Self-Assessment Policy: four-year period 2025-2028
POLÍTICA DE AUTOAVALIAÇÃO - QUADRIÊNIO 2025-2028.pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
POLÍTICA DE AUTOAVALIAÇÃO
Quadriênio 2025-2028
MACEIÓ
2024
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
REITORIA
JOSEALDO TONHOLO
VICE-REITORIA
ELIANE APARECIDA HOLANDA CAVALCANTI
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
IRAILDES PEREIRA ASSUNÇÃO
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO
WALTER MATIAS DE LIMA
DIRETORIA DO ICHCA
SANDRA NUNES LEITE
VICE-DIREITORIA DO ICHCA
MARCOS DOS SANTOS MOREIRA
COORDENAÇÃO DO PPGCI
FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
VICE-COORDENAÇÃO DO PPGCI
NELMA CAMÊLO DE ARAÚJO
EQUIPE DE ELABORAÇÃO
FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
NELMA CAMÊLO DE ARAUJO
RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
EQUIPE DE ATUALIZAÇÃO
EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
NELMA CAMÊLO DE ARAUJO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
POLÍTICA DE AUTOAVALIAÇÃO
Quadriênio 2025-2028
MACEIÓ
2024
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
MANTENEDORA: Ministério da Educação
CREDENCIADORA: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
ÁREA DE AVALIAÇÃO: Comunicação, Informação Museologia (31)
ÁREA BÁSICA: Ciência da Informação (60700009)
MANTIDA: Universidade Federal de Alagoas
PROGRAMA: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
CÓDIGO: 26001012171P2
CURSO: Mestrado em Ciência da Informação
CÓDIGO: 26001012171M2
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Informação, Tecnologia e Inovação
LINHAS DE PESQUISA:
Produção, Mediação e Gestão da Informação
Informação, Comunicação e Processos Tecnológicos
INSTRUMENTO DE RECONHECIMENTO: Portaria n° 486, de 14 de maio de 2020, publicada
no Diário Oficial da União, Seção 1, n° 93, segunda-feira, 18 de maio de 2020
COLEGIADO DE CURSO
Representantes Docentes Titulares
Prof. Dr. Edivanio Duarte de Souza
Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota
Profa. Dra. Magnólia Rejane Andrade dos Santos
Profa. Dra. Nelma Camêlo de Araujo
Prof. Dr. Willian Lima Melo
Representantes Docentes Suplentes
Profa. Dra. Maria Lívia Pachêco de Oliveira
Profa. Dra. Guilhermina de Melo Terra
Profa. Dra. Priscila Muniz de Medeiros
Prof. Dr. Andrew Beheregarai Finger
Prof. Dr. Marcos Aparecido Rodrigues do Prado
Representante do Corpo Técnico-Administrativo
Titular: Dario Albuquerque Lima
Suplente: Pedro Manoel da Silva
Representante do Corpo Discente
Titular: Mônica Cristiane Cabral Neri
Suplente: Letícia Crisóstomo dos Santos
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
CAA
Comissão de Autoavaliação
CAPES
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
IES
Instituições de Ensino Superior
PDI
Plano de Desenvolvimento Institucional
PNPG
Plano Nacional de Pós-Graduação
PPGCI
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
PROPEP
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
SNPG
Sistema Nacional de Pós-Graduação
UFAL
Universidade Federal de Alagoas
SUMÁRIO
1
APRESENTAÇÃO ..................................................................................................
6
2
AUTOAVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO DA CAPES ..
10
3
RESPONSABILIDADE PELA AUTOAVALIAÇÃO .......................................................
12
4
DOMÍNIO DE AUTOAVALIAÇÃO ...........................................................................
14
5
INSTRUMENTOS DE AUTOAVALIAÇÃO .................................................................
16
6
CRITÉRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO ..........................................................................
18
REFERÊNCIAS .......................................................................................................
19
APÊNDICE A — INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — COORDENADOR .............
21
APÊNDICE B — INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO – DOCENTES .......................
24
APÊNDICE C — INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — DISCENTES .....................
27
APÊNDICE D — INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — EGRESSOS ......................
30
Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
1 APRESENTAÇÃO
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de
Alagoas (PPGCI/UFAL), implantado em 2019 e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nos termos da Portaria nº 486, de 14 de maio
de 2020, do Ministério da Educação (Brasil, 2020), oferta Mestrado Acadêmico com a missão
de promover a qualificação de pesquisadores oriundos de diferentes campos do conhecimento, na área de concentração, Informação, Tecnologia e Inovação.
A visão do Programa é tornar-se referência, nos cenários local, regional, nacional e
transnacional, na qualificação de pesquisadores, na referida área de concentração.
O Programa atua com base nos seguintes valores:
•
compromisso com princípios democráticos, éticos e morais, nas atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão;
•
empenho com a manutenção, a ampliação e a qualificação do Sistema Nacional
de Pós-Graduação (SNPG), especialmente, com a Área de Avaliação 31, Comunicação, Informação e Museologia, e com a Área Básica, Ciência da Informação;
•
engajamento com o desenvolvimento social, político, econômico e cultural da
comunidade acadêmica da Ciência da Informação, especificamente, dos seus respectivos discentes, docentes, egressos e técnico-administrativos;
•
responsabilidade com o desenvolvimento técnico-científico sustentável, sobretudo, nos domínios das pesquisas e dos produtos delas decorrentes;
•
fundamento nas boas práticas de pesquisa, contemplando integridade, reputação
e retratação, na produção, na comunicação e na divulgação da Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I).
Tomando como base esses valores, esperam-se, como resultados, os seguintes valores gerados:
•
docentes atuantes nas atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão;
•
discentes atuantes nas atividades de ensino (estágio docente), pesquisa, extensão, inovação e gestão (representação colegiada);
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6
Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
•
egressos qualificados em alto padrão, na área estratégica de Informação, Tecnologia e Inovação, adequados às demandas sociais, sobretudo, locais, regionais e
nacionais;
•
produção intelectual (bibliográfica, técnica e tecnológica, e artística), de discentes, docentes e egressos, com elevado índice de qualidade;
•
colaboração com outros programas de pós-graduação, notadamente, com aqueles da área básica da Ciência da Informação, que atuam em áreas de concentração distintas, porém, afins;
•
resolução, em última análise, de problemas concretos apresentados pelos diversos setores sociais, no domínio da área estratégica, Informação, Tecnologia e Inovação, especialmente, locais, regionais e nacionais.
O Programa tem, com efeito, o objetivo geral de qualificar, em alto nível, discentes
para o desenvolvimento de atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de inovação no
campo complexo e dinâmico da articulação entre Informação, Tecnologia e Inovação.
O programa tem os seguintes objetivos específicos:
•
proporcionar o aprimoramento no campo da informação, visando oferecer ao
discente elevado padrão técnico, científico e profissional;
•
desenvolver um ambiente de incentivo à produção de conhecimento em Informação, Tecnologia e Inovação, a partir da integração entre ensino, pesquisa, extensão e gestão;
•
formar recursos humanos que atendam às exigências de qualificação e de expansão do ensino superior, da profissionalização e da pesquisa em Informação, Tecnologia e Inovação.
