Plano de Atividades do curso de Biblioteconomia no período de Pandemia (COVID-19).

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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

PLANO DE ATIVIDADES DO CURSO DE
BIBLIOTECONOMIA

Maio 2020

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
COLEGIADO DE CURSO
DOCENTES TITULARES
Profa. Dra. Nelma Camêlo de Araujo – Coordenadora
Prof. Dr. Marcos Aparecido Rodrigues do Prado – Vice Coordenador
Prof. Dr. Edivanio Duarte de Souza
Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota
Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araujo

DOCENTES SUPLENTES
Profa. Dra. Robéria Maria de Lourdes Vasconcelos de Andrade
Prof. Dr. Marcos Aurélio Gomes
Prof. Dr. Iuri Rocio Franco Rizzi
Profa. Dra. Lívia Aparecida Ferreira
Prof. Me. Willian Leite Melo

REPRESENTANTES DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS
Titular: Pedro Manuel da Silva
Suplente: Antônio Fabrício de Miranda

REPRESENTANTES DOS DISCENTES
Titular: Angela Morgana Brasil Bezerra
Suplente: Lauanda Vieira da Silva

COMISSÕES DE APOIO
Estágio: Profa. Dra. Nelma Camêlo de Araujo
Extensão: Prof. Dr. Marcos Aparecido Rodrigues do Prado
Monitoria: Prof. Dr. Iuri Rocio Franco Rizzi
Pesquisa: Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araujo
Trabalho de Conclusão de Curso: Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

PLANO DE ATIVIDADES DO CURSO DE
BIBLIOTECONOMIA

Plano de atividades do Curso de Biblioteconomia
da UFAL, do Campus A. C. Simões, em Maceió Alagoas, em consonância com a Portaria GR N°
392, de 17 de março de 2020, que regulamenta o
estado de emergência na Universidade Federal de
Alagoas; o Plano de Contingência COVID-19 da
UFAL e a Resolução do CONSUNI Nº 14/2020, de
18 de março de 2020 da Universidade Federal de
Alagoas.

Maio 2020

QUADROS

Quadro 1 – Relação das Instituições de Estágio Supervisionado I e II ...................................... 9
Quadro 2 – Produção Cientifica .............................................................................................. 12
Quadro 3 – Emissão de Pareceres em Periódicos Científicos .................................................. 12
Quadro 4 – Pareceres para projetos de pesquisa/relatórios/livros ............................................ 12
Quadro 5 – Relação quantitativa de Orientandos por Orientador ............................................ 13

Sumário

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................................... 6
2 PLANO DE ATIVIDADES .................................................................................................. 7
2.1 Atividade de Gestão.............................................................................................................. 7
2.2 Atividades Acadêmicas ........................................................................................................ 8
3 COORDENAÇÕES DE APOIO .......................................................................................... 9
3.1 Coordenação de Estágio ....................................................................................................... 9
3.2 Coordenação de Extensão ................................................................................................... 10
3.3 Coordenação de Monitoria ................................................................................................. 10
3.4 Coordenação de Pesquisa ................................................................................................... 11
3.5 Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC ................................................. 13
4 CONSIDERAÇÕES ............................................................................................................ 14
ANEXO A – Projetos de Extensão e Pesquisa ..................................................................... 15

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1 INTRODUÇÃO

Considerando a Instrução Normativa Nº 19, de 12 de Março de 2020, que estabelece
orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública
Federal - SIPEC, quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde
pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19) e em respeito à
Portaria GR N° 392, de 17 de Março de 2020, que regulamenta o estado de emergência no
âmbito da Universidade Federal de Alagoas, em decorrência da pandemia do COVID-19
(novo coronavírus); o Plano de Contingência COVID-19 da UFAL; a Resolução do
CONSUNI Nº 14/2020, de 18 de Março de 2020, que aprova a suspensão do calendário
acadêmico da UFAL de 2020; e o Plano de Contingência da PROGRAD; O trabalho remoto
está regulamentado pela Instrução Normativa N° 21, de 16 de março de 2020, que altera a
Instrução Normativa Nº 19.
Conforme Plano de Ação (2020-2022) da Gestão do Colegiado do Curso de
Biblioteconomia, as ações traçadas dão continuidade, melhoria e desenvolvimento de
atividades já elaboradas na Gestão de 2018-2020, em consonância com as Coordenações de
apoio do Curso (Estágio, Extensão, Monitoria, Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso).
Uma vez que houve a suspensão das aulas, em detrimento da pandemia do
Coronavírus em março de 2020, mais especificamente a partir do dia 20/03/2020 (a
Coordenação do Curso) as atividades estão sendo realizadas remotamente, conforme
Resoluções e Normativas da UFAL (citadas no parágrafo acima) e quando necessário
presencialmente, com hora e dia marcado.
Assim, as atividades desenvolvidas por cada coordenação que compõe o curso de
Biblioteconomia, foram desenvolvidas por seus respectivos Coordenadores, e aqueles que se
encontram de licença e/ou férias, a Coordenação assumiu a responsabilidade de manter em
funcionamento as atividades dessas Coordenações/Secretaria.

