daniela Capri (PPGCIN/UFSC) tratará sobre a Promoção da saúde na Rede Municipal de Florianópolis e o bibliotecário escolar: uma proposição de parceria.

Às 17h, teremos a palestra de encerramento, que será proferida pelo Professor Mário Barité (UDELAR- Uruguay), que trará as questões sobre Información y terminologia: lecciones aprendidas en la pandemia.

Para maiores informações, por favor, entre no nosso instagram @sinssaude2022.

GT 11 - Informação & Saúde

A ANCIB mantém 12 grupos de trabalhos que têm como finalidade organizar e realizar anualmente o Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). O GT 1,1 organizador do I SINSAUDE, é atualmente coordenado pela Professora Dra. Nelma de Araujo (PPGCI/UFAL) e pela Professora Dra. Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho (PPGCIN/UFSC).