apontamentos midiáticos

 

_revista do núcleo

_interdisciplinar de pesquisas

_midiáticas _intermídia

_vol 2 n. 3 - janeiro/junho de 2011

 

ISSN 1808-9887

 

           

Mídia e a Igreja Universal

expediente  

José Wagner Ribeiro*, Ana Paula Saldanha**

Sheyla Lima***

*Professor associado do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas, pesquisador na área de Comunicação e Religião. Vice-Coordenador do NEPEC (Núcleo de Pesquisa em Comunicação) e Vice-Coordenador do Grupo de Pesquisa INTERMÍDIA. Membro da SOTER (Sociedade Teológica).

**Professora adjunta do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora na área de comunicação e política. Coordenadora do NEPEC (Núcleo de Pesquisa em Comunicação).Vice-Coordenadora do Curso de Latos Sensu.

***Graduanda do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora do NEPEC (Núcleo de Pesquisa em Comunicação). Secretária do Núcleo de Pesquisa INTERMÍDIA.

RESUMO
Este trabalho propõe uma análise da utilização das técnicas midiáticas utilizadas pela IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), observando ainda o caráter mercantil da religião, características estas que, apesar de sempre existentes na história das religiões, acirrou-se de sobremaneira com o advento dos meios eletrônicos, sobretudo recentemente com as igrejas neopentecostais, na utilização e criação de grandes redes de rádio e televisão, sendo este um dos principais motivos de sucesso no “mercado religioso”.


Palavras-chave: Televisão. Mídia. Religião.


ABSTRACT
This essay points out to an analysis if the media techniques used by IURD (Universal Church of God’s Kingdom) considering the commercial aspects of religion. These are characteristics in despite of being registered by history of religions, updated with electronic media. It occurred specially with the neopentacostalistic Churches building up broadcasting pools of radio and television. This is one of the main reasons of the success in the religious marketing.


Keywords: Television. Medium. Religion.

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