A fim de acompanhar o desempenho dessa missão e desses objetivos, o Programa
precisa realizar autoavaliações que demonstrem os avanços, as lacunas e as possibilidades
de ajustes, com o intuito de melhor atender às expectativas e às demandas em torno das
atividades desenvolvidas. Com efeito, o presente documento tem, por objetivo, sistematizar
a Política de Autoavaliação do PPGCI/UFAL. Ocorre que, desde a sua criação, no ano de
2019, e funcionamento de sua primeira turma, o Programa previa, como parte da política de
acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da Universidade, avaliar o desempenho
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
dos docentes, dos discente e dos egressos, bem como a relação com os egressos e com os
membros externos, além de outros elementos que caracterizam a sua dinâmica. Com esse
intuito, em 2020, foi sistematizada a Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024, com
a finalidade de estabelecer regularidade, sistematicidade e comparabilidade na coleta, na
análise e na publicação dos resultados do processo autoavaliativo.
Esta política visa, a um só tempo, ao atendimento às sugestões de aprimoramento do
modelo de avaliação da pós-graduação (Brasil, 2018); às exigências constantes no “Documento da Área 31 Comunicação e Informação” da CAPES (Brasil, 2019a); ao documento do
Grupo de Trabalho sobre autoavaliação como elemento da nova abordagem da CAPES (Brasil, 2019b) e do alinhamento do Planejamento Estratégico e Plano de Ação: quadrienal 20252028 (UFAL, 2024); ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2024 (UFAL, 2019),
de modo amplo, e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) da UFAL; e ao que
estabelecem os artigos 23 e 24 do Regimento Interno do Programa (UFAL, 2023).
Além do que foi realizado nos dois primeiros anos de funcionamento do Programa,
(2019-2020), que fez parte da quadrienal passada (2017-2020), na primeira quadrienal completa (2021-2024), o processo de autoavaliação contemplou as quatro etapas estabelecidas
pelo Documento de Área (Brasil, 2019a), a saber, a preparação, a implementação, a divulgação e os usos dos resultados, e a meta-avaliação. O Programa constituiu uma Comissão de
Autoavaliação para planejar a autoavaliação e para elaborar uma política destinada à sistematização de etapas, de procedimentos, de análise, de organização e de divulgação de resultados, nos termos do artigo 23, § 2º, do Regimento Interno (UFAL, 2023).
Em atendimento a esta demanda, a Comissão de Autoavaliação (CAA) do PPGCI/UFAL
elaborou a primeira versão da Política destinada ao quadriênio 2021-2024, que foi apreciada
e aperfeiçoada pelo colegiado do Programa. Ressalta-se que um documento formal de política de avaliação desta natureza se justifica por seu caráter: (a) administrativo, com finalidade de garantir continuidade dos critérios de avaliação na busca pela excelência acadêmica e
social da pós-graduação; (b) relações públicas, para promover visibilidade e para tornar o
programa aprazível aos olhos da comunidade; e (c) político, ao proporcionar um instrumento
para resistência ou para gerenciamento dos conflitos e das pressões em torno da atuação do
programa.
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
Ao final dessa quadrienal (2021-2024), tomando como base o processo de autoavaliação, sobretudo, a meta-avaliação, o Programa realizou alguns ajustes propondo atualização
da Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028, que, além do estabelecido no documento anterior, procurou acompanhar a evolução e a consolidação do Programa, considerando os pontos fortes e os pontos fracos identificados na avaliação e na autoavaliação da
quadrienal passada. É importante destacar aqui que, na Avaliação Quadrienal 2017-2020, o
Programa obteve bons resultados, com apontamento de alguns pontos pela Comissão de
Avaliação, que podem ser melhorados. Com efeito, a Comissão de Avaliação atribuiu ao
PPGCI/UFAL os conceitos Muito Bom (1 – Programa), Bom (2 – Formação) e Bom (3 – Impacto na Sociedade) (Brasil, 2022), que correspondem, nos termos da Portaria da CAPES nº 122,
de 5 de agosto de 2021, à nota 4 (Brasil, 2021).
Neste contexto, há o reconhecimento, por parte da Comissão de Avaliação (20172020), da qualidade do processo e da Política de Autoavaliação (2021-2024) do Programa, ao
considerar “1.4. Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa,
com foco na formação discente e produção intelectual (Peso 10.0) = Muito Bom”. (Brasil,
2022). Com efeito, tomando como base esses resultado, considerou-se a oportunidade de
realizar pequenos ajustes nos instrumentos de autoavaliação, conforme necessidades identificadas na meta-avaliação.
Assim como a versão anterior, a presente política se encontra organizada em seis seções: na primeira, é situado o processo de autoavaliação no contexto estruturante do PPGCI/UFAL; na segunda, é realizada uma breve reflexão sobre alguns aspectos que caracterizaram a política de avaliação da CAPES, contextualizando a autoavaliação no seu processo avaliativo; na terceira, discorre-se sobre as responsabilidades pela autoavaliação; na quarta, o
domínio desta; na quinta, são apresentados os instrumentos de autoavaliação a serem utilizados; e, na sexta, estão os critérios de autoavaliação.
Além dessas seções, o documento é composto pelas referências utilizadas no embasamento da proposta, e pelos os apêndices compostos por quatro instrumentos autoavaliativos destinados ao coordenador, aos docentes, aos discentes e aos egressos do Programa.
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
2 AUTOAVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO DA CAPES
A avaliação da pós-graduação stricto sensu, no Brasil, é uma atribuição do governo
federal, sendo realizada de maneira sistemática, desde 1976, por intermédio da CAPES.
Embora, assim como todo processo avaliativo, tenha recebido questionamentos e críticas por parte de comunidades científicas de diversas áreas do conhecimento quanto aos
seus efeitos nos rumos da pós-graduação no país, trata-se de um processo consolidado e
reconhecido internacionalmente, que contempla todas as Instituições de Ensino Superior
(IES) do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
Ao longo de seu desenvolvimento e de sua aplicação, percebe-se que, nos anos de
1990, o modelo de avaliação passa por profundas alterações, sendo implantada a sistemática da Avaliação Trienal de Programas. A avaliação, até então praticada, que estava centrada
na formação de professores, passa a enfatizar a pesquisa e a produção do conhecimento
(Indjaian, 2014).
Para Leite et al. (2020, p. 340), a educação é um dever do Estado Brasileiro e, por
conseguinte, cabe a este assegurar sua qualidade, fazendo com que avaliação e regulação,
por vezes, misturem-se e obtenham resultado em “[...] processos avaliativos em larga escala
que, na busca por objetivação, perdem, por outro lado, no levantamento das especificidades
de cada caso e na participação dos atores locais.”.
Os autores destacam ainda que, só mais recentemente, foi observado pela CAPES, no
nível da pós-graduação, que era necessário “[...] considerar a participação do avaliado no
processo avaliativo. Isto porque a avaliação, ao ser compartilhada, começa a fazer sentido
para as pessoas [...]” (Leite et al., 2020, p. 340), o que marca a inserção do tema da autoavaliação dos programas de pós-graduação como componente da avaliação dessa instituição.