7

2 PLANO DE ATIVIDADES
As atividades aqui elencadas não foram programadas em função das atividades
remotas, estamos dando continuidade ao Plano de Ação, mas utilizando de recursos
alternativos no desempenho das atividades do Curso.
2.1 Atividade de Gestão
Coordenação: Profa. Dra. Nelma Camêlo de Araujo
Vice-Coordenação: Prof. Dr. Marcos Aparecido Rodrigues do Prado
Contato: biblioteconomiaufal@ichca.ufal.br, nelma.araujo@ichca.ufal.br
A Coordenação do Curso, manteve suas atividades de gestão em funcionamento,
semipresencial, quais foram:
- Atendimento as demandas da Direção da Unidade Acadêmica e demais setores da UFAL;
✓ Relatórios de Atividades Acadêmicas (mapeamento de docentes desde 2015, ativos,
licenciados e substitutos)
✓ Relatório de Funcionários (técnicos e docentes) no COVID-19;
✓ Apresentação de Oferta Acadêmica desde 2015;
✓ Acompanhamento dos Materiais solicitados para o PAAC 2020 e 2021;
✓ Participação na reunião da Unidade Acadêmica;
✓ Solicitação de orientação ao DRCA para acompanhar as matrículas dos discentes;
✓ Solicitação de orientação a PROGRAD sobre os ajustes de matrículas dos discentes
que não o fizeram no período presencial e a matrícula dos alunos ingressantes;
✓ Participação na reunião do Fórum dos Colegiados;
✓ Atualização de informação sobre o cancelamento de processo de professor substituto.
- Atendimento aos discentes, docentes e técnicos do Curso;
✓ Discente: orientação sobre como proceder no período de suspensão das atividades
acadêmicas, ajustes de matrícula, estágios, TRANSPAL, colação de grau e demais
atividades;
✓ Docentes: abertura de processos, emissão de ofícios, declarações, recebimento de
documentos e troca de informações sobre procedimentos institucionais;
✓ Técnicos: orientação das atividades a serem desempenhadas no período de suspensão
das atividades acadêmicas e tramites para registro na folha de ponto.
- Realização de ajustes de matrículas dos discentes;
- Orientação sobre defesas de TCC, procedimentos;

8

- Reuniões de Colegiado de Curso, sendo discutido ações de interatividade com os discentes;
- Acompanhamento de atividades sobre o período de suspensão das aulas presenciais, por
meio da PROGRAD, PROEST e demais setores da UFAL;
- Alimentação da Base de Dados do Estadão conforme orientação da PROGRAD;
- Atendimento as demandas externas de outros Cursos da área no Brasil (pesquisas,
solicitação de informações, indicação de docentes, dentre outros).
Quando da suspensão das atividades acadêmicas pela UFAL, a Coordenação do Curso
disponibilizou em seu site os contatos fornecidos pela instituição dos setores que se
colocaram a disposição do público acadêmico, bem como o e-mail do Curso de
Biblioteconomia, formalizando a interação com os demais setores da Instituição, sendo ele:
biblioteconomiaufal@gmail.com , esse e-mail pode ser acessado pela Coordenação e também
pelos técnicos do Curso. Quando do recebimento das demandas, elas são respondidas no
mesmo dia, não havendo acúmulo de demandas.
Ressalta-se a participação dos Técnicos administrativos nas atividades de gestão,
auxiliando na elaboração de relatórios, abertura de processos, declarações, dentro outros,
2.2 Atividades Acadêmicas
Uma vez que as atividades acadêmicas presenciais estão suspensas pela instituição, os
docentes têm se dedicado ao contato direto com seus respectivos discentes, seja para
orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), seja para troca de orientações
especificas da disciplina.
Em reunião do Colegiado foi discutido a apresentação de Lives, ou outros recursos
remotos para contato com os discentes, mas diante da pesquisa apresentada pela própria
instituição e pelo retorno da discente representante de Centro Acadêmico (CA), que expôs as
dificuldades tecnológicas desses discentes frente ao isolamento social, ainda não conseguimos
criar essa atividade.
Houve iniciativas de atividade remota em uma disciplina específica, mas conforme
relato do Prof., os alunos eram poucos e foram desistindo dessa atividade aos poucos.
Mas a Coordenação pretende realizar uma atividade com os discentes que estão no
último período do Curso, para auxiliar no término de seus TCCs e discutir a Resolução da
PROGRAD que orienta sobre as atividades remotas a serem desenvolvidas por cada Curso.

9

3 COORDENAÇÕES DE APOIO
As comissões de apoio estão trabalhando conforme seu Plano de Ação, já elaborado
para subsidiar o Plano de Ação da Gestão, nesse sentido o Corpo Docente do Curso, estão
envolvidos com atividades especificas, mas que envolva de uma forma ou de outra a troca de
informações entre eles.
3.1 Coordenação de Estágio
Coordenadora: Profa. Dra. Nelma Camêlo de Araujo
Contato: biblioteconomiaufal@gmail.com e nelma.araujo@ichca.ufal.br
As atividades in loco dos estágios supervisionados I e II, estão suspensas uma vez que
as instituições nas quais os discentes irão realizar suas atividades práticas também estão
suspensas.
A Coordenação realizou contato com essas instituições, e providenciou os Termos de
Compromissos, porém ainda não foi repassado para os discentes, pois é necessário que eles
comecem as atividades e recolham as assinaturas nos Termos dos responsáveis pelo Estágio.
De acordo com o Quadro 1, realizaram a matrícula no sistema, 10 (dez) discentes no
Estágio Supervisionado 1, que iram desenvolver suas atividades na Biblioteca Central da
UFAL e no Estágio Supervisionado 2, 20 (vinte) discentes fizeram matricula, esses foram
distribuídos conforme consulta prévia nos respectivos campos de estágios: Edufal, Imprensa
Oficial, FAPEAL, UNICISAL e ESMAL, e os discentes.
Quadro 1 – Relação das Instituições de Estágio Supervisionado I e II
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO I
Quantidade de Instituição
Discentes
10
BC/UFAL

ESTÁGIO
SUPERVISIONADO II
Quantidade de Instituição
Discentes
2
EDUFAL
13
Imprensa
Oficial
3
FAPEAL
1
UNCISAL
1
ESMAL

Quanto aos demais estágios que não são os obrigatórios, quando solicitado pelo
estagiário e/ou instituição que esteja em funcionamento e necessitando de assinatura em

