Professores do Curso de Biblioteconomia têm projetos aprovados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

O programa visa apoiar a iniciação científica junto às instituições de ensino superior
Por Prof. Edivanio Duarte de Souza - CBIB/ICHCA/UFAL
13/07/2018 10h29 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h12

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (PIBIC/CNPq/MCT), tem como objetivo apoiar a política de iniciação científica junto às Instituições de Ensino Superior (IES) por intermédio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a alunos de graduação.

No conjunto de objetivos específicos, pode-se destacar o despertar da vocação científica, o incentivo à formação de novos talentos e o estímulo da articulação entre a graduação e a pós-graduação, nas diversas áreas de conhecimento.

Além da figura do coordenador, proponente do projeto de pesquisa, o programa comporta duas modalidades de participação, bolsista e colaborador. Estes são selecionados pelo coordenador de cada projeto, observando os requisitos e os critérios de seleção estabelecidos em edital da respectiva IES. Os colaboradores têm os mesmos deveres e direitos concedidos aos bolsistas, salvo o recebimento da cota bolsa.

A bolsa tem duração de 12 (doze) meses, podendo ser renovada pelo mesmo período, desde que o projeto de pesquisa seja renovado. A implementação inicial se dá no dia 1º de agosto de cada ano. Atualmente, a bolsa tem o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Neste ano, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas (PROPEP/UFAL) publicou o Edital PIBIC 2018-2019 CNPq/UFAL/FAPEAL destinado a selecionar projetos com período de vigência de 1º de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019.

O Curso de Biblioteconomia submeteu cinco projetos de pesquisa, pleiteando um total de 18 (dezoito) vagas, sendo 8 (oito) para bolsistas e 10 (dez) para colaboradores. Todos os projetos do curso foram aprovados, nos termos da respectiva submissão, conforme quadro síntese de resultados.

O resultado detalhado pode ser conferido abaixo:

• Projeto: Altmetria e atenção online de artigos de Periódicos da Ciência da Informação
    Coordenação: Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araujo

Bolsista prioridade 1: Patrícia Pedri

Bolsista prioridade 2: Laysa Lorena Alves de Araujo

Colaboradora prioridade 1:  Anivânia Cavalcanti Pedro

Colaborador prioridade 2: Jusmenne Jasão Melo da Silva

• Projeto: Egressos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas: perfil de atuação
    Coordenação: Profa. Dra. Nelma Camelo Araújo e Prof. Dr. Marcos Aurélio Gomes
    Bolsista prioridade 1: Joana Fernanda de Oliveira

Colaborador prioridade 1:  Fagner Casado de Holanda Brandão

Colaboradora prioridade 2: Lauanda Vieira da Silva

• Projeto: Gestão da produção intelectual no Estado de Alagoas: monitoramento e prospecção nos programas de pós-graduação Stricto Sensu

Coordenação: Prof. Dr. Edivanio Duarte de Souza

Bolsista prioridade 1: Miqueias Melo Mota

Bolsista prioridade 2: Ana Paula Alves de Souza

Colaboradora prioridade 1: Thalia Ramos da Silva

Colaborador prioridade 2: Adelton Silvestre

• Projeto: Tecnologia, informação e inovação para superar os desafios no tratamento e organização dos prontuários de pacientes do SAME/HUPAA/UFAL/EBSERH

Coordenação: Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota

Bolsista prioridade 1: Paulo Daniel Marcos dos Santos

Bolsista prioridade 2:  José Everaldo Teixeira da Silva

Colaborador prioridade 1: Thadeu dos Santos

Colaboradora prioridade 2: Andreia Aparecida Silva Musallan

• Projeto: Uma memória literária e técnico-científica em Alagoas: revistas (1817-1959)

Coordenação: Profa. Dra. Maria de Lourdes Lima

Bolsista prioridade 1: Andreia Constantino dos Santos

Colaboradora prioridade 1: Ana Raquel Torres

Colaboradora prioridade 2:  Siméia Patrícia dos Santos

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas diretamente nos sites do PIBIC/CNPq/MCT e da PROPEP/UFAL.