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Artigo original em inglês:
http://www.videomaker.com/article/15678gettinggreatvideofromamobilephone
Tripé Ok. Microfone Ok. Luzes Ok. Celular Ah, você não falava da sua câmera? É
incrível pensar nisso, mas, sim, vídeos maravilhosos podem ser feitos usando esses
dispositivos comuns originalmente concebidos para fazer telefonemas.
Vivemos uma época interessante. Já se foram os dias em que fazer filmes requeria grandes
quantidades de financiamento e enormes orçamentos para equipamentos. É verdade que essas
coisas certamente ajudam, mas as ferramentas básicas a saber câmeras, se tornaram baratas
o suficiente para a maioria das pessoas a terem em seus bolsos.
Antes de revirar os olhos, considere que a câmera em seu smartphone muito provavelmente tem
uma resolução maior do que o equipamento de transmissão de definição padrão. Os telefones
celulares, certamente, têm uma grande quantidade de limitações, mas em boas mãos podem
produzir um trabalho notável. Filmes como A Bruxa de Blair, Primer, Mar Aberto e Atividade
Paranormal têm demonstrado, ao longo dos últimos 15 anos, que o que você realmente precisa
para fazer um filme de sucesso e com uma boa bilheteria é uma história emocionante e bons
Hoje vamos dar uma olhada em algumas maneiras de obter o melhor vídeo do seu celular com
técnicas, equipamentos e aplicativos.
Nem mesmo com tecnologia de ponta
O diretor sulcoreano Park Chanwook, mais conhecido por seu filme Oldboy, ganhou as
manchetes em 2011 quando anunciou que estava filmando um filme de 30 minutos intitulado
Pesca Noturna usando um iPhone 4. Este foi o primeiro impulso relevante na democratização do
cinema pela incorporação de telefones celulares. No entanto, Park usou muitas das técnicas (e
elenco e equipe) que havia usado em seus filmes maiores, às vezes utilizando até 10 iPhones de
uma só vez, assim como lentes externas para capturar a ação em seu conto sobre um pescador
que engancha acidentalmente uma criatura sobrenatural.
Mais recentemente, o diretor Malik Bendjelloul usou um iPhone e um aplicativo de 2 dólares
chamado "8mm” para filmar parte do seu documentário vencedor do Oscar 2013 “À procura de
"Eu comecei a rodar o filme com uma câmera Super 8", disse à CNN, "com o filme real, o que é
muito caro. E eu fiquei completamente sem dinheiro, eu precisava de apenas alguns quadros ...
eu precisava deles, um dia eu percebi que havia um aplicativo de um dólar no meu iPhone e
experimentei, parecia o mesmo que o filme real.”
Bendjelloul não foi a única pessoa a ser conquistada pelo câmera vintage 8mm. Em 2012, o
cantor e compositor Lindi Ortega fez um vídeo para sua canção Cigarettes and Truckstops
usando um iPhone e o mesmo aplicativo usado por Malik Bendjelloul. Quando você termina
sua obraprima, ainda pode mostrála em festivais exclusivos para filmes feitos com celulares
como o iPhone Film Festival.
Embora o seu telefone celular seja em alguns aspectos muito diferente até mesmo de uma
DSLR, de muitas maneiras deve ser tratado da mesma forma, uma grande quantidade de
técnicas usadas em qualquer vídeo também se aplicam quando você está capturando cenas
com a câmera do seu telefone.
Mantenha o celular estável
A maioria dos fabricantes de telefones ainda não disponibilizou um tripé para seus celulares, no
entanto, não é tão difícil conectar um dispositivo de 100 gramas a algo estável.
Como você monta uma câmera ARRIFLEX 435 Xtreme do lado de fora de um carro? Você
aluga um Matthews grip system por 100 dólares por dia por uma locadora de equipamentos de
filmagem em Los Angeles e seu diretor e um par de assistentes prendem a câmera a ele. A
questão Como você vai montar o seu celular Android no párachoque de um carro? é um
pouco mais simples fitas, elásticos, presilhas, ventosas 10 minutos em uma loja de
ferragens lhe dará uma variedade de ideias que são bem mais baratas e menos demoradas.
Existem muitos tripés reais para telefones celulares, mas você pode facilmente montar
um tripé com as coisas que você já tem em sua casa, se sentir que é capaz.
Se você se achar que não precisa de tripé, as mesmas regras se aplicam a quando você usa
uma câmera convencional – você pode estabilizar o celular utilizando seu corpo de apoio ou
tentar colocálo sobre uma superfício plana, como uma mesa. (Veja este artigo sobre técnicas
e ferramentas de estabilização.)
Mantenha a câmera e o áudio livres
É realmente fácil colocar o dedo na frente da lente do seu celular. Tome cuidado com isso.
Como seu telefone tem um pequeno microfone acoplado, considere utilizar um microfone
externo para gravar o áudio idealmente, você não quer ruídos entre o que está gravando e o
Mantenha a iluminação
A iluminação é uma das partes esquecidas do bom vídeo, e é uma dificuldade particular
com telefones celulares que não possuem controles manuais.