10

Termos de Compromisso, a Coordenação tem realizado o procedimento, conforme orientado
pela PROGRAD.
Nesse período houve 5 (cinco) solicitações de renovação de contrato, sendo o último
em 14/05/2020 para a Instituição CIEE/Secretaria de Administração do Estado de Alagoas.
3.2 Coordenação de Extensão
Coordenador: Prof. Dr. Marcos Aparecido Rodrigues do Prado
E-mail: marcospraddo75@gmail.com ou marcos.prado@ichca.ufal.br
✓ Atendimento remoto de dúvidas e solicitações;
✓ Divulgação permanente de cursos e eventos gratuitos de interesse à área de formação
acadêmica que são realizados em ambiente online pelo envio de informes aos
respectivos e-mails dos discentes matriculados no Curso de Biblioteconomia;
✓ Assistência remota aos discentes quanto às suas situações de atividades
complementares em horas flexíveis, incluindo o registro dos cômputos de casos
específicos quando solicitados pela Coordenação;
✓ Acompanhamento de Projetos de Extensão do Curso conforme solicitação da
Coordenação de Extensão da Unidade Acadêmica.
Os Projetos de Extensão desenvolvidos e em desenvolvimento no Curso, estão
registrados no ANEXO A, junto com os Projetos de Pesquisa.
3.3 Coordenação de Monitoria
Coordenador: Prof. Dr. Iuri Rocio Franco Rizzi
Contato: Iuri.rizzi@ichca.ufal.br
As atividades de monitoria, estão paralisadas em função da suspensão das atividades
acadêmicas, mas foram tomadas algumas iniciativas como:
✓ Contato com os orientadores de monitoria;
✓ Verificação de recebimento das Bolsas dos Monitores;
✓ Solicitação do relatório dos Monitores
✓ Divulgação do Edital para seleção de monitores;
✓ Assinatura nas folhas de frequências dos monitores.

11

3.4 Coordenação de Pesquisa
Coordenador: Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araujo
Contato: ronaldo.araujo@ichca.ufal.br
As atividades de Pesquisa são acompanhadas conforme demanda dos docentes,
Unidade Acadêmica e a Instituição, as atividades estão relatadas em detalhe no ANEXO A.
Atualmente (maio de 2020) existem 5 (cinco) projetos de pesquisa sendo
desenvolvidos por docentes do Curso e seus respectivos grupos de pesquisa; estão em
andamento 3 (três) Projetos PIBIC (2019-2020); foram submetidos ao Edital PIBIC 20202021, 5 (cinco) Projetos.
Os Grupos de Pesquisas do Curso, vem desempenhando suas atividades, conforme
descrição abaixo:
✓ Grupo: Leitura, Biblioteca Escolar e Cidadania
Ações: Reuniões virtuais com os discentes (graduação e pós-graduação) para
elaboração de relatórios e demais atividades de desenvolvimento de projetos em
andamento.
✓ Grupo: Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web (Lab-iMetrics)
Ações: Reuniões virtuais quinzenais com os integrantes para estudo da obra:
OLIVEIRA, E. F. T.. Estudos métricos da Informação no Brasil: indicadores de
produção, colaboração e impacto. 1a. ed. Marília: Cultura Acadêmica, 2018. v. 1.
184p. Na última reunião haverá um bate-papo com a autora.
✓ Grupo: Observatório de Estudos Interdisciplinares da Informação – Observinter
Ações: (atividades previstas para o período: reuniões remotas, discussões de texto,
outras).
Os

Docentes

têm

colaborado

na

avaliação

de

artigos

científicos

para

periódicos/eventos da área e as áreas interdisciplinares, realizado avaliações de
Projetos/Relatórios de Pesquisas e ainda produzido artigos científicos, conforme Quadros 2, 3
e4

12

Quadro 2 – Produção Cientifica
Tipo de produção

Em
Submetidos Aceito Publicado Sub-Total
Elaboração
Artigos em periódicos
8
5
2
4
19
Capítulo de livro
2
2
3
1
8
Livro
1
1
Trabalho em evento
4
1
5
TOTAL
10
11
7
5
33

Quadro 3 – Emissão de Pareceres em Periódicos Científicos
Nome do Periódico
Ciência da Informação (IBICT)
Convergência em Ciência da Informação (ConCI)
Diversitas Journal
Em Questão (UFRGS)
E-Compós
Encontros Bibli
Folha de Rosto (UFCA)
Informação em Pauta (UFC)
Informação & Sociedade: Estudos
Revista AtoZ (UFPR)
Revista Debate em Educação (RDE)
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação
(UnB)
Revista Brasileira de Biblioteconomia e
Documentação (RBBD – FEBAB)
Revista Brasileira de Educação em Ciência da
Informação (REBECIN)
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da
Informação (RDBCI – UNICAMP)
Revista Práticas em Gestão Pública Universitárias
(PGPU-UFRJ).
Transinformação
TOTAL

Artigos em
avaliação

Artigos
Avaliados

SubTotal

1
1
2
1
1
1
1
1
1
1
2
2

1
1
2
1
1
1
1
1
1
1
2
2

1

1

1

2

3

1

1

2

1

4

1
1
19

Quadro 4 – Pareceres para projetos de pesquisa/relatórios/livros
Nome do Periódico
Em Avaliação Avaliados Sub-Total
Projetos de pesquisa
3
3
Relatórios de pesquisa
7
2
9
Livros/Capítulos
1
1
Outras comissões de avaliação
3
3
TOTAL
14
2
16

1
23

13

3.5 Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Coordenação: Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota
Contato: francisca.mota@ichca.ufal.br
A Coordenadora de TCC entrou de licença maternidade em 20/02/2020, data de
nascimento de seu filho.
Porém a Coordenação do Curso de Biblioteconomia, assumiu as atividades dessa
Coordenação, nesse sentido estão sendo acompanhados os discentes que estão no processo de
desenvolvimento de seus respectivos TCCs, sendo elaborado um quadro com os nomes dos
discentes e seus orientadores, nome no trabalho e período que o discente se encontra, dessa
forma além da Coordenação, os orientadores podem acompanhar seus orientandos,
determinando prazo adequado para a defesa de suas pesquisas, no Quadro 5 está registrado o
quantitativo de docentes e o quantitativo de discentes, o que estão com menos discentes são os
docentes que ainda estão em atividade de capacitação para doutoramento e/ou entrarão de
licença e/ou estão no Curso a pouco tempo.

