apontamentos midiáticos

 

_revista do núcleo

_interdisciplinar de pesquisas

_midiáticas _intermídia

_vol 2 n. 3 - janeiro/junho de 2011

 

ISSN 1808-9887

 

           

Os reality shows e a quebra dos marcadores espaço-temporais na comunicação social

expediente  

Simone Antoniaci Tuzzo*, Ronaldo Nunes Linhares**

*Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Docente permanente do curso de Pós-Graduação – Mestrado – e do curso de Graduação em Relações Públicas da Universidade Federal de Goiás – UFG – Goiás. E-mail: simonetuzzo@hotmail.com.

**Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP. Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Tiradentes – Unit – Sergipe. E-mail: ronaldonl@uol.com.br.

RESUMO
O fascínio pelos Reality Shows e os marcadores espaço-temporais que definem a distância entre o real e o espetáculo são temas importantes neste artigo. A reflexão sobre o crescimento do número de programas de televisão nesse formato e a consequente inclusão de anônimos em aventuras televisivas, transformando-os em modelos de comportamentos e de consumo para a sociedade além de desconstituir marcadores positivos na relação comunicativa entre a realidade e a imaginação. Assim como a curiosidade é o ponto-chave do sucesso desse formato televisivo em que o texto e o roteiro são uma trama construída a cada dia, editada por um grupo televisivo que busca a audiência numa sociedade mundializada, onde tudo e todos são e não são, este tipo de programa cria um novo espaço de participação pública a partir da exploração das intimidades, atenuando a linha divisória entre o real e o imaginário e tornando a imaginação um importante elemento no processo de mercantilização e espetacularização da comunicação.


Palavras-chave: Televisão. Reality Shows. Comportamento. Mundialização. Marcadores espaço-temporais.

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