Na educação superior, o processo autoavaliativo é definido e autogerido pela comunidade acadêmica, que tem a titularidade da avaliação e decide o foco e os objetivos desta.
A reflexão sobre os resultados obtidos “[...] é central ao processo e leva em conta a correção
de trajetórias e de futuros projetados. É uma forma de avaliação que exige tempo, recursos
e dedicação.” (Leite et al., 2020, p. 342). É fato que:
A autoanálise feita pela comunidade a partir da organização dos dados que lhe interessam, colocados em compartimentos por ela definidos, se sustenta em princíPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
pios éticos permeados pela negociação que pode ser oriunda de uma etapa de sensibilização na qual são estudados os valores e entraves de um processo avaliativo
autogerido. Certamente terá mais sucesso quando for regida pela colaboração entre os atores respeitando sua individualidade e direitos à privacidade, prevenindo
punições morais ou ameaças à integridade dos sujeitos participantes dos processos. (Leite et al., 2020, p. 342).
Nesse novo rumo da agenda CAPES, a ‘avaliação da autoavaliação’ é um item da nova
Ficha de Avaliação, considerado um componente do Quesito “Programa”, dando peso ao
referido Quesito, mas com o foco mudado, como consta no Relatório do Grupo de Trabalho
da Autoavaliação:
11
O ponto crucial da sistemática da avaliação aqui proposta é a mudança do foco do
processo avaliativo: ao invés da CAPES receber os resultados da autoavaliação realizada pelos programas, a Agência deverá acompanhar como os programas de pósgraduação estão conduzindo suas autoavaliações. Desta maneira, cada programa
poderá propor um delineamento de autoavaliação apto a captar aspectos pertinentes a sua missão e seus objetivos, incluindo aqueles relativos à sua inserção no contexto social/internacional e a suas escolhas científicas específicas. Trata-se, na prática, de colocar em ação o elementar processo de detectar pontos fortes e potencialidades, tanto quanto discriminar pontos fracos dos programas e prever oportunidades e metas. (Brasil, 2018, p. 4).
Para Leite et al. (2020, p. 343), na prática, a autoavaliação da pós-graduação implica
“[...] colocar em ação o elementar processo de detectar pontos fortes e potencialidades,
tanto quanto discriminar pontos fracos dos programas e prever oportunidades e metas de
futuro.”. Ainda segundo os autores, trata-se de “[...] estabelecer estas metas com clareza e
de forma tanto quanto possível participada para que todos ou a maior parte da comunidade
acadêmica se perceba representada.” (Leite et al., 2020, p. 343).
Então, resta claro que, aliada a um planejamento estratégico e a um plano de ação
que tenham como referências a missão, a visão, os valores e os objetivos do Programa, a
autoavaliação se mostra como processo indispensável para o planejamento, a implementação e o desenvolvimento do conjunto de atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa, à
extensão, à inovação e à gestão do Programa.
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
3 RESPONSABILIDADE PELA AUTOAVALIAÇÃO
A avaliação pode ser considerada um poderoso instrumento de mudança e o consegue ser, quando passa a não ser visto como ameaça, mas como um incentivo, para que as
ações propostas cumpram padrões mínimos de qualidade. De acordo com Pisco (2006, p.
566), a finalidade de políticas de avaliação e de melhoria da qualidade não pode ser apenas
demonstrar os problemas e, complementarmente, propor soluções para os problemas detectados, “[...] mas produzir mudanças apropriadas que conduzam à melhoria de qualidade
[...]”, ou seja, “O objetivo não é outro senão a identificação, avaliação e correção de situações potencialmente melhoráveis.” (Pisco, 2006, p. 566).
No contexto de uma política institucional de autoavaliação da pós-graduação, avaliar
é mais que medir, monitorar e periciar, é também uma forma de participação da construção
e do aperfeiçoamento dos programas, sendo uma oportunidade de os diferentes atores envolvidos no processo, sobretudo, discentes, docentes e egressos, participarem da configuração de excelência que se projeta para seu respectivo programa, sendo, ao mesmo tempo,
um processo de aprendizagem e de controle social.
O corpo docente e o corpo discente, bem como os técnicos-administrativos e os
egressos podem ser considerados os protagonistas da autoavaliação, podendo haver atores
externos, a exemplo de empregadores, especialistas, ou parceiros da comunidade acadêmica. De acordo com Leite et al. (2020, p. 342), “O protagonismo dos atores na autoavaliação
contribui para relativizar posições e para assumir um espaço próprio de articulações com
vistas ao bem comum.”.
Dessa forma, é necessário estimular uma cultura de avaliação que reflita o envolvimento e o comprometimento de todos. Não se pode perde de vista que, de acordo com Takeda e com Talbot (2006, p. 569), “Avaliar é uma responsabilidade e as instituições não podem se furtar de exercê-la. Institucionalizar a avaliação significa incorporá-la ao sistema
[...]”.
Para tornar a autoavaliação uma cultura participativa e para incorporá-la como prática contínua envolvendo os membros internos e interessados externos ao programa, a partir
da leitura técnica de Documentos de Área (Brasil, 2019a), do PDI 2019-2024 (UFAL, 2019) e
seguindo as diretrizes estabelecidas pela CAPES quando da autoavaliação (Brasil, 2019b), o
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
PPGCI/UFAL confere a uma comissão representativa de sua comunidade (como critério de
escolha de seus membros), a responsabilidade de sua aplicação e de seu acompanhamento.
Trata-se da Comissão de Autoavaliação do PPGCI/UFAL, que deve funcionar com a seguinte
conformação:
•
Um(a) coordenador(a) da comissão (Docente e coordenador da comissão);
•
Um(a) docente interno ao programa (Docente);
•
Um(a) docente externo ao programa (Docente externo ao PPGCI/UFAL);
•
Um técnico-administrativo do programa (Técnico-Administrativo);
•
Um(a) representante discente do programa (Discente);
•
Um(a) representante egresso do programa (Discente egresso).
A Comissão de Autoavaliação é responsável pelo planejamento, pela execução e pela
gestão dos procedimentos, dos mecanismos, dos instrumentos e dos resultados que compõem todo o processo avaliativo no âmbito do Programa.
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
4 DOMÍNIO DE AUTOAVALIAÇÃO
Na realização do planejamento estratégico para o próximo quadriênio (2025-2028), o
PPGCI/UFAL deve considerar seu compromisso de buscar estratégias que permitam a definição de elementos curriculares que atendam às exigências de qualificação e de expansão do
ensino superior, da profissionalização e da pesquisa em Informação, Tecnologia e Inovação.
Somado a isto, o Programa deve promover um ambiente de incentivo à produção de conhecimento neste domínio de estudos e pesquisas, tomando como base a integração entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão.
A avaliação desempenha um importante papel para a concretização dessas pretensões, sobretudo, advinda da perspectiva de autoanálise. Na proposta de aprimoramento do
modelo de avaliação da pós-graduação apresentada pela Comissão Nacional de Acompanhamento da Política Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020 (Brasil, 2018), a CAPES
menciona a autoavaliação como aspecto fundamental do processo avaliativo dos programas
de pós-graduação no país.
