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Fazendo vídeos incríveis com o seu celular


Artigo original em inglês: http://www.videomaker.com/article/15678­getting­great­video­from­a­mobile­phone

Tripé ­ Ok. Microfone ­ Ok. Luzes ­ Ok. Celular ­ Ah, você não falava da sua câmera? É incrível pensar nisso, mas, sim, vídeos maravilhosos podem ser feitos usando esses dispositivos comuns originalmente concebidos para fazer telefonemas. Vivemos uma época interessante. Já se foram os dias em que fazer filmes requeria grandes quantidades de financiamento e enormes orçamentos para equipamentos. É verdade que essas coisas certamente ajudam, mas as ferramentas básicas ­ a saber ­ câmeras, se tornaram baratas o suficiente para a maioria das pessoas a terem em seus bolsos. Antes de revirar os olhos, considere que a câmera em seu smartphone muito provavelmente tem uma resolução maior do que o equipamento de transmissão de definição padrão. Os telefones celulares, certamente, têm uma grande quantidade de limitações, mas em boas mãos podem produzir um trabalho notável. Filmes como A Bruxa de Blair, Primer, Mar Aberto e Atividade Paranormal têm demonstrado, ao longo dos últimos 15 anos, que o que você realmente precisa para fazer um filme de sucesso e com uma boa bilheteria é uma história emocionante e bons Hoje vamos dar uma olhada em algumas maneiras de obter o melhor vídeo do seu celular com técnicas, equipamentos e aplicativos. Nem mesmo com tecnologia de ponta O diretor sul­coreano Park Chan­wook, mais conhecido por seu filme Oldboy, ganhou as manchetes em 2011 quando anunciou que estava filmando um filme de 30 minutos intitulado Pesca Noturna usando um iPhone 4. Este foi o primeiro impulso relevante na democratização do cinema pela incorporação de telefones celulares. No entanto, Park usou muitas das técnicas (e elenco e equipe) que havia usado em seus filmes maiores, às vezes utilizando até 10 iPhones de uma só vez, assim como lentes externas para capturar a ação em seu conto sobre um pescador que engancha acidentalmente uma criatura sobrenatural. Mais recentemente, o diretor Malik Bendjelloul usou um iPhone e um aplicativo de 2 dólares chamado "8mm” para filmar parte do seu documentário vencedor do Oscar 2013 “À procura de "Eu comecei a rodar o filme com uma câmera Super 8", disse à CNN, "com o filme real, o que é muito caro. E eu fiquei completamente sem dinheiro, eu precisava de apenas alguns quadros ... eu precisava deles, um dia eu percebi que havia um aplicativo de um dólar no meu iPhone e experimentei, parecia o mesmo que o filme real.” Bendjelloul não foi a única pessoa a ser conquistada pelo câmera vintage 8mm. Em 2012, o cantor e compositor Lindi Ortega fez um vídeo para sua canção Cigarettes and Truckstops usando um iPhone e o mesmo aplicativo usado por Malik Bendjelloul. Quando você termina sua obra­prima, ainda pode mostrá­la em festivais exclusivos para filmes feitos com celulares como o iPhone Film Festival. Embora o seu telefone celular seja em alguns aspectos muito diferente até mesmo de uma DSLR, de muitas maneiras deve ser tratado da mesma forma, uma grande quantidade de técnicas usadas em qualquer vídeo também se aplicam quando você está capturando cenas com a câmera do seu telefone. Mantenha o celular estável A maioria dos fabricantes de telefones ainda não disponibilizou um tripé para seus celulares, no entanto, não é tão difícil conectar um dispositivo de 100 gramas a algo estável. Como você monta uma câmera ARRIFLEX 435 Xtreme do lado de fora de um carro? Você aluga um Matthews grip system por 100 dólares por dia por uma locadora de equipamentos de filmagem em Los Angeles e seu diretor e um par de assistentes prendem a câmera a ele. A questão Como você vai montar o seu celular Android no pára­choque de um carro? é um pouco mais simples ­­ fitas, elásticos, presilhas, ventosas ­ 10 minutos em uma loja de ferragens lhe dará uma variedade de ideias que são bem mais baratas e menos demoradas. Existem muitos tripés reais para telefones celulares, mas você pode facilmente montar um tripé com as coisas que você já tem em sua casa, se sentir que é capaz. Se você se achar que não precisa de tripé, as mesmas regras se aplicam a quando você usa uma câmera convencional – você pode estabilizar o celular utilizando seu corpo de apoio ou tentar colocá­lo sobre uma superfício plana, como uma mesa. (Veja este artigo sobre técnicas e ferramentas de estabilização.) Mantenha a câmera e o áudio livres É realmente fácil colocar o dedo na frente da lente do seu celular. Tome cuidado com isso. Como seu telefone tem um pequeno microfone acoplado, considere utilizar um microfone externo para gravar o áudio ­ idealmente, você não quer ruídos entre o que está gravando e o Mantenha a