Professores do COS assinam termo de compromisso do Painter

As atividades dos projetos devem se intensificar em maio e já começaram desde fevereiro

02/05/2013 13h10 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Laís Falcão - estudante de jornalismo

Docentes do Curso de Comunicação Social (COS) assinaram no dia 29 os termos de compromisso do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter). A solenidade aconteceu  no auditório da Reitoria, no Campus A. C. Simões, em Maceió e significa a oficialização das bolsas aprovadas para projetos de extensão.

O Painter é organizado em conjunto pelas pró-reitorias Estudantil (Proest), de Graduação (Prograd), de Extensão (Proex), de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e de Gestão Institucional (Proginst) e tem como objetivo principal desenvolver projetos interdisciplinares elaborados por estudantes, com a coordenação de docentes.

Do COS, os professores Andréa Moreira, José Guibson Dantas e Magnólia Rejane dos Santos submeteram trabalhos e tiveram suas propostas aprovadas. Entre os trabalhos ligados Curso está o projeto  “Jornais impressos e opinião pública: mecanismos de mass media, construção de estados de violência e sua influência no imaginário social dos estudantes do curso de Direito”, coordenado pelo professor José Guibson, que conta com oito estudantes, entre bolsistas e colaboradores, dos cursos de Direito e Comunicação Social.

Coordenado pela professora Magnólia Rejane, o projeto “Agência de notícias ciências alagoas: uma experiência de ensino, pesquisa empírica e extensão comunitária” integra quatro alunos de Jornalismo e dois de Relações Públicas. Consiste de estudos dirigidos sobre Comunicação Comunitária e Jornalismo Científico, os quais resultarão em palestras, fóruns e oficinas de comunicação comunitária, com resultados publicados em blogs, no Twitter e no Facebook, entre outros espaços midiáticos."Este projeto permite desenvolver com os alunos tanto um laboratório de redação de notícias científicas, bem como estabelecer um relacionamento mais sistemático com a comunidade, pesquisadores e instituições de pesquisa e tem mostrado que é possível fazer divulgação científica na região, a baixo custo através da internet”, explica a professora.

No meio rural

“A solidariedade como fundamento do desenvolvimento local sustentável no fomento ao Empreendedorismo Rural no Assentamento Zumbi dos Palmares - Município de Branquinha /AL” é o título do projeto que a professora Andrea Moreira desenvolve com a professora Adriana Alvarenga, da FEAC, a técnica administrativa e Mestre em Economia, Cristina Lyra.  A ação conta ainda com outros 14 participantes, sendo seis bolsistas. Seu objetivo central é dinamizar o programa de desenvolvimento sustentável de uma assentamento rural por meio da capacitação profissional de jovens e da implantação de um incubadora, ocorrida no ano passado.

"O Curso de Comunicação Social da Ufal atualmente discute a articulação entre ensino, pesquisa e extensão no seu Projeto Político Pedagógico. Pretende-se justamente redefinir sua orientação do ponto de vista do perfil dos profissionais que se quer formar. Experiências como esta são um exemplo de como os conteúdos abordados em sala de aula podem ser vivenciados na prática, promover mudanças sociais significativas e inspirar a elaboração de pesquisas científicas e relatos acadêmicos relevantes”, analisa a professora Andrea Moreira, que também é vice-coordenadora do COS.

As atividades dos projetos já começaram e devem se intensificar a partir deste mês, inicialmente, com estudos teóricos, e posteriormente com a aplicação prática das teorias em um objeto de estudo específico.

Edição: Andréa Moreira e Sivaldo Pereira