Laboratório de Pesquisas e Práticas de Ensino de História – LAPPEHis

O Laboratório de Pesquisas e Práticas de Ensino de História é coordenado pela professora permanente do PPGH e do Curso de Licenciatura em História da UFAL, Lídia Baumgarten. A proposta do LAPPEHis é instigar os discentes (pós-graduação e graduação) e professores da rede pública a elaborarem material didático e realizarem pesquisas. Trata-se de propiciar debates mais profundos sobre o ensino de História em articulação com as produções de pesquisa, apresentando possibilidades inovadoras e significativas de incorporar suas pesquisas ao ensino de História para a Educação Básica e de pensar a prática a partir das pesquisas-ação, definidas como pesquisa de “reflexão-ação-avaliação-(re)ação”. O objetivo é que os discentes e professores utilizem o material didático nas escolas da rede pública (aulas, projetos e estágios/Programa Residência Pedagógica/PIBID) e reflitam sobre as ações das práticas de ensino e seus resultados, como possibilidade de ressignificar o ensino de História por meio de novas práticas em sala de aula. Além disso, e tão importante quanto as ações e reflexões, são as atividades de socialização, que podem ocorrer com a elaboração de resumos, artigos científicos, comunicações, oficinas, minicursos a serem apresentados em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais.

Linhas de pesquisas do LAPPEHis: Memória, Diversidade Cultural e História de Alagoas; Aprendizagem Histórica: Metodologias, Linguagens e Fontes Históricas; Formação de Professores e Ensino de História.

Temáticas de OrientaçãoFormação de Professores de História (inicial e continuada); Educação Histórica; Ensino de História e Estágio Supervisionado; Ensino de História: suas Metodologias, Linguagens e Fontes Históricas; Ensino de História e o Programa Residência Pedagógica; Currículos e Políticas Públicas; Livros Didáticos, entre outros. Podem ser pesquisados também, temas relacionados às Culturas Regionais do amplo Patrimônio Histórico e Cultural – material e imaterial do Estado de Alagoas: Grupos de Folclore (tais como Folguedo, Pastoril, Coco de Roda); Culinária e Pratos Típicos Regionais; Artesanato (bordados, trançados em palha, cerâmica); Temas sobre o Cotidiano e Modos de Viver e suas Representações: (Crenças, Hábitos, Costumes, Tradições, Trabalho, Lazer).

O LAPPEHis tem organizado anualmente o Seminário Nacional de Ensino de História da UFAL, voltado para os nossos discentes (pós-graduação e graduação) e de outras instituições, inclusive de outros Estados, e o Curso de Formação Continuada e Colaborativa: “O Ensino de História e a Formação da Consciência Histórica de Professores e Alunos”, direcionado para os nossos discentes e professores da Rede Regular de Ensino (público e privado), contando com a participação e colaboração de professores da UFAL, da UNEAL e de outras instituições.

Espelho do Laboratório: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2713961345331246

Atividades de Extensão

Eventos

I Seminário de Ensino de História de Alagoas - Diálogos, Experiências e Práticas Pedagógicas de uma Disciplina sob Suspeita", 2018