Quadro 5 – Relação quantitativa de Orientandos por Orientador
DOCENTES

Adriana Lourenço
Clarice Vanderlei Ferraz
Edivanio Duarte de Souza
Francisca Rosaline Leite Mota
Iuri Franco Rocio Rizzi
Livia Aparecida Ferreira
Marcos Aparecido Rodrigues
Marcos Aurélio Gomes
Nelma Camêlo de Araujo
Regina Coeli
Ronaldo Ferreira de Araujo
Robéria de Lourdes V. Andrade
Willian Lima Melo
TOTAL

QUANTIDADE DE
ORIENTANDOS
1
2
8
8
4
7
9
7
9
1
7
3
2
68

QUANTIDADE
DE
DISCENTES QUE ESTÃO
NO 12 PERIODO

1
1

1
1
1
1
1

7

Os alunos que estão no 12 período (7) terão que fazer suas defesas esse semestre
(2020.1), assim aproveitando as suspensões das aulas e conforme NR. 03 de abril de
2020/PROGRAD/UFAL, foram realizadas duas defesas de TCCs, em 30/04/2020, no
ambiente da RNP, sendo que esses já não contam mais no Quadro 5, tendo a previsão de mais

14

uma para 05/06/2020, todas essas defesas são publicizadas no site do Curso, com indicação de
link, para que os docentes e discentes possam participar.
4 CONSIDERAÇÕES

Percebe-se que as atividades do Curso de Biblioteconomia, enquanto Gestão e demais
Coordenações de Apoio, estão sendo desenvolvidas, não apenas sob demandas, mas no
contexto da própria necessidade da comunidade acadêmica (Gestores, Técnicos, Docentes e
Discentes) interna e externa, pois o Curso de Biblioteconomia mantém contato com diversas
organizações no Estado de Alagoas e fora do Estado.
Nesse momento da suspensão das atividades presenciais, as atividades remotas estão
sendo organizadas conforme demanda do Curso.

Maceió, 20 de maio de 2020

Profa. Dra. Nelma Camêlo de Araujo
Coordenadora

Prof. Dr. Marcos Aparecido R. do Prado
Vice Coordenador

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ANEXO A – Projetos de Extensão e Pesquisa

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3.2 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO
3.2.1 Projeto de Extensão em Andamento
Título: Anjos do HUPAA: Contribuições de Biblioterapia, arte e cultura para a humanização
hospitalar (em andamento)
Resumo: O projeto visa, em seu terceiro ciclo, a implementação de ações efetivas em
Biblioterapia, Arte e Cultura no âmbito do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
(HUPAA/EBSERHUFAL), por meio de ações de contar histórias, executar músicas e
incentivar a leitura, enquanto estratégia de estimulo à amenização do sofrimento vivenciado
por muitos de seus usuários e de entretimento para seus acompanhantes. Para tanto, em suas
atividades, prevê capacitação de pessoal para integrar e fortalecer o grupo de contadores de
história “Anjos do HUPAA”, dando continuidade as ações que já são desenvolvidas nesse
sentido em âmbito hospitalar e inserindo também outras atividades culturais. O fortalecimento
do encadeamento das ações biblioterapêuticas e culturais nos ambulatórios e enfermarias, abre
campo para o estudo, a prática a pesquisa e a produção de trabalhos acadêmicos em
Biblioterapia. As estratégias metodológicas adotarão atividades que serão desenvolvidas no
âmbito hospitalar. Como exemplo, podemos destacar a contação de histórias na Pediatria,
Clínica Médica, Centro Oncológico e Nefrologia, recitais e distribuição de poesia nos
ambulatórios e enfermarias e empréstimos de livros nas enfermarias. Assim os sujeitos
beneficiados pelas ações literárias e musicais do projeto, além do ganho em favor de sua
saúde, terão ainda oportunidade de desencadear aptidões para interagir e evoluir socialmente.
O projeto de extensão tem caráter multidisciplinar compreendendo as áreas de
Biblioteconomia, Psicologia, Odontologia e Enfermagem.
Integrantes: Livia Aparecida Lenzi, Francisca Rosline Leite Mota, Maria Izabel Calheiros
Título: Comunicação Comunitária no Movimento dos Povos das Lagoas (2020-2021)
Resumo: O projeto tem o objetivo de desenvolver ações de comunicação comunitária, para
criar visibilidade ao Movimento dos Povos das Lagoas. Defendemos a ideia de que a
comunidades devem ser empoderadas a partir do momento em que tem voz e se sentem
protagonistas no processo comunicativo. Nesse sentido, a Agência Experimental de Relações
Públicas – Agerp, que já funciona trabalhando com a comunicação interna do bloco de
Comunicação, ampliará as ações, passando a desenvolver atividades de comunicação
comunitária, no sentido de empoderamento, como fala a autora Gohn (2004). Este projeto de
extensão está articulado ao grupo de pesquisa denominado Grupo de Estudos em Relações
Públicas - GERP, na linha de pesquisa “Comunicação pública, esfera pública e midiatização:
papel da comunicação na construção cidadã”, no qual demonstra a interdisciplinaridade entre
pesquisa e extensão, além de vislumbrar a práxis teórica com o desenvolvimento de ações
extensionistas, contribuindo para a construção de saberes a partir de diferentes perspectivas
que, na realidade, se complementam. O projeto também possui articulação com setores
externos, especificamente com o Instituto de Desenvolvimento de Alagoas – IDEAL, a
Comissão Pastoral da Terra e o Levante Popular, instituições que fazem parte do Movimento
dos Povos das Lagoas. Para a fundamentação teórica do projeto, trabalhamos com os
conceitos da comunicação comunitária, tendo como ferramentas principais a rádio, podcast,
mídia social e memória dos movimentos como meios de promoção de voz, visibilidade e
protagonismo cidadã. Portanto, fazemos referência às publicações e estudos nesses campos de
conhecimento, sobre o tema investigado. A produção de materiais de comunicação com as
comunidades da Lagoa é percebida como um dos maiores problemas, no âmbito
comunicacional, enfrentados pelo Movimento. Dessa forma, a visibilidade e as articulações
entre os membros da comunidade com a sociedade se consolidariam, criando e fortalecendo