A recomendação é de que a autoavaliação tenha caráter regular, que seus resultados
sejam sistematicamente discutidos e que a qualidade do seu processo seja alvo de avaliações externas a serem realizadas pelas comissões de visita. Importa também que “[...] o processo auto avaliativo seja amplamente institucionalizado e possa expressar, como política
institucional, independência e qualificação da própria avaliação da CAPES, do qual deve ser
parte integrante.” (Brasil, 2018, p. 19).
Trata-se de procurar acompanhar o desenvolvimento do Programa a partir de suas
condições e de suas perspectivas de funcionamento. Assim, o domínio da autoavaliação está
centrado nas dimensões de infraestrutura do programa; de formação discente e de atuação
do egresso; de produção intelectual; de impacto na sociedade. Cada uma dessas dimensões
possui especificidades e aspectos a serem observados no processo de autoavaliação.
A infraestrutura do programa, por exemplo, envolve, entre outras questões, aspectos
da estrutura física, como equipamentos, recursos técnicos e financeiros. A dimensão da formação discente e a atuação do egresso relacionam-se à análise e à compreensão dos perfis
de formação com base em composições disciplinares, bem como outras atividades dessa
formação, como o estágio de docência orientada, o desenvolvimento de dissertações, bem
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
como a participação em projetos de pesquisa do discente ou do egresso. Para este último, é
importante levantar dados, por exemplo, que demonstram a continuidade da qualificação e
da colocação no mercado de trabalho.
A produção intelectual (bibliográfica, técnica e tecnológica, e artística) refere-se às
produções e/ou publicações qualificadas desenvolvidas no Programa pelo corpo docente e
pelo corpo discente, além daquelas realizadas pelos egressos. A dimensão do impacto na
sociedade, por sua vez, envolve a análise da visibilidade do Programa, bem como a compreensão dos seus impactos, seja estes de natureza discursiva ou de natureza prática, em domínios diversos, tais como social, educacional, tecnológico, econômico e cultural, entre outros.
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
5 INSTRUMENTOS DE AUTOAVALIAÇÃO
A autoavaliação deve ser realizada através de processos participativos, baseados em
diversas estratégias, em técnicas e em instrumentos, gerando relatórios analíticos que apontam potencialidades e fragilidades do programa e que revelam políticas e ações de correção
e de consolidação (Brasil, 2018), e, para que isso ocorra, ressalta-se a importância dos processos de planejamento e de avaliação dos Programas de Pós-Graduação (Brasil, 2019) com
clareza em torno dos procedimentos de coleta e de análise de dados, e do público-alvo.
Cabe a cada programa de pós-graduação a tarefa de elaborar, de disponibilizar e de
gerenciar instrumentos capazes de auxiliar na sua gestão e assim atender tanto aos órgãos
reguladores e financiadores, quanto à demanda e à especificidade interna de cada curso,
com o intuito de promover o aperfeiçoamento contínuo. Tendo como domínio da autoavaliação a infraestrutura do programa, a formação discente e a atuação do egresso, a produção
intelectual e o impacto na sociedade, os instrumentos a serem empregados devem garantir
a melhor compreensão dessas dimensões, tornando possível acompanhar o desempenho do
programa, bem como contribuir para a reflexão de ações tomadas e para o planejamento
das ações futuras.
A partir dessas considerações, compreende-se a necessidade de utilização de três
grupos de instrumentos de coleta de dados da autoavaliação: (a) acompanhamento e análise
documental de relatórios de atividades gerados no sistema acadêmico; (b) acompanhamento e análises dos currículos dos discentes, dos docentes e dos egressos; e c) aplicação de
questionários com o público-alvo (coordenador, docentes, discentes e egressos) de cada
dimensão a ser avaliada. Os instrumentos indicados nessa proposta de autoavaliação são
apresentados nos anexos desta Política, a saber:
•
Instrumento de Autoavaliação — Coordenador (Apêndice A);
•
Instrumento de Autoavaliação — Docentes (Apêndice B);
•
Instrumento de Autoavaliação — Discentes (Apêndice C);
•
Instrumento de Autoavaliação — Egressos (Apêndice D).
Os instrumentos presentes nos apêndices desta Política constam de questões elaboradas a partir do emprego da Escala Likert, em que, para cada aspecto questionado, resguardadas as especificidades de cada grupo, deve ser atribuída uma nota entre 1 e 5, em
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16
Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
uma escala conceitual que varia entre péssimo, ruim, regular, bom e ótimo, sendo 1 equivalente a péssimo e 5, a ótimo. Vale ressaltar que, além desses instrumentos apresentados,
outros serão elaborados e adicionados à Política no domínio das especificidades de determinados processos e ações do Programa, como em disciplinas, eventos técnico-científicos e
projetos de pesquisa, entre outros.
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
6 CRITÉRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO
A autoavaliação do PPGCI/UFAL seguirá critérios tanto quantitativos, como qualitativos, por considerar ambos como indispensáveis à manutenção da qualidade, tais como as o
contexto histórico (condições, possiblidades e perspectivas), as especificidades e o impacto
do Programa. Resguardadas as especificidades de cada grupo (coordenador, docentes, discentes e egressos) e explorando o método de verificação das escalas das respostas a cada
bloco de questões, os critérios e seus indicadores foram classificados em sete dimensões,
que permitem a análise dos resultados por áreas de avaliação, sendo estas:
•
Perfil;
•
Atuação e Integração;
•
Proposta do Programa: Planejamento Pedagógico;
•
Proposta do Programa: Planejamento Administrativo;
•
Infraestrutura;
•
Impacto na Sociedade;
•
Produção Técnica e Científica.
A definição dos critérios de avaliação e a escala adotada seguem uma perspectiva de
modalidade associativa, que considera a importância da escolha de indicadores que possam
propiciar um diagnóstico de todo o Programa. Assim, conforme desempenho de determinados aspectos cujos indicadores registram pontos na escala entre 1 e 3 (péssimo a regular),
por exemplo, indicar-se-ão prioridades na revisão de processos e de procedimentos de melhoria.
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Documento de Área: área 31 Comunicação e Informação. Brasília, 2019a, 20
p. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/comunicacao-pdf.
Acesso em: 15 nov. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino
Superior - CAPES. Ficha de Avaliação [do PPGCI/UFAL 2019-2020] – Comunicação e Informação. Brasília, DF, 2022. 10p.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. GT sobre a autoavaliação de programas de pós-graduação. 2019b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-autoavaliacaode-programas-de-pos-graduacaopdf#:~:text=Na%20vis%C3%A3o%20do%20GT%2C%20a,dando%20peso%20ao%20referido%
20Quesito. Acesso em: 15 nov. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino
Superior. Portaria nº 122, de 5 de agosto de 2021. Consolida os parâmetros e os procedimentos gerais da Avaliação Quadrienal de Permanência da pós-graduação stricto sensu no
Brasil. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://cad.capes.gov.br/ato-administrativodetalhar?idAtoAdmElastic=6742. Acesso: 15 nov. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Proposta de Aprimoramento do Modelo de Avaliação da PG: documento
final da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/2018-pnpg-cs-avaliacaofinal-10-10-18-cs-final-17-55-pdf. Acesso em: 15 nov. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Proposta de Aprimoramento da Avaliação da Pós-Graduação Brasileira para
o Quadriênio 2021-2024 – Modelo Multidimensional: relatório 2019. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/25052020-relatorio-final2019-comissao-pnpg-pdf. Acesso em: 15 nov. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 486, de 14 de maio de 2020. Reconhece cursos
de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), acadêmicos e profissionais, recomendados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior - CTC-ES da Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, em sua 179ª Reunião, realizada de
26 a 28 de setembro de 2018. Brasília, DF, 2020. Disponível em:
https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-486-de-14-de-maio-de-2020-257195108.
