Nota de Pesar e Repúdio

Luto: Museu Nacional, Rio de Janeiro
Por Profa. Maria de Lourdes Lima - CBIB/ICHCA/UFAL*
03/09/2018 15h55 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h12
Museu Nacional, Rio de Janeiro. Foto: Marcus Guimarães.

O Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), através de seu corpo Docente, Administrativo e Discente, se solidariza com o sentimento, de pesar e dor, vivido por toda a comunidade que integra o MUSEU NACIONAL, órgão suplementar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), autarquia subordinada ao Ministério da Educação (MEC). Em razão de nosso vínculo com a Memória Bibliográfica, queremos sinalizar a Tragédia, na extensão do que envolve, diretamente, as ações humanas. As perdas se revertem sobre a necessidade de informação, de sua circularidade, de seu acesso, da (re)produção de conhecimento, em escala inter e transdisciplinar. A tragédia não só sinaliza o vazio, mas uma lacuna que jamais poderá ser recuperada. A reprodutibilidade do registro, desta feita, não responde pela emergência do documento primitivo, a partir da sua composição matricial. Logo, a cópia será o seu duplo, em um universo virtual e de representação.

*(Disciplina História da Cultura e dos Registros do Conhecimento; Disciplina Políticas Regionais de Informação e Cultura. Maceió, 03 de set. 2018).