17

as redes de comunicação a partir da utilização da rádio, do podcast e das mídias sociais. A
comunicação comunitária surge, nesse cenário, como eixo fundamental de empoderamento e
de construção da cidadania, a partir do momento em que utiliza a própria comunicação para o
diálogo com as comunidades, com o objetivo de que as mesmas se apropriem desses meios,
com a participação na produção dos temas e conteúdos para a rádio, em seu próprio benefício
social. Os procedimentos metodológicos incluem a observação participante, o diálogo com as
comunidades do Movimento dos Povos das Lagoas e também a pesquisa de opinião pública,
para verificar a efetividade das ações realizadas. A proposta, então, é de intervenção na
realidade estudada, buscando alcançar os efetividade da comunicação como resultado
principal a ser obtido.
Integrantes: Willian Lima Melo (docente); Manuela Rau De Almeida Callou
(Docente/Coordenadora); Lidia Maria Marinho Da Pureza Ramires
(docente); Janayna
Da Silva Avila (docente); Manoella Maria Pinto Moreira Das Neves (docente);Jamerson Dos
Santos Farias Soares (discente); Manoel Messias Alves De Oliveira Junior (discente); Jullia
Barreto Santos (discente)
Título: Além das ruas tradicionais: memória, tempo e lugar nas narrativas dos invisíveis do
Centro de Maceió (2020-2021)
Resumo: Quem está em situação de rua é frequentemente tolhido da vida de seu lugar, das
memórias, imagens e histórias dele, tendo, muitas vezes, o livre trânsito entre os espaços que
habita vetado por não ser bem-vindo e por incomodar o vaivém dos cidadãos, apressados para
o trabalho ou para as compras, como acontece no centro de Maceió, onde vivem cerca de mil
pessoas nas vias e praças públicas. Nesta perspectiva pretende-se realizar uma pesquisa de
base antropológica sobre o lugar, o cotidiano e as rotinas invisíveis que revelem o mundo
social das ruas e sua estrutura, para tanto, uniremos a etnografia, a pesquisa participante e o
recurso da história de vida e da cartografia social com as pessoas partícipes dos programas
sociais Consultório na Rua e Centro Pop e atendidas pelo Movimento Nacional de Populações
de Rua (MNPR) no centro de Maceió. O pressuposto analítico é que podemos aprender com
eles, mas, acima de tudo, que esse trabalho contribui, ainda, para a revisão de construções
históricas sobre o lugar dos excluídos na vida urbana, viabilizando um uso – e um consumo –
político dos relatos das suas memórias. Assim esta proposta tem como objetivo lançar um
novo olhar ao centro de Maceió e à vida nas ruas, abordando tanto sua dimensão
microssociológica – as formas de viver, memórias, lugares, tempos, ancorados nas narrativas
desses moradores – quanto sua dimensão política, representada pelo seu protagonismo e,
assim, revelar a história dos invisíveis e de um lugar desprezado. A proposta teve origem nas
discussões das aulas de Comunicação, Cultura, Diversidade e Relações Étnico-Raciais e de
Introdução ao Registro e Produção do Conhecimento do Curso de Relações Públicas.
Integrantes: William Lima Melo (Coordenador Adjunto) Rosa Lucia Lima da Silva Correia
(Coordenadora do projeto); Vanusa Souza Silva (docente); Marcelo Karloni da Cruz
(docente); Jorgina Sales Jorge (docente); Rafael Machado da Silva (docente); Vitor da Silva
Leite Braz (discente); Izabelle Marques dos Santos (discente); Muhammad Rassulula Sidico
Samati (discente); Larissa Braga Ribeiro (discente); Wanessa Maria da Rocha França Melo
(discente)

3.2.2 Projeto de Extensão apresentado ao Edital 05/2020 – PROEX COVID-19
Título: RespirAmor: Ações educativas e preventivas no enfrentamento do COVID-19 em um
Hospital Universitário

18

Resumo: A pandemia do Covid-19 caracteriza-se como uma situação problemática em saúde
pública da população mundial, necessitando ações de enfrentamento no combate ao novo
Coronavírus. Este projeto de extensão tem o objetivo desenvolver ações de educação em
saúde, utilizando as tecnologias leves no enfrentamento à pandemia da COVID – 19. O copo
do projeto aborda o contexto epidemiológico e as medidas de prevenção ao Coronavírus
especialmente a necessidade da população com baixa escolaridade e em situação de
vulnerabilidade social ter acesso às informações oficiais e cientificas sobre o COVID-19, a
importância do uso de equipamento de proteção individual, de aderir a quarentena e o
isolamento social. Além do mais, propõe um conjunto de estratégias com ações de confecção
de materiais educativos, sensibilização dos usuários e familiares do Hospital Universitário e
confecção de máscaras que irão contribuir para o enfrentamento à pandemia no contexto dessa
população assistida. Acreditamos que, em tempos de pandemia, é fundamental desenvolver
atividades voltadas para humanização do cuidado, a comunicação eficaz, o diálogo, a ética, as
relações de confiança entre profissionais e usuários. Palavras chaves: Infecções por COVI-19.
Educação em Saúde. Humanização. Prevenção a Saúde
Integrantes: Lívia Aparecida Lenzi e Maria Izabel Calheiros.