Acesso em: 15 nov. 2024.
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
INDJAIAN, M. L. Avaliação na Pós-Graduação Stricto Sensu: reflexões sobre a sua prática no
Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: FORMAÇÃO E CONHECIMENTO. Sorocaba, SP: UNISO, 2014. Anais [...], Sorocaba, SP: UNISO, 2014. p. 1-11.
LEITE, Denise et al. A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo
avaliativo CAPES. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 25, n. 2, p. 339-353, ago. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/whfJzmNx7Vgpcr7c6Zj5kXz/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 15 nov. 2024.
PISCO, L. A. A avaliação como instrumento de mudança. Ciência & Saúde Coletiva [online]. v.
11, n. 3, p. 566-568, 2006. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/csc/a/6YJQScQ79XmGKq4TLf7FTpn/?format=pdf&lang=pt. Acesso
em: 15 nov. 2024.
SOARES, G. F. Sistema de autoavaliação aplicado a programas de mestrado em rede. 141 f.
Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Faculdade de Ciências e Tecnologia,
Universidade Federal de Goiás. Goiânia, p.141. 2018. Disponível em:
https://repositorio.bc.ufg.br/tedeserver/api/core/bitstreams/9e3b8e8c-a763-45df-9f08ced7c43fe63a/content. Acesso em: 15 nov. 2024.
TAKEDA, S.; TALBOT, Y. Avaliar, uma responsabilidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 11, n. 3,
p.564-576, 2006. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2006.v11n3/569-571.
Acesso em: 15 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes.
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Planejamento Estratégico e Plano
de Ação: quadrienal 2025-2028. Maceió: PPGCI, 2024. Disponível em:
https://ichca.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ciencia-dainformacao/documentos/planejamento-estrategico-e-plano-de-acao-quadrienio-20252028.pdf/view. Acesso em: 15 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes.
Regimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação: mestrado acadêmico. Maceió: PPGCI, 2023. Disponível em: https://ichca.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/cienciada-informacao/documentos/normas-e-procedimentos/regimento-interno-do-ppgciufal.pdf/view. Acesso em: 15 nov. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (20192024). Maceió: UFAL, jun. 2019. https://pdi.ufal.br/documentos/pdi-2019-2023/pdi-ufal2019-2023-completo.pdf/view. Acesso em: 15 nov. 2024.
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
APÊNDICE A — INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — COORDENADOR
INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — COORDENADOR
Prezado(a) Coordenador(a),
Para cada aspecto questionado, atribua uma nota entre 1 e 5, em uma escala conceitual que varia entre
péssimo, ruim, regular, bom e ótimo, sendo 1 equivalente a péssimo e 5, a ótimo.
Se você não souber responder, ou se a pergunta não se aplicar a sua realidade ou ao Programa, responda
“Não se Aplica” (NA).
I. PERFIL
1
2
Qual sua titulação?
[ ] Mestre
[ ] Doutor(a)
21
[ ] Pós-Doutor(a)
Possui quanto tempo de experiência em gestão de programas de pós-graduação?
[ ] Até 2 anos
[ ] Entre 2 e 5 anos
[ ] Entre 5 e 10 anos
[ ] Acima de 10 anos
II. ATUAÇÃO E INTEGRAÇÃO
1
2
3
4
5
NA
No âmbito de sua Universidade, como você avalia o
Programa quanto à:
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
III. PROPOSTA DO PROGRAMA: PLANEJAMENTO
PEDAGÓGICO
1
2
3
4
5
NA
Em relação ao planejamento pedagógico proposto
pela sua Universidade, como você avalia o Programa
quanto à(s)/ao(s):
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
3
Atuação dos discentes?
4
Atuação do(s) técnico-administrativo(s)?
5
Interação entre os docentes e a coordenação?
6
Interação entre os discentes e a coordenação?
7
Interação do Programa com outros programas
de pós-graduação?
8
Interação do Programa com a graduação?
9
Participação dos discentes nas decisões do
Programa?
10
Participação dos docentes nas decisões do
Programa?
11
Participação dos técnico-administrativos nas
decisões do Programa?
12
Alinhamento entre o objetivo do Programa e o
objetivo institucional?
13
Conteúdos e bibliografia propostos nas disci-
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plinas optativas?
14
Carga-horária presencial das disciplinas?
15
Carga-horária em EaD das disciplinas?
16
Horários de ofertas das disciplinas?
17
Desempenho dos docentes nas disciplinas?
18
Critérios de avaliação das disciplinas?
19
Grau de exigência requerida nos processos de
avaliação das disciplinas?
20
Critérios de avaliação do Trabalho de Conclusão do Curso (dissertação)?
21
Grau de exigência requerida nas bancas de
Trabalho de Conclusão do Curso (dissertação)?
22
Quantidade média de orientandos por docente?
23
Perfil dos docentes para orientação nas linhas
de pesquisa do Programa?
24
Demanda para ingresso no Programa?
25
Relação entre o número de ingressos e de
concluintes?
22
IV. PROPOSTA DO PROGRAMA: PLANEJAMENTO
ADMINISTRATIVO
1
2
3
4
5
NA
Em relação ao planejamento administrativo proposto pela sua Universidade, como você avalia o Programa quanto à/ao:
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
V. INFRAESTRUTURA
1
2
3
4
5
NA
No âmbito de sua Universidade, como você avalia o
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
26
Estrutura administrativa do Programa na Universidade?
27
Regulamento de pós-graduação em sua Universidade?
28
Alinhamento entre o regulamento do Programa e o regulamento da pós-graduação da sua
Universidade?
29
Quantidade de bolsas ofertadas para os discentes do Programa?
30
Apoio institucional de sua Universidade ao
Programa?
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Programa quanto às:
31
Condições das instalações físicas?
32
Tecnologias da informação e comunicação
utilizadas como apoio à aprendizagem?
33
Tecnologias da informação e de comunicação
utilizadas como apoio à pesquisa?
VI. IMPACTO NA SOCIEDADE
1
2
3
4
5
NA
Em relação ao Programa em sua Universidade, avalie
a(s):
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
34
Ações voltadas às demandas sociais.
35
Ações voltadas às demandas ambientais.
36
Ações voltadas às demandas econômicas.
37
Ações voltadas às demandas de internacionalização.
38
Relevância social do Programa.
