Discentes e docentes do Curso de Biblioteconomia recebem Prêmio de Excelência Acadêmica

A premiação se refere a projetos desenvolvidos no ciclo do Pibic 2020-2021
Por Prof. Marcos Aurélio Gomes - CGBIB/ICHCA/UFAL
23/12/2021 15h35 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h12
Arte: Ichca (2021).

A Universidade Federal de Alagoas, ao fomentar a iniciação científica há vários anos, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), objetiva: despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico; qualificar quadros para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo; e estimular pesquisadores a envolver estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade de orientação da instituição (UFAL). Logo, cumpre principalmente dois princípios básicos da indissociabilidade: ensino e pesquisa.  Nesse âmbito, o PIBIC/Ufal visa promover à iniciação científica nas diversas áreas do conhecimento.

O Curso de Biblioteconomia, dentre os cursos de graduação, participa de forma incessante em tal programa, desta forma, demonstra comprometimento com o ensino e a pesquisa, notadamente com abrangência social, inclusive dois trabalhos do PIBIC - ciclo 2020-2021, foram premiados com a Excelência Acadêmica, durante o 31° Congresso Acadêmico de Iniciação Científica. O primeiro, Mapeamento das ações sustentáveis realizadas em Bibliotecas Universitárias como promotora de desenvolvimento sustentável, da discente Karoline Kenele dos Santos Ribeiro, com orientação da professora Nelma Camelo de Araújo, e o segundo trabalho, Perfil dos(as) ingressantes ao Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas da discente Miriely Silva dos Santos, sob a orientação do professor Marcos Aurélio Gomes.

Discentes e docentes estão de parabéns, principalmente, em um momento em que a Ciência vem sendo ameaçada, esse prêmio e seus possíveis desdobramentos se configuram como uma resposta, mesmo que tímida,  que o Curso de Biblioteconomia e a Ciência são relevantes para o desenvolvimento de múltiplas áreas da sociedade.