3.3 COORDENAÇÃO DE PESQUISA
3.3.1 Pesquisas em andamento que participa ou coordena
Título: Implantação do Observatório de Comunicação e Divulgação de Informação em
COVID-19
Resumo: o projeto se propõe a implantar e manter um Portal “Observatório” de Comunicação
e Divulgação de Informação em COVID-19 capaz de monitorar as redes midiáticas, exercer
vigilância de informações, realizar análises, produzir e gerir informações, oferecer assessoria,
emitir alertas em comunicação e informação para os atores constituintes das instâncias de
governança.
Integrantes: Edivanio Duarte de Souza, Luiz Marcelo Robalinho, Sandra Nunes Leite
(coordenadores). Participantes: Francisca Rosaline Leite Mota, Francisco Ribeiro de Freitas,
Manoella Maria Pinto Moreira das Neves, Marcos Aurélio Gomes, Nelma Camelo de Araujo,
Ronaldo Bispo dos Santos e Ronaldo Ferreira de Araújo.
Financiador: PROGINST/UFAL.
Título: Análise dos procedimentos éticos adotados nos periódicos científicos do Estado de
Alagoas
Resumo: No âmbito da comunicação científica, ao considerar os princípios éticos no
desenvolvimento de pesquisas que são discutidos nas diferentes áreas do conhecimento, se faz
necessário apontar a importância de acompanhar a produção e as propostas na área sobre o
assunto. Nesse sentido, a disseminação dos resultados de pesquisas em periódicos científicos
é uma prática da academia, possibilitando a interação com a sociedade e pesquisadores. É
comum os cursos de pós-graduação manterem seus periódicos por área de conhecimento,
sendo uma prerrogativa para avaliação e conceito no índice Qualis da CAPES, porém, os
critérios estabelecidos para que esses artigos sejam publicados são de ordem estrutural,
baseados em normas bibliográficas e no ineditismo do texto. A pesquisa a ser realizada
pretende mapear as descrições dos periódicos disponíveis no Sistema Eletrônico de
Editoração de Revistas Open Journal System (SEER-OJS) das Instituições de Ensino Superior
do Estado de Alagoas que exijam o comprometimento ético dos autores em suas pesquisas e,

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consequentemente, a publicação de seus textos. Os princípios norteadores desse mapeamento
se darão mediante as informações contidas nos próprios periódicos quanto aos aspectos éticos
exigidos pelas Resoluções 466/2012 e 510/2016, contemplando as áreas da saúde e das
ciências humanas. Pretende-se, como resultado desta pesquisa, compatibilizar os impactos
entre as publicações das mesmas áreas e as de outros programas de pós-graduação no Brasil
que fazem essas exigências para publicação em seus periódicos, demonstrando com isso a
qualidade e o deles perante a CAPES.
Integrantes: Nelma Camelo de Araujo - Coordenador / Eliete Souza de Araujo - Integrante /
João Paulo Santos Garcia - Integrante / Maria Izabel Fernandes Calheiros - Integrante
Título: Biblioteconomia e sustentabilidade: o papel e a contribuição das bibliotecas
comunitárias na agenda 2030 da UNESCO (provisório)
Resumo: Trata-se de uma investigação acerca das bibliotecas comunitárias e do seu papel e
contribuição no cumprimento dos objetivos da Agenda 2030 proposta pela UNESCO, na qual
propõe-se um plano de ação para a sociedade e o planeta. Inicialmente será realizado uma
revisão de literatura acerca dos temas abordados. Posteriormente, esta pesquisa bibliográfica
deverá amparar o desenvolvimento de pesquisas buscando uma maior aproximação com a
comunidade e a sociedade, tendo em vista metodologias participativas e, ou, de pesquisa ação.
Integrantes: Iuri Rocio Franco Rizzi (coordenador).
Título do projeto: Monitoramento de Métricas Alternativas e Atenção Online de Artigos de
Periódicos da Ciência da Informação – 2017/2020
Resumo: Tendo como questão de pesquisa a compreensão de qual a atenção online que
artigos de periódicos da ciência da informação recebem na web social, a presente pesquisa
propõe o monitoramento de métricas alternativas para artigos de periódicos eletrônicos desta
área por meio do mapeamento e visualização de dados sobre a atenção online que a produção
científica da área recebe na web social.
Situação: Em andamento.
Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo (coordenador). Participantes: Bruno Felipe de Melo
Silva, Marlene Oliveira, Tiago Rodrigo Marçal Murakami, Ariadne Chloe Furnival, Robéria
Lourdes de Vasconcelos Andrade, Ursula Blattmann e Wagner Junqueira de Araújo.
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio
financeiro - CNPq Chamada Universal, Processo: 426777/2016-6.
Título do projeto: Gerenciamento Eletrônico de Documentos no Serviço Brasileiro de Apoio
às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (SEBRAE/AL) – 2019/2021
Resumo: A pesquisa busca implantar a gestão de recursos informacionais com a introdução
de ferramentas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) no SEBRAE/AL. Estão
previstas atividades de pesquisa, diagnóstico situacional, prospecção tecnológica,
planejamento e implementação de GED. Espera-se ao longo da pesquisa melhorar o processo
de tomada de decisão por parte dos setores existentes na entidade, promover o acesso rápido,
seguro e simultâneo de todos os documentos necessários ao desenvolvimento das atividades
da instituição e garantir a salvaguarda da Memória Institucional.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1).
Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Coordenador / Francisca Rosaline Leite Mota Integrante / Victor Lemos Tenório - Integrante / Hans Ponfick Aragão - Integrante / Elayne
Patrícia Silva Teixeira - Integrante / Eliana Neves Pereira da Silva - Integrante.
Financiador: Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa

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3.3.2 Orientações de projetos de iniciação científica submetidos ou andamento
3.3.2.1 Orientações de projetos de iniciação científica em andamento (PIBIC 2019-2020)
Título: Tecnologia, informação e inovação para superar os desafios no tratamento e
organização dos prontuários de pacientes do SAME/HUPAA/EBSERH da Universidade
Federal de Alagoas
(UFAL)
Resumo: Projeto que possui o objetivo geral de estudar o uso da Informação, Tecnologia e
Inovação para melhorar o tratamento e organização dos Prontuários de Pacientes do
SAME/HUPAA/UFAL/EBSERH.
Integrantes: Francisca Rosaline Leite Mota (coordenadora). Paulo Daniel Marcos dos Santos
e Ane Caroline dos Santos Melo.
Título do projeto: Egressos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de
Alagoas: perfil de atuação
Resumo: A pesquisa tem como objetivo principal compreender como os egressos do Curso
de Biblioteconomia da UFAL estão atuando no mercado de trabalho no estado de Alagoas, e
com isso comparar sua atuação a luz da literatura sobre o assunto no cenário nacional. Como
metodologia da pesquisa, serão utilizadas as informações advindas da pesquisa institucional
sobre os egressos dos cursos ofertados pela UFAL, extraindo as informações que atendam a
proposta da pesquisa, ou seja, aquelas respondidas pelo Bibliotecários sobre seu campo de
atuação e como as teorias e práticas aprendidas no curso colaboraram para que esses egressos
atuassem no campo da Biblioteconomia em Alagoas.
Integrantes: Nelma Camêlo de Araujo, Marcos Aurélio Gomes e Lauanda Vieira da Silva.
Título: Altmetria e atenção online de artigos de periódicos da Ciência da Informação
Resumo: A pesquisa propõe o monitoramento de métricas alternativas para artigos de
periódicos eletrônicos da Ciência da Informação por meio do mapeamento e visualização de
dados sobre a atenção online que a produção científica da área recebe na web social. Parte da
proposta está pautada na fundamentação teórica, no examine da literatura sobre a
comunicação científica e internet, o periódico eletrônico e por fim, a altmetria, para
compreender como este campo vem se configurando e quais contribuições trazem para a CI e
para os estudos de comunicação científica. A parte empírica da pesquisa será realizada em três
fases. Na fase I, será feito: a) o levantamento e extração de metadados das publicações dos
periódicos científicos de acesso aberto da área da CI (suportados pela tecnologia SEER/OJS);
b) armazenamento em banco de dados NoSQL MongoDB; e c) tratamento de dados com
utilização de webservice com atribuição de vocabulário controlado criado no Tematres. A fase
II abarcará as atividades de coleta de dados altmétricos para as publicações por meio de
buscas em diretórios de notícias, servidores de blogs, ambientes wikis e de consultas
parametrizadas em interface de programação de aplicações (Application Programming
Interface - API´s) das principais mídias sociais e gerenciadores de referência. A fase III tratará
da disponibilização dos dados via web e dispositivo móvel para a comunidade científica e será
trabalhada na perspectiva de visualização gráfica por meio de facetas nos resultados de busca
além de relatórios de divulgação periódica de revistas, autores, instituições e temas de
pesquisa mais populares. Dessa forma, será possível aferir o grau de audiência e atenção
online que a produção científica periódica da CI tem recebido na web social. Espera-se, que
os resultados da pesquisa aqui proposta possam eventualmente promover uma maior
visibilidade da produção científica (artigos, periódicos, autores, temas), servir como filtro e
apoio na indicação e recomendação dessa produção, e subsidiar planos de marketing e

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divulgação, cada vez mais exigidos aos periódicos, como prática de profissionalização da
editoração científica.
Integrantes: Paola Annenberg Nascimento Gomes, Jusmenne Jasão Melo Silva, Miriely
Silva dos Santos e Rayanny Eleticia Medeiros de Moura.
3.3.2.2 Orientações futuras de projetos de iniciação científica submetidos (PIBIC 2020-2021)
Título: Produção de conhecimento em informação: compartilhamento de teorias nas
comunicações do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB,
1994-2009)
Resumo: Os estudos sobre informação ganham impulso, em meados do século XX,
fundamentados na convergência de diferentes elementos que constituem a sua base de
produção, quais sejam, pesquisadores, teorias, tecnologias, metodologias, e áreas de
conhecimento, entre outros. Tomando como referência estes pressupostos, a produção de
conhecimento em informação se caracterizaria pelo compartilhamento de teorias e
metodologias. Esta pesquisa objetiva estudar o compartilhamento de teorias na produção de
conhecimento em informação, no
contexto do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), no
período de 1994 a 2009. Para tanto, busca, especificamente, mapear a produção científica que
aponte expressamente as teorias adotadas na realização das pesquisas; caracterizar a produção
científica mapeada, considerando a temática, a autoria e o vínculo institucional; descrever as
teorias presentes na produção científica mapeada; e verificar os indícios de compartilhamento
de teorias entres áreas de conhecimento na produção e comunicação catalogada. Nesse
sentido, define o método indutivo como parâmetro geral da pesquisa. Quando aos objetivos, a
pesquisa se caracteriza como exploratório-descritiva e, quanto a abordagem, qualitativa e
quantitativa. Conforme os procedimentos técnicos utilizados, a pesquisa apresenta-se como
bibliográfica e documental, pois terá como base, respectivamente, a produção científica e os
cadastros relativos à autoria e ao vínculo institucional. A pesquisa tem como universo as
comunicações realizadas em todas as edições do ENANCIB e a amostra, nas dez primeiras
edições do evento, realizadas no período de 1994 a 2009. A coleta de dados será feita nos
anais do evento disponíveis na Portal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação
em Ciência da Informação (ANCIB), na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e na Plataforma Sucupira da Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os achados científicos serão
sistematizados em gráficos, grafos e quadros. Os resultados da pesquisa serão analisados e
discutidos, considerando a relação entre aqueles achados e os referenciais teóricos das áreas
de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Espera-se que os resultados alcançados possam
contribuir com a identificação e a caracterização do compartilhamento de teorias na produção
de conhecimento em informação.
Integrantes: Edivanio Duarte de Souza, Eliomar de oliveira melo, Rayanny Eleticia
Medeiros de Moura
Título do projeto: Biblioteca Universitária: um Estudo das Práticas de Inovação E
Sustentabilidade
Resumo: Pesquisa com objetivo principal de identificar e analisar as ações sustentáveis na
Bibliotecas Central da Universidade Federal de Alagoas, que contribuem para alcance do
desenvolvimento sustentável. A pesquisa é descritiva, qualitativa, utilizando como método o
estudo de caso, que consiste na observação de determinados indivíduos, profissões,
instituições, grupos ou comunidades com a finalidade de obter uma resposta para as questões
levantadas. Desse modo, a pesquisa será realizada no âmbito da Biblioteca Central da