23
VII. PRODUÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA
1
2
3
4
5
NA
Em relação ao Programa em sua Universidade, avalie
a(s):
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
39
Qualidade e relevância dos Trabalhos de Conclusão Final defendidos no Programa.
Avalie e/ou dê sugestões sobre assuntos não abordados nesta autoavaliação [campo para digitação].
Fonte: Adaptado de Soares (2018).
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APÊNDICE B – INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO – DOCENTES
INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — DOCENTES
Prezado(a) Docente,
Para cada aspecto questionado, atribua uma nota entre 1 e 5, em uma escala conceitual que varia entre
péssimo, ruim, regular, bom e ótimo, sendo 1 equivalente a péssimo e 5, a ótimo.
Se você não souber responder ou se a pergunta não se aplicar a sua realidade ou ao Programa, responda
“Não se Aplica” (NA).
I. PERFIL
Qual sua titulação?
1 [ ] Mestre
[ ] Doutor(a) [ ] Pós-Doutor(a)
II. ATUAÇÃO E INTEGRAÇÃO
24
1
2
3
4
5
NA
No âmbito de sua Universidade, como você avalia o Programa
Péssimo Ruim Regular Bom Ótimo NA
quanto à:
2 Atuação do coordenador do programa?
3 Atuação dos discentes?
4 Atuação do(s) técnico-administrativo(s)?
5 Interação entre os docentes e os discentes?
6 Interação entre os docentes e a coordenação?
7 Relação orientando-orientador?
Interação do Programa com outros programas de pós8 graduação?
9 Interação do Programa com a graduação?
10 Participação dos discentes nas decisões do Programa?
11 Participação dos docentes nas decisões do Programa?
III. PROPOSTA DO PROGRAMA: Planejamento Pedagógico
5
NA
Em relação ao planejamento pedagógico proposto pela sua
Universidade, como você avalia o Programa quanto à(s)/ao(s): Péssimo Ruim Regular Bom Ótimo
NA
Alinhamento entre o objetivo do Programa e o objetivo
12 institucional?
Conteúdos e bibliografia propostos nas disciplinas
13 optativas?
14 Carga-horária presencial das disciplinas?
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1
2
3
4
Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
15 Carga-horária em EaD das disciplinas?
16 Horários de ofertas das disciplinas?
17 Critérios de avaliação das disciplinas?
Grau de exigência requerida nos processos de avaliação
18 das disciplinas?
19
Critérios de avaliação do Trabalho de Conclusão do Curso
(dissertação)?
Grau de exigência requerida nas bancas de Trabalho de
20 Conclusão do Curso (dissertação)?
25
21 Quantidade média de orientandos por docente?
IV. PROPOSTA DO PROGRAMA: PLANEJAMENTO
ADMINISTRATIVO
1
2
3
4
5
NA
Em relação ao planejamento administrativo proposto pela sua
Péssimo Ruim Regular Bom Ótimo
Universidade, como você avalia o Programa quanto à/ao:
NA
22 Estrutura administrativa do Programa na Universidade?
23 Regulamento de pós-graduação em sua Universidade?
Alinhamento entre o regulamento do Programa e o
24 regulamento da pós-graduação da sua Universidade?
Quantidade de bolsas ofertadas para os discentes do
25 Programa?
26 Apoio institucional da sua Universidade ao Programa?
1
V. INFRAESTRUTURA
2
3
4
5
NA
No âmbito de sua Universidade, como você avalia o Programa
Péssimo Ruim Regular Bom Ótimo NA
quanto às:
27 Condições das instalações físicas?
Tecnologias da informação e da comunicação utilizadas
28 como
apoio à aprendizagem?
Tecnologias da informação e de comunicação utilizadas
29 como apoio à pesquisa?
VI. IMPACTO NA SOCIEDADE
Em relação ao Programa, em sua Universidade, avalie a(s):
1
5
NA
Péssimo Ruim Regular Bom Ótimo
NA
30 Ações voltadas às demandas sociais.
31 Ações voltadas às demandas ambientais.
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2
3
4
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32 Ações voltadas às demandas econômicas.
33 Ações voltadas às demandas de internacionalização.
34 Relevância social do Programa.
VII. PRODUÇÃO BIBLOGRÁFICA, E TÉCNICA E TECNOLÓGICA
1
2
3
4
5
NA
Como você avalia a qualidade e a relevância dos Trabalhos
35 de Conclusão Final defendidos no Programa?
Quantos artigos cientificos de sua autoria (individual e/ou em coautoria) foram publicados associados ao
36 Programa, este ano?
[ ] Nenhum [ ] de 1 a 2 [ ] de 3 e 4 [ ] de 5 e 6 [ ] acima de 6
Quantos capítulos de livro de sua autoria (individual e/ou em coautoria) foram publicados associados ao
37 Programa, este ano?
[ ] Nenhum [ ] de 1 a 2 [ ] de 3 e 4 [ ] de 5 e 6 [ ] acima de 6
Quantos livros de sua autoria (individual e/ou em coautoria) foram publicados associados ao Programa,
38 este ano?
[ ] Nenhum [ ] de 1 a 2 [ ] de 3 e 4 [ ] de 5 e 6 [ ] acima de 6
Quantos trabalhos completos publicados em anais de evento de sua autoria (individual e/ou em coauto39 ria) foram publicados associados ao Programa, este ano?
[ ] Nenhum [ ] de 1 a 2 [ ] de 3 e 4 [ ] de 5 e 6 [ ] acima de 6
Quantos artigos (revistas, jornais e/ou resenhas) de sua autoria (individual e/ou em coautoria) foram
40 publicados associados ao Programa, este ano?
[ ] Nenhum [ ] de 1 a 2 [ ] de 3 e 4 [ ] de 5 e 6 [ ] acima de 6
Quantas editorias de produtos (livro, catálogo, coletânea, enciclopédia, revista e/ou anais) foram
41 realizadas, associadas ao Programa, este ano?
[ ] Nenhum [ ] de 1 a 2 [ ] de 3 e 4 [ ] de 5 e 6 [ ] acima de 6
Quantos eventos (nacionais e/ou internacionais) foram organizado,s associados ao Programa, este ano?
42 [ ] Nenhum [ ] de 1 a 2 [ ] de 3 e 4 [ ] de 5 e 6 [ ] acima de 6
Quantos software/aplicativo (programa de computador) e/ou tecnologias sociais foram produzidos,
43 associados ao Programa, este ano?
[ ] Nenhum [ ] de 1 a 2 [ ] de 3 e 4 [ ] de 5 e 6 [ ] acima de 6
Quantos produtos de comunicação (programa de mídia realizado) foram feitos, associados ao Programa,
44 este ano?
[ ] Nenhum [ ] de 1 a 2 [ ] de 3 e 4 [ ] de 5 e 6 [ ] acima de 6
Quantos materiais didáticos, traduções, curadorias e/ou relatórios técnicos conclusivos, associados ao
45 Programa, forma produzidos/realizados este ano?
[ ] Nenhum [ ] de 1 a 2 [ ] de 3 e 4 [ ] de 5 e 6 [ ] acima de 6
Avalie e/ou dê sugestões sobre assuntos não abordados nesta autoavaliação [campo para digitação].