iluminação A iluminação é uma das partes esquecidas do bom vídeo, e é uma dificuldade particular com telefones celulares que não possuem controles manuais. A maioria dos celulares são automáticos em tudo, incluindo, irritantemente, o ISO. Isso significa que ao mover o seu celular para um ambiente mais escuro ele não só vai ativar o F­Stop (configuração que permite controlar a quantidade de luz que entra na câmera através das lentes), mas também pode empurrar o ISO para lugares que você não deseja. Entendendo a “Dynamic Range” (Alcance dinâmico) "Dynamic Range" (alcance dinâmico) é o intervalo de brilho, do preto ao branco, que um celular pode capturar. O olho humano é um instrumento muito sensível e é muito bom em ver coisas escuras e claras ao mesmo tempo. Câmeras, embora cada vez melhores, não são tão boas. Isto significa que se você tem um monte de áreas escuras numa fotografia e algo muito claro, o seu celular vai ou subexpor as partes escuras ou (mais provável) expor demais os brilhos. Então ... o que você precisa fazer para se certificar de que isso não aconteça é comprimir o alcance dinâmico de suas imagens. Como você faz isso? Ao tornar as coisas escuras mais claras ou as coisas mais claras escuras. E você faz isso usando os princípios básicos de iluminação. Ao invés de ter alguém em um quarto escuro sob uma luz forte, preencha de luz o restante do ambiente para reduzir as diferenças. Deixe seu celular se sobressair em locais diferentes Uma das coisas que faz com que equipamentos como tripés e carrinhos sejam tão caros é que eles precisam suportar uma quantidade significativa de peso. Seu celular, por outro lado, não é apenas leve, como também possui um foco automático que continuará focando enquanto o vídeo é filmado, o que nem todas as câmeras de vídeo farão. Isso torna mais fácil o trabalho de prendê­lo a uma vara mais longa ou até mesmo a uma pipa ou um balão. Há uma enorme quantidade de aplicativos interessantes que ajudarão o seu vídeo ­ alguns adicionam recursos e outros chegam a degradar seu filme de forma a torná­lo como um filme antigo. Todos são bastante baratos. Camera Plus Pro (US$2), da Delight Global Technologies, é um dos melhores aplicativos de celular disponíveis, que permite ajustar a exposição, adicionar filtros, fazer time­lapse e compartilhar facilmente o resultado em várias redes sociais. 8mm Vintage Camera (US$2), da Nexvio, imita o estilo retrô de vídeos em 8mm com cinco lentes. Tem sido usado por cineastas profissionais, apesar do seu baixo preço. Miniatures Pro ($5) é um dos nossos aplicativos favoritos – é um aplicativo de time­lapse combinado com uma função que permite fazer coisas parecerem mais rápidas. Photojojo (www.photojojo.com) é uma espécie de loja dedicada a equipamentos para telefones celulares. Eles têm amor por câmeras pequenas e fazem um ótimo trabalho de coleta de uma variaedade de acessórios empolgantes, desde filtros polarizadores e lentes auxiliares até caixas subaquáticas, estabilizadores e suportes giratórios que tiram grandes vantagens da portabilidade Algumas das nossas escolhas para experimentar: camalapse 3 ($30) é uma base rotatória que pode ser presa a um tripé e a seu celular fazendo giros de 360o em até 60 minutos, o que significa que você pode fazer fantásticos time­lapse do pôr do sol em vistas panorâmicas, uma festa na praia, uma esquina movimentada ou onde sua imaginação permitir. iStabilizer Dolly ($60) este fantástico dispositivo do tamanho de um patins com um braço posicionável permite que você deslize seu celular em superfícies lisas (tampos de mesa, quadros, etc.) para filmes em movimento. The Steadicam Smoothee ($169) é um estabilizador de câmera feita especificamente para câmeras pequenas, proporcionando uma filmagem suave com a liberdade de circulação de um aparato de mão. Ele tem uma montagem específica para fácil estabilização de celulares Glif by Studio Neat ($20) é uma rosca de fácil acoplagem para celulares e que encaixa normalmente a um tripé. (http://www.studioneat.com/products/glif) Ajeite na edição! Depois de filmar o seu vídeo, importe­o para o seu software de edição e pós­produção favorito ­ só porque é possivel editar o vídeo direto no seu celular não significa que você precisa fazè­lo. Trate o seu vídeo da mesma maneira que trataria um vídeo feito em uma câmera de ponta. Títulos, filtros e coisas como correção de cores podem ser adicionadas mais tarde para aprimorar o seu produto final. Já não há mais muita coisa entre uma ideia e um filme ­ como você pôde ver com cineastas como Bendjelloul e Ortega. Não espere conseguir dinheiro para aquela câmera RED ONE e todas as lentes que deseja, saia com o seu celular e seu script e siga em frente.

 

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