Curso de Biblioteconomia seleciona discentes para monitorias

As monitorias são destinadas à assistência a discentes e ao auxílio a docentes, durante o período letivo de 2018.1
Por Prof. Edivanio Duarte de Souza - CBIB/ICHCA/UFAL
20/07/2018 19h35 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h12

A monitoria é uma prática acadêmica integrada de assistência aos(às) alunos(as) e auxílio aos(às) professores(as) das disciplinas a que se destina. Essa atividade deve ser desempenhada exclusivamente por discentes que já cursaram as disciplinas a que se refere com aproveitamento qualitativo, nos termos da Resolução nº 03/2017 - CBIB/ICHCA/UFAL, que estabelece as normas e os procedimentos relativos aos programas e às atividades de monitoria do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Além do exercício e do aprendizado, as horas dedicadas à monitoria podem ser aproveitadas como componente curricular flexível, nos termos da Resolução nº 01/2017 - CBIB/ICHCA/UFAL, que estabelece as normas e os procedimentos adotados na análise, no cômputo e no registro das atividades complementares que formam a Parte Flexível do Curso de Biblioteconomia/UFAL.

Para o primeiro semestre letivo de 2018, foram ofertadas três vagas distribuídas entre as disciplinas Representação Descritiva 1 (RD1), Representação Temática 1 (RT1) e Representação Temática 2 (RT2), conforme descrito abaixo. Essas disciplinas são as que recebem maior demanda de assistência por parte dos(as) alunos(as).

A seleção foi realizada por comissão formada pelos(as) professores(as) Nelma Camêlo de Araujo, Paloma Israely Barbosa de Sá e Zayr Cláudio Gomes da Silva, sendo aprovadas três monitoras.

As alunas selecionadas para as vagas de RD1 e RT1 foram contempladas como bolsistas e a escolhida para vaga de RT2, como colaboradora. As três assinarão contratos com validade de seis meses, podendo ser renovados, desde que tenham disponibilidade e interesse, e terão os mesmos direitos e deveres, exceção feita ao recebimento da bolsa destinado exclusivamente às duas primeiras.

As monitoras deverão cumprir 12 horas semanais, incluindo assistência aos alunos e auxílio aos professores das respectivas disciplinas. As atividades de monitoria são desempenhadas nas segundas-feiras, terças-feiras e sextas-feiras, das 14h00 às 18h00 no Laboratório de Técnicas Documentárias (LTD) do Curso de Biblioteconomia.

Resultado da seleção 2018.1

• Representação Descritiva 1