Fonte: Adaptado de Soares (2018).
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
APÊNDICE C — INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — DISCENTES
INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — DISCENTES
Prezado(a) Discente,
Para cada aspecto questionado, atribua uma nota entre 1 e 5, em uma escala conceitual que varia entre
péssimo, ruim, regular, bom e ótimo, sendo 1 equivalente a péssimo e 5, a ótimo.
Se você não souber responder, ou se a pergunta não se aplicar a sua realidade ou ao Programa, responda
“Não se Aplica” (NA).
I. PERFIL
1
Qual sua titulação?
[ ] Graduado(a)
[ ] Especialista
2
Qual sua idade?
[ ] Até 25 anos [ ] De 26 e 35 anos [ ] De 36 e 45 Anos [ ] Acima de 45 anos
3
Possui formação em que área (curso)?
4
5
6
27
[ ] Mestre [ ] Doutor(a)
Há quanto tempo exerce atividade profissional
[ ] De 6 e 10 anos
remunerada?
[ ] De 11 e 15 anos
[ ] Não exerço
[ ] Acima de 15 anos
[ ] Até 2 anos
[ ] De 3 e 5 anos
Qual o tipo de vínculo empregatício?
[ ] Servidor Público
[ ] Não possuo
[ ] Bolsa de Fixação
[ ] Aposentado
[ ] Não se aplica
[ ] CLT
[ ] Instituição de Ensino e Pesquisa
Qual o tipo de institução em que atua?
[ ] Empresa Pública ou Estatal
[ ] Não se aplica
[ ] Empresa Privada
[ ] Outra: _____________
7
Qual a sua função atual?
[ ] Administrativa
[ ] Docência
[ ] Técnica
8
Qual sua expectativa de atuação (inclusive se
não estiver com vínculo atual)?
[ ] Ensino e Pesquisa
[ ] Pesquisa
[ ] Técnica-Administrativa
[ ] Não se aplica
[ ] Outra: _______________
[ ] Empresas
[ ] Profissional Autônomo(a)
[ ] Não se aplica
[ ] Outra: _______________
II. ATUAÇÃO E INTEGRAÇÃO
No âmbito de sua Universidade, como você avalia o Programa
quanto à:
9
Atuação do coordenador local?
10
Atuação do(s) técnico-administrativo(s)?
11
Interação entre os docentes e os discentes?
1
2
3
Péssimo
Ruim
Regular
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins
Maceió – Alagoas, CEP 57072-900
https://ichca.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ciencia-da-informacao?set_language=pt-br
ppgci@ichca.ufal.br +55 82 3214-1824
4
5
NA
Bom Ótimo
NA
Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
12
Interação entre os discentes e a coordenação?
13
Relação orientando-orientador?
14
Interação do Programa com outros programas de pósgraduação?
15
Participação dos discentes nas decisões do Programa?
III. PROPOSTA DO PROGRAMA: PLANEJAMENTO
PEDAGÓGICO
Em relação ao planejamento pedagógico proposto pela sua
Universidade, como você avalia o Programa quanto à(s)/ao(s):
16
Conteúdos e bibliografia propostos nas disciplinas
optativas?
17
Carga-horária presencial das disciplinas?
18
Carga-horária em EaD das disciplinas?
19
Horários de ofertas das disciplinas?
20
Desempenho dos docentes nas disciplinas?
21
Critérios de avaliação das disciplinas?
22
Grau de exigência requerida nos processos de avaliação das
disciplinas?
23
Critérios de avaliação do Trabalho de Conclusão do Curso
(dissertação)?
24
Grau de exigência requerida nas bancas de Trabalho de
Conclusão do Curso (dissertação)?
25
Perfil dos docentes para orientação nas linhas de pesquisa
do Programa?
1
2
3
Péssimo
Ruim
Regular
1
2
3
4
5
NA
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
1
2
3
4
5
NA
Péssimo
Ruim
Regular
Bom Ótimo
NA
IV. PROPOSTA DO PROGRAMA: PLANEJAMENTO
ADMINISTRATIVO
Em relação ao planejamento administrativo proposto pela sua
Universidade, como você avalia o Programa quanto à/ao:
4
5
NA
Bom Ótimo
NA
26 Regulamento de pós-graduação em sua Universidade?
Quantidade de bolsas ofertadas para os discentes do
27 Programa?
V. INFRAESTRUTURA
No âmbito de sua Universidade, como você avalia o Programa
quanto às:
28 Condições das instalações físicas?
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins
Maceió – Alagoas, CEP 57072-900
https://ichca.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ciencia-da-informacao?set_language=pt-br
ppgci@ichca.ufal.br +55 82 3214-1824
28
Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
Tecnologias da informação e comunicação utilizadas
29 como apoio à aprendizagem?
Tecnologias da informação e comunicação utilizadas como
30 apoio à pesquisa?
VI. IMPACTO NA SOCIEDADE
Em relação ao Programa, em sua Universidade, avalie a(s):
1
2
3
Péssimo
Ruim
Regular
4
5
NA
Bom Ótimo
NA
31 Ações voltadas às demandas sociais.
32 Ações voltadas às demandas ambientais.
29
33 Ações voltadas às demandas econômicas.
34
Ações voltadas às demandas de internacionalização.
35 Relevância social do Programa.
VII. PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Em relação ao Programa, em sua Universidade:
36
37
38
39
40
1
2
3
4
5
NA
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
Como você avalia o incentivo recebido de docentes para
publicação de artigos artigos científicos, capítulos de livros,
livros e/ou trabalhos completos publicados em anaais de
evento?
Quantos artigos cientificos de sua autoria (individual e/ou em coautoria) foram publicados associados ao
Programa, este ano?
[ ] Nenhum [ ] de 1 a 2 [ ] de 3 e 4 [ ] de 5 e 6 [ ] acima de 6
Quantos capítulos de livro de sua autoria (individual e/ou em coautoria) foram publicados associados ao
Programa, este ano?
[ ] Nenhum [ ] de 1 a 2 [ ] de 3 e 4 [ ] de 5 e 6 [ ] acima de 6
Quantos livros de sua autoria (individual e/ou em coautoria) foram publicados associados ao Programa,
este ano?
[ ] Nenhum [ ] de 1 a 2 [ ] de 3 e 4 [ ] de 5 e 6 [ ] acima de 6
Quantos trabalhos completos publicados em anais de evento de sua autoria (individual e/ou em coautoria) foram publicados associados ao Programa, este ano?
[ ] Nenhum [ ] de 1 a 2 [ ] de 3 e 4 [ ] de 5 e 6 [ ] acima de 6
Avalie e/ou dê sugestões sobre assuntos não abordados nesta autoavaliação [campo para digitação].
Fonte: Adaptado de Soares (2018).
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins
Maceió – Alagoas, CEP 57072-900
https://ichca.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ciencia-da-informacao?set_language=pt-br
ppgci@ichca.ufal.br +55 82 3214-1824
Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
APÊNDICE D — INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — EGRESSOS
INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — EGRESSOS
Prezado Egresso,
Para cada aspecto questionado, atribua uma nota entre 1 e 5, em uma escala conceitual que varia entre
péssimo, ruim, regular, bom e ótimo, sendo 1 equivalente a péssimo e 5, a ótimo.
