UFAL celebra o Dia da(o) Bibliotecária(o) em evento sobre inteligência artificial e atuação profissional.


- Atualizado em

Em comemoração ao Dia da(o) Bibliotecária(o), celebrado em 12 de março, o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Conselho Regional de Biblioteconomia, 4a. Região, promoveram atividades nos dias 12 e 13 de março, no Auditório da Reitoria. Participaram do evento docentes e discentes do Curso de Biblioteconomia da UFAL, além de representantes de instituições, bibliotecários atuantes no estado e interessados em geral.

No primeiro dia de evento, após a exibição de um curta metragem, aconteceu a mesa redonda "Bibliotecas e bibliotecárias(os) na era da inteligência artificial", que reuniu especialistas para discutir o impacto da IA na área da Biblioteconomia e possíveis impactos no futuro da profissão. Participam do debate Walter Couto, da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Antônio Picalho da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a mediação do professor Ronaldo Ferreira de Araújo, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O palestrante Walter destacou o papel de destaque que a Inteligência Artificial vem ocupando nas mais diversas instâncias da sociedade, mencionando o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que abrange o período de 2024 a 2028, e o papel que as bibliotecas podem exercer neste projeto que terá um investimento de aproximadamente R$23 bilhões. A meta do plano é construir tecnologias próprias e tornar o país não apenas autônomo, mas uma referência no campo da inteligência artificial.

Na quinta-feira, após a abertura dos trabalhos, o Conselho Regional de Biblioteconomia realizou uma cerimônia em homenagem ao(à) profissional do ano em Alagoas, título concedido, nesta edição, ao professor Dr. Edivânio Duarte de Souza, decano do Curso de Biblioteconomia da UFAL. Em seu discurso de agradecimento, o professor dedicou a homenagem a seu pai e familiares, destacou a importância do reconhecimento e reafirmou seu compromisso com a Biblioteconomia e a Ciência da Informação, áreas às quais tem dedicado mais de 20 anos de atuação em Alagoas. Ele também agradeceu a toda a comunidade do Curso de Biblioteconomia da UFAL, inclusive aos discentes formados e docentes que passaram pelo curso.

Em seguida, aconteceu a mesa-redonda “Atuação profissional e entidades de classe”, na qual discutiu-se o papel das entidades de classe na defesa dos interesses da sociedade e dos direitos das(os) profissionais bibliotecárias(os). A mesa foi composta por Marta Maria Pimentel, Presidente da Cooperativa de Trabalho Nacional dos Bibliotecários e Profissionais da Informação (Bibliocoop), Maria das Graças Vidal, Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, 4a. Região (CRB4), e Dalgiza Andrade Oliveira, Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), e mediação de Iuri Rocio Franco Rizzi, Coordenador do Curso de Biblioteconomia da UFAL. As convidadas apresentaram a atuação de suas entidades, ressaltando o papel das bibliotecas no desenvolvimento da sociedade. Também marcaram presença representantes do Sindicato dos Bibliotecários de Alagoas, do Sistema de Bibliotecas (SIBI) da UFAL, entre outras entidades e instituições da área.

Além das apresentações e debates enriquecedores, os participantes concorreram a sorteio de brindes e ao final puderam desfrutar de um café de encerramento. O evento reforçou a importância das(os) bibliotecárias(os) na era digital, destacando seu papel fundamental na construção de um futuro impulsionado pelo conhecimento, inovação e tecnologias de inteligência artificial, além de fortalecer a comunidade dos bibliotecários em Alagoas.

Palavras-chave
Notícias