Egressos e graduandos participam de curso de conservação preventiva

O curso de conservação preventiva de acervos bibliográficos aconteceu no Laboratório de Conservação e Restauração (LACRE) do Curso de Biblioteconomia da UFAL.

25/08/2023 22h25 - Atualizado em 29/08/2023 às 08h44
Amarração de livro danificado com cadarço sarjado

Aconteceu na semana passada o curso "Conservação preventiva de acervos bibliográficos", ministrado pelo Prof. Dr. Iuri Rocio Franco Rizzi e com a colaboração da Profa. Ma. Adriana Lourenço.

Voltado para estudantes e egressos, o curso teve abordagem teórica e prática, com apresentação dos conceitos básicos da conservação preventiva de livros em bibliotecas. A parte prática contemplou os principais materiais e métodos de conservação preventiva, com foco no processo de higienização de livros.
Ao final do curso os participantes avaliaram o curso de forma bastante positiva. Na opinião de Patrícia Petri, o curso foi excelente. Nas palavras da ex-aluna do Curso de Biblioteconomia da UFAL, juntar bibliotecários, egressos e estudantes possibilita criar laços que fortalecem o sentimento de pertencimento à "comunidade de bibliotecários".
Segundo o prof. Iuri Rocio Franco Rizzi, o curso tem como proposta o fortalecimento do laboratório de conservação preventiva e a aproximação dos egressos, por meio da formação continuada. Ressalta ainda que este foi um curso piloto e possivelmente outros serão ofertados.