Se você não souber responder, ou se a pergunta não se aplicar a sua realidade ou ao seu Programa, responda
“Não se Aplica” (NA).
I. PERFIL
1 Informe o ano de conclusão do mestrado no programa _________
Há quanto tempo exerce atividade
profissional remunerada?
2 [ ] Não exerço
[ ] Até 2 anos
[ ] De 3 e 5 anos
Qual o tipo de vínculo empregatício?
[ ] Não possuo
3
[ ] Aposentado
[ ] CLT
Qual o tipo de institução em que atua?
[ ] Empresa Pública ou Estatal
4
[ ] Empresa Privada
Qual a sua função atual?
[ ] Administrativa
5
[ ] Docência
[ ] Técnica
30
[ ] De 6 e 10 anos
[ ] De 11 e 15 anos
[ ] Acima de 15 anos
[ ] Servidor Público
[ ] Bolsa de Fixação
[ ] Não se aplica
[ ] Instituição de Ensino e Pesquisa
[ ] Não se aplica
[ ] Outra: _____________
[ ] Técnica-Administrativa
[ ] Não se aplica
[ ] Outra: ______________
[ ] Empresas
Qual sua expectativa de atuação (inclusive
[ ] Profissional Autônomo(a)
se não estiver com vínculo atual)?
6
[ ] Não se aplica
[ ] Ensino e Pesquisa
[ ] Outra: _______________
[ ] Pesquisa
II. ATUAÇÃO E INTEGRAÇÃO
No âmbito de sua vivência universitária, como você avalia o
Programa quanto à:
7
Contribuição na preparação para o exercício profissional?
8
Contribuição no seu desempenho profissional?
9
Interação entre os egressos e a coordenação?
1
2
3
Péssimo
Ruim
Regular
10 Interação do Programa com os egressos?
11
Participação dos egressos nas atividades abertas do
Programa?
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins
Maceió – Alagoas, CEP 57072-900
https://ichca.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ciencia-da-informacao?set_language=pt-br
ppgci@ichca.ufal.br +55 82 3214-1824
4
5
NA
Bom Ótimo
NA
Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
III. PROPOSTA DO PROGRAMA: PLANEJAMENTO
PEDAGÓGICO
Em relação ao planejamento pedagógico proposto, como você
avalia o Programa quanto à(s)/ao(s):
1
2
3
Péssimo
Ruim
Regular
4
5
NA
Bom Ótimo
NA
Domínio do conteúdo das disciplinas demonstrado pelos
12 docentes?
13 Conceito atribuído ao corpo docente do Programa?
14
Correspondência entre oferta das disciplinas e demandas
práticas da sua atividade profissional?
15 Horários de ofertas das disciplinas?
16
Número de discentes nas disciplinas adequado para
processo de aprendizado?
17
Relação das aulas teóricas e das práticas adequadas à
proposta do Programa?
Grau de exigência requerida nos processos de avaliação das
18 disciplinas?
19
Atividade prática docente (Estágio de Docência Orientada)
adequada à expectativa discente?
20 Qualidade dos eventos realizados pelo Programa?
Nível de exigência do programa quanto à produção
21 científica?
IV. PRODUÇÃO CIENTÍFICA
22 Número de artigo(s) publicado(s): _____
Houve publicação de artigo(s) produto(s) de sua dissertação?
23 [ ] Sim
[ ] Não
Indique o(s) artigo(s) produto(s) de sua dissertação - título(s), periódico(s) e ano(s) -, ou seja, após a
24 defesa. ________________________________________________________________________________
Com quem mais assina o(s) artigo(s) publicado(s)?
[ ] Outros docentes do programa
[ ] Orientador
[
]
Outros
discentes
do
programa
[ ] outro(s): ___________________
25
[ ] Discentes/docentes de outros programas
[ ] Não se aplica
26
Número de capítulo(s) de livro(s) publicado(s): _____
Houve publicação de capítulo(s) de livro(s) produto(s) de sua dissertação?
27 [ ] Sim
[ ] Não
Indique o(s) capítulo(s) de livro(s) produto(s) da dissertação - título(s), editora(s) e ano(s) -, ou seja, após a
28 defesa. _________________________________________________________________________
Com quem mais assina o(s) capítulo(s) de livro(s)
publicado(s)?
[ ] Outros docentes do programa
[ ] Orientador
[ ] outro(s): ___________________
29 [ ] Outros discentes do programa
[ ] Não se aplica
[ ] Discentes/docentes de outros programas
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins
Maceió – Alagoas, CEP 57072-900
https://ichca.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ciencia-da-informacao?set_language=pt-br
ppgci@ichca.ufal.br +55 82 3214-1824
31
Política de Autoavaliação: quadriênio 2025-2028
30
Número de livro(s) publicado(s): _____
Houve publicação de livro(s) produto(s) de sua dissertação?
31 [ ] Sim
[ ] Não
Indique o(s) livro(s) produto(s) da dissertação - título(s), editora(s) e ano(s) -, ou seja, após a defesa.
32 ________________________________________________________________________________
Com quem mais assina o(s) livro(s) publicado(s)?
[ ] Orientador
33 [ ] Outros discentes do programa
[ ] Discentes/docentes de outros programas
34
[ ] Outros docentes do programa
[ ] outro(s): ___________________
[ ] Não se aplica
Número de trabalho(s) completo(s) em anais de evento(s)publicado(s): _____
Houve publicação de trabalho(s) completo(s) em anais de evento(s) produto(s) de sua dissertação?
35 [ ] Sim
[ ] Não
Indique o(s) trabalho(s) completo(s) em anais de evento(s) produto(s) da dissertação - título(s), evento(s)
36 e ano(s) -, ou seja, após a defesa. ____________________________________________
Com quem mais assina o(s) trabalho(s) completo(s)
publicado(s) em anaix de evento(s)?
[ ] Outros docentes do programa
[ ] Orientador
[ ] outro(s): ___________________
37 [ ] Outros discentes do programa
[ ] Não se aplica
[ ] Discentes/docentes de outros programas
Realizou prestação de serviços (consultoria, assessoria, parecer, auditoria, laudo técnico, tradução)?
38 [ ] Sim
[ ] Não
V. EDUCAÇÃO CONTINUADA
Partipa de Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
39 Tecnoógico (CNPq)?
[ ] Sim
[ ] Não
Partipa de Projeto de Pesquisa em andamento?
40 [ ] Sim
[ ] Não
Está cursando o doutorado?
[ ] Não
41 [ ] Sim
[ ] Não, mas pretendo
[ ] Não, não está nos meus planos
42 Em qual a instituição e em que área de conhecimento está cursando o doutorado?
Avalie e/ou dê sugestões sobre assuntos não abordados nesta autoavaliação [campo para digitação].
Fonte: Adaptado de Soares (2018).
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins
Maceió – Alagoas, CEP 57072-900
https://ichca.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ciencia-da-informacao?set_language=pt-br
ppgci@ichca.ufal.br +55 82 3214-1824
32