Tese apresenta a perspectiva de publicação de livros em formato digital pelas editoras universitárias na América Latina
Defesa de Tese da Profa. Robéria de Lourdes de Vasconcelos de Andrade
- Atualizado em
No dia 14 de fevereiro, a Professora do Curso de Biblioteconomia/UFAL Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade defendeu a tese intitulada "Perspectivas da publicação de livros em formato digital pelas editoras universitárias na América Latina" junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).
A Banca Examinadora foi composta pelos docentes: Prof. Dr. Wagner Junqueira de Araújo (PPGCI/UFPB - orientador); Prof. Dr. Henry Pôncio Cruz de Oliveira (PPGCI/UFPB); Profa. Dra. Izabel França de Lima (PPGCI/UFPB); Profa. Dra. Luciana Ferreira da Costa (PPGAV UFPB/UFPE) e; Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araujo (PPGCI/UFAL).
Resumo:
O uso das tecnologias da informação e comunicação bem como o movimento de acesso aberto estimulam a ampliação dos artefatos informacionais e do acesso a eles. A utilização de ferramentas para auxiliar o processo editorial geram mudanças na elaboração da estrutura do livro, que passa a poder ser disponibilizado apenas no universo digital, não mais precisando passar pelo processo de impressão e distribuição física, o que possibilita uma ampliação da produção e da divulgação científica. Diante desse contexto, o objetivo da pesquisa foi investigar a perspectiva da publicação de livros em formato digital e seus processos nas editoras universitárias na América Latina. A pesquisa é de natureza descritiva e exploratória, com uma abordagem quali-quantitativa ancorada no método de cenários prospectivos de Michel Godet. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: uma amostra constituída apenas das editoras universitárias brasileiras filiadas à ABEU e, em seguida, foram incluídas as editoras universitárias da América Latina filiadas à EULAC. Os instrumentos de coleta dos dados utilizados foram: a análise documental dos sites das editoras e o uso do questionário online composto de duas partes. Na fase de análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo e análise das variáveis, com suporte nos princípios e ferramentas da metodologia de cenários de Michel Godet, sendo o software MICMAC para análise estrutural, o MACTOR para análise das estratégias dos atores e o MORPHOL para análise morfológica. Como resultado, afere-se que as editoras universitárias públicas brasileiras estão publicando em formato digital, mesmo que a adoção de novos formatos ainda seja lenta e que 89% das editoras universitárias da América Latina publicam em formato digital. Foram pontuadas pelas editoras algumas barreiras para a expansão do livro digital como a financeira e a falta de equipe especializada. Dos resultados gerados com o uso dos softwares dentre as dez variáveis e atores analisados oito variáveis e cinco atores foram indicados como muito influentes. A análise morfológica possibilitou descrever quatro cenários prospectivos, sendo todos eles favoráveis ao desenvolvimento do mercado editorial acadêmico. Conclui-se que, apesar do perfil moderado dessas editoras, há uma ascensão da publicação em formato digital e da disponibilização das obras em acesso aberto por parte das editoras universitárias da América Latina.
Palavras-chave: Livro Digital. Editoras Universitárias-América Latina. Cenários Prospectivos.