Professores de Biblioteconomia participam do XIX Enancib

O Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação aconteceu em Londrina
Por Prof. Edivanio Duarte de Souza - CBIB/ICHCA/UFAL
28/10/2018 08h59 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h12
Comissões dos Prêmios ANCIB de Tese e Dissertação 2018. Professores Lídia Cavalcante (UFC), Sônia Elisa Caregnato (UFRGS), Rodrigo Rabello (UnB), Deise Sabbag (USP-Ribeirão Preto), Edivanio Duarte (UFAL) e Fernando Leite (UnB).

No período de 22 a 26 de outubro deste ano, foi realizado na cidade de Londrina, Paraná, o XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). O evento foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL) e teve como temática central o “Sujeito informacional e as perspectivas contemporâneas em Ciência da Informação”.

A conferência de abertura “Information Science for the Posthuman” foi proferida pela professora e pesquisadora da Texas A & M University PhD Sandra Braman, e a conferência de encerramento “El acceso a la infromación em sistemas multiculares. Hacia la intgración de los usuários”, pela professora e pesquisadora da Universidad de Granada Dra. Maria José López Hertas.

Além das conferências, aconteceram, entre outras atividades, as apresentações de trabalhos, comunicações orais e pôsteres, nos 11 Grupos de Trabalhos (GTs) do ENANCIB. Durante a programação, os professores do Curso de Biblioteconomia participaram da apresentação de trabalhos, conforme lista abaixo. Os trabalhos estão todos disponíveis para consulta nos Anais do XIX ENANCIB.

Na última sessão, houve a escolha de coordenadores e coordenadores-adjuntos dos GTs, para o biênio 2018-2020. Dois professores do Curso de Biblioteconomia participarão da coordenação de dois GTs, durante este período:

GT 1 – Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

Edivanio Duarte de Souza - UFAL (Coordenador) e Cristina Dotta Ortega - UFMG (Coordenadora-Adjunta)

GT 11 – Informação & Saúde

Marcelo Peixoto Bax – UFMG (Coordenador) e Francisca Rosaline Leite Mota – UFAL (Coordenadora-Adjunta).

Ainda é importante mencionar que o professor Edivanio Duarte de Souza presidiu a Comissão do Prêmio ANCIB de Dissertações 2018, em colaboração com os professores Deise Maria Antonio Sabbag (USP-Ribeirão Preto) e Rodrigo Rabello da Silva (Unb).

O Enancib

O Enancib é um evento científico promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), desde o ano de 1994. Trata-se do maior evento técnico-científico nacional realizado nesta área, que aglutina anualmente pós-graduandos (mestrandos e doutorandos) e pesquisadores da Ciência da Informação e de áreas afins das diversas regiões do Brasil e do exterior.

Organizado anualmente por um dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação afiliado à ANCIB, o evento é reconhecido nacional e internacionalmente, pelo volume e pela qualidade das pesquisas apresentadas. A produção deste evento é qualificada e classificada no extrato B1 da Qualis, na área de Comunicação e Informação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), conforme Documento de Área.

Durante o evento, acontecem Conferências de Abertura, Conferência de Encerramento, Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Fórum de Coordenadores de GT do ENANCIB, Fórum de Editores Científicos, Feiras de Livros, Lançamentos de Livros, Prêmios de Teses e Dissertações e Prêmios de Melhores Trabalhos, entre outras. A programação completa pode ser consultada no site do evento.

O Prof. Edivanio Duarte participou do Fórum de Coordenadores, na condição de Coordenador do PPGCI/UFAL, aprovado pela CAPES e em processo de implantação.

O XX ENANCIB acontecerá, no período de 21 a 25 de outubro de 2019, na cidade Florianópolis, Santa Catarina.

Trabalhos apresentados por professores do Curso de Biblioteconomia

Accountability na Ciência da Informação: uma pesquisa na literatura indexada pela Brapci - Herbert Oliveira Rego, Edivanio Duarte Souza e Isa Maria Freire

A competência crítica em informação no contexto das fake news: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço - Maria Lívia Pacheco de Oliveira e Edivanio Duarte de Souza

A informação na Arquivologia contemporânea: indícios do processo de tradução conceitual interdisciplinar - Wendia Oliveira de Andrade, Dulce Amélia de Brito Neves e Edivanio Duarte de Souza

Altmetria e rede de comunidades de atenção no Twitter: primeiros passos de uma proposta teórico-metodológica - Ronaldo Ferreira de Araújo

Egressos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas de 2003 a 2017 – onde estão? - Nelma Camelo Araujo e Marcos Aurelio Gomes

Fomento à pesquisa na área da saúde: um estudo na base da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (BDTD/FAPEAL) - Francisca Rosaline Leite Mota e Victor Lemos Tenório

Há uma ciência da informação interdisciplinar por natureza? Entrando na rede por meio da cartografia de controvérsias - Zayr Claudio Gomes da Silva e Marlene Oliveira

O fenômeno do conhecimento sob o signo da fabulação - Anderson Victor Barbosa Cavalcante e Edivanio Duarte de Souza

Os periódicos de Ciência da Informação citados na revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Luciana Ferreira da Costa e Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade

Prontuário do paciente: questões éticas na pesquisa - Nelma Camelo Araujo e Ursula Blattmann.