A maioria dos celulares são automáticos em tudo, incluindo, irritantemente, o ISO. Isso
significa que ao mover o seu celular para um ambiente mais escuro ele não só vai ativar o
FStop (configuração que permite controlar a quantidade de luz que entra na câmera através
das lentes), mas também pode empurrar o ISO para lugares que você não deseja.
Entendendo a “Dynamic Range” (Alcance dinâmico)
"Dynamic Range" (alcance dinâmico) é o intervalo de brilho, do preto ao branco, que um
celular pode capturar. O olho humano é um instrumento muito sensível e é muito bom em ver
coisas escuras e claras ao mesmo tempo. Câmeras, embora cada vez melhores, não são tão boas.
Isto significa que se você tem um monte de áreas escuras numa fotografia e algo muito claro, o
seu celular vai ou subexpor as partes escuras ou (mais provável) expor demais os brilhos. Então
... o que você precisa fazer para se certificar de que isso não aconteça é comprimir o alcance
dinâmico de suas imagens. Como você faz isso? Ao tornar as coisas escuras mais claras ou as
coisas mais claras escuras. E você faz isso usando os princípios básicos de iluminação.
Ao invés de ter alguém em um quarto escuro sob uma luz forte, preencha de luz o restante do
ambiente para reduzir as diferenças.
Deixe seu celular se sobressair em locais diferentes
Uma das coisas que faz com que equipamentos como tripés e carrinhos sejam tão caros é que
eles precisam suportar uma quantidade significativa de peso. Seu celular, por outro lado, não é
apenas leve, como também possui um foco automático que continuará focando enquanto o
vídeo é filmado, o que nem todas as câmeras de vídeo farão. Isso torna mais fácil o trabalho de
prendêlo a uma vara mais longa ou até mesmo a uma pipa ou um balão.
Há uma enorme quantidade de aplicativos interessantes que ajudarão o seu vídeo alguns
adicionam recursos e outros chegam a degradar seu filme de forma a tornálo como um filme
antigo. Todos são bastante baratos.
Camera Plus Pro (US$2), da Delight Global Technologies, é um dos melhores aplicativos de
celular disponíveis, que permite ajustar a exposição, adicionar filtros, fazer timelapse e
compartilhar facilmente o resultado em várias redes sociais.
8mm Vintage Camera (US$2), da Nexvio, imita o estilo retrô de vídeos em 8mm com cinco
lentes. Tem sido usado por cineastas profissionais, apesar do seu baixo preço.
Miniatures Pro ($5) é um dos nossos aplicativos favoritos – é um aplicativo de timelapse
combinado com uma função que permite fazer coisas parecerem mais rápidas.
Photojojo (www.photojojo.com) é uma espécie de loja dedicada a equipamentos para telefones
celulares. Eles têm amor por câmeras pequenas e fazem um ótimo trabalho de coleta de uma
variaedade de acessórios empolgantes, desde filtros polarizadores e lentes auxiliares até caixas
subaquáticas, estabilizadores e suportes giratórios que tiram grandes vantagens da portabilidade
Algumas das nossas escolhas para experimentar:
camalapse 3 ($30) é uma base rotatória que pode ser presa a um tripé e a seu celular fazendo
giros de 360o em até 60 minutos, o que significa que você pode fazer fantásticos timelapse do
pôr do sol em vistas panorâmicas, uma festa na praia, uma esquina movimentada ou onde sua
imaginação permitir.
iStabilizer Dolly ($60) este fantástico dispositivo do tamanho de um patins com um braço
posicionável permite que você deslize seu celular em superfícies lisas (tampos de mesa,
quadros, etc.) para filmes em movimento.
The Steadicam Smoothee ($169) é um estabilizador de câmera feita especificamente para
câmeras pequenas, proporcionando uma filmagem suave com a liberdade de circulação de
um aparato de mão. Ele tem uma montagem específica para fácil estabilização de celulares
Glif by Studio Neat ($20) é uma rosca de fácil acoplagem para celulares e que encaixa
normalmente a um tripé. (http://www.studioneat.com/products/glif)
Ajeite na edição!
Depois de filmar o seu vídeo, importeo para o seu software de edição e pósprodução favorito
só porque é possivel editar o vídeo direto no seu celular não significa que você precisa
fazèlo. Trate o seu vídeo da mesma maneira que trataria um vídeo feito em uma câmera de
ponta. Títulos, filtros e coisas como correção de cores podem ser adicionadas mais tarde para
aprimorar o seu produto final.
Já não há mais muita coisa entre uma ideia e um filme como você pôde ver com cineastas
como Bendjelloul e Ortega. Não espere conseguir dinheiro para aquela câmera RED ONE e
todas as lentes que deseja, saia com o seu celular e seu script e siga em frente.
Site experimental dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas. Editor responsável: Érico Abreu 354 MTB AL / UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL
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