|
Projetos de pesquisa
Desde o início de suas atividades em 2012, o Grupo está agora em seu segundo projeto de pesquisa. Aqui são listados os projetos finalizados e também o atual trabalho iniciado em 2013:
Campanha eleitoral de 2012 e o uso da internet pelos candidatos a prefeitos em Alagoas - a pesquisa realizou um mapeamento e monitoramento do uso de ferramentas digitais (com foco em mídias sociais online) pelos candidatos a prefeitos dos 102 municípios alagoanos, incluindo a capital Maceió. O estudo resultou em um retrato das características atuais de apropriação política da internet por agentes políticos, com foco na corrida eleitoral para os cargos do Poder Executivo no nível municipal. Também propiciou uma compreensão mais específica sobre o modo de conversação empreendida pelos candidatos à prefeitura de Maceió nas redes sociais. Em breve serão disponibilizados papers e dados gerais resultantes da pesquisa (Período de execução: 2012-2013).
Aderência, mobilização e ativismo online: compreendendo a triangulação entre cidadãos, meios de comunicação e agentes governamentais – com início em 2013, a pesquisa analisa três níveis de ação política do cidadão na Internet (aderência, mobilização e ativismo), buscando identificar as relações que estas tipologias de engajamento civil estabelecem com as organizações de mídia e as instituições governamentais. O objetivo é compreender a dinâmica dos diferentes modos de ação política do cidadão online e como isso repercute ou é repercutido pelo jornalismo formal e que efeitos tendem a gerar na produção da decisão política, com foco no Poder Legislativo e Executivo em nível nacional (Período de execução: 2013-2014).
|
|
Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA)
Departamento de Comunicação Social (COS)
Campus A. C. Simões - Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins
Maceió - AL, CEP:57072-90
|
|