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Universidade Federal de Alagoas, por meio de observação in loco, permitindo perceber as
ações de sustentabilidade realizadas na BC/UFAL. Paralelamente a essa ação, também será
realizada pesquisa bibliográfica sobre o assunto “sustentabilidade” em especial nas
Bibliotecas Universitárias, e a explicitação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis
(ODS) da agenda 2030 orientados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Pretende-se
ter como resultado além de identificar as ações de sustentabilidade na BC/UFAL, sugerir
outras ações que sejam identificadas ao longo da pesquisa em outras Bibliotecas
Universitárias, seguindo orientações de sustentabilidade internacional, contribuindo na
melhoria do meio ambiente e da sociedade Alagoana.
Integrantes: Nelma Camêlo de Araujo, Karoline Kenele dos Santos, Anne Evelly Odilon
Feitoza, Eliete Araújo de Sousa e Aécio Pereira Gomes Araujo
Título do projeto: Perfil dos(as) ingressantes ao Curso de Biblioteconomia da Universidade
Federal de Alagoas
Resumo: O ingresso no ensino superior pode representar uma conquista, todavia, muitos não
possuem a clareza sobre a escolha realizada. É comum o indivíduo deparar-se com
insatisfação em relação à sua opção, querer trocar de curso e até mesmo abandonar
determinada graduação. Neste sentido, este projeto objetiva caracterizar o perfil dos(as)
discentes que ingressam no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas.
Desta forma, traçar nexos entre aspectos relacionados aos ingressantes alusivos à renda
familiar, uso de tecnologias (computador, acesso à Internet), forma de conclusão do ensino
médio, sexo, etnia, idade, entre outras características, como instrumento de entendimento e
possibilidades de atuação, interação e melhorias no Curso de Biblioteconomia e com os
ingressantes, de forma a estabelecer uma identidade e visibilidade profissional para a
sociedade. Pesquisa caracterizada como exploratória; a coleta de dados se dará por meio da
pesquisa documental através de acesso a possíveis relatórios técnicos existentes no âmbito da
Universidade. A análise dos dados será realizada por intermédio da abordagem quantitativa e
a sistematização e apresentação dos resultados mediante o estabelecimento de categorias,
conforme as técnicas de análise de conteúdo propostas por Bardin (2004).
Integrantes: Marcos Aurélio Gomes (Coord.), Miriely Silva dos Santos (Bolsista)
Título: Análise das coautorias dos pesquisadores da UFAL em artigos Científicos publicados
durante o triênio de 2017 a 2019
Resumo: As parcerias representam uma capacidade de articulação para se atingir um
propósito comum. Elas podem ocorrer voluntariamente por relações colaborativas ou mesmo
pela sistematização de papéis e funções determinadas em estruturas cooperativas. De todo
modo, as parcerias evidenciam a dinâmica social para se agregar forças interativas com o
objetivo de compartilhar ações e atividades específicas. No âmbito da ciência as parcerias
facilitam o alcance de inúmeros recursos. Neste contexto, as coautorias científicas explicitam
a formalização intelectual de parcerias estabelecidas em que a publicação se caracteriza como
registro efetivo do compartilhamento de responsabilidades. Dada a importância da coautoria
científica para se analisar a amplitude das relações de parcerias institucionais e geográficas é
que a presente pesquisa tem como propósito efetuar o mapeamento e a análise das publicações
compartilhadas por pesquisadores vinculados à UFAL durante o triênio de 2017 a 2020.
Busca-se com este intento oferecer uma apresentação situacional passível para posteriores
aplicações de interesses estratégicos visando o desenvolvimento de políticas que incentivem a
formulação de regimes de parcerias com critérios predeterminados institucionalmente.
Integrantes: Marcos Aparecido Rodrigues do Prado, Giuliano Martins Porto de Souza.
Huanderson Ruan da Silva Santos e Leandro Ciríaco de Lyra.

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Título: Atenção online e métricas de mídias sociais de periódicos brasileiros
Resumo: O sistema de comunicação científica nos moldes de uma ciência aberta e de uma
cultura da visibilidade informacional tem exigido cada vez mais que as revistas agreguem um
indicador de influência e disseminação dos artigos na Web com vistas a geração de métricas
alternativas e que, para isso, considerem manter presença em mídias sociais acadêmicas e não
acadêmicas. Esse tipo de exigência demanda de editores o investimento em marketing
científico digital e levanta questões sobre quais serviços de mídias sociais devem ser
escolhidos pelas revistas e como elas têm desempenhado tal tarefa. A presente pesquisa busca
responder aos questionamentos por meio de uma investigação teórico-prática quanto à
presença e atuação de revistas nas mídias sociais e avaliação das métricas que estas obtêm
nesses espaços e suas implicações para comunicação científica. Embora também seja
exigência por parte de alguns publishers e bases indexadoras, ainda não há registro sobre o
cenário atual de adesão e atuação dos periódicos científicos nas mídias sociais, sejam
nacionais ou internacionais. Ao preencher essa lacuna a pesquisa irá conferir um olhar
panorâmico sobre a questão e empiricamente analisar indicadores de desempenho de
periódicos do Brasil buscando compreender: o número de revistas; as áreas de conhecimento;
as mídias utilizadas; os profissionais responsáveis; os planos e estratégias de atuação; e os
indicadores-chave de desempenho.
Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo, Jusmenne Jasão Melo da Silva, Paola Annenberg
Nascimento Gomes, Jonathan da Silva e Michael dos Santos Leite.
3.3.3 Serviços de editoração científica
Periódico: Ciência da Informação em Revista
Edição: Volume 7, Número 1, janeiro/abril, 2020
Situação: publicado.
Periódico: Ciência da Informação em Revista
Edição: Volume 7, Número 2, maio/ago, 2020
Situação: em andamento.

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