Política de Autoevaluación: período cuatrienal 2021-2024
POLÍTICA DE AUTOAVALIAÇÃO - QUADRIÊNIO 2021-2024.pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
POLÍTICA DE AUTOAVALIAÇÃO
Quadriênio 2021-2024
MACEIÓ
2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
REITORIA
JOSEALDO TONHOLO
VICE-REITORIA
ELIANE APARECIDA HOLANDA CAVALCANTI
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
IRAILDES PEREIRA ASSUNÇÃO
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO
WALTER MATIAS DE LIMA
DIRETORIA DO ICHCA
SANDRA NUNES LEITE
VICE-DIREITORIA DO ICHCA
OTÁVIO GOMES CARVALHO FILHO
COORDENAÇÃO DO PPGCI
EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
VICE-COORDENAÇÃO DO PPGCI
RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
EQUIPE DE ELABORAÇÃO
FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
NELMA CAMÊLO DE ARAUJO
RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
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INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
POLÍTICA DE AUTOAVALIAÇÃO
Quadriênio 2021-2024
MACEIÓ
2020
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
MANTENEDORA: Ministério da Educação
CREDENCIADORA: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
ÁREA DE AVALIAÇÃO: Comunicação e Informação (31)
ÁREA BÁSICA: Ciência da Informação (60700009)
MANTIDA: Universidade Federal de Alagoas
PROGRAMA: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
CÓDIGO: 26001012171P2
CURSO: Mestrado em Ciência da Informação
CÓDIGO: 26001012171M2
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Informação, Tecnologia e Inovação
LINHAS DE PESQUISA:
Produção, Mediação e Gestão da Informação
Informação, Comunicação e Processos Tecnológicos
INSTRUMENTO DE RECONHECIMENTO: Portaria n° 486, de 14 de maio de 2020, publicada
no Diário Oficial da União, Seção 1, n° 93, segunda-feira, 18 de maio de 2020
COLEGIADO DE CURSO
Representantes Docentes Titulares
Prof. Dr. Edivanio Duarte de Souza
Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota
Prof. Dr. Marcos Aurélio Gomes
Profa. Dra. Maria de Lourdes Lima
Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araujo
Representantes Docentes Suplentes
Prof. Dr. Andrew Beheregarai Finger
Profa. Dra. Nelma Camêlo de Araujo
Profa. Dra. Luciana Peixoto Santa Rita
Profa. Dra. Magnólia Rejane Andrade dos Santos
Prof. Dr. Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto
Representante do Corpo Técnico-Administrativo
Titular: Celina Mendonça Calheiros Moura Tenório
Suplente: Polyana de Freitas e Silva
Representante do Corpo Discente
Titular: Janyelle Mayara Bento de Melo
Suplente: Ana Karisse Valença Silva Azevedo
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
CAA
Comissão de Autoavaliação
CAPES
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
IES
Instituições de Ensino Superior
PDI
Plano de Desenvolvimento Institucional
PNPG
Plano Nacional de Pós-Graduação
PPGCI
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
PROPEP
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
SNPG
Sistema Nacional de Pós-Graduação
UFAL
Universidade Federal de Alagoas
SUMÁRIO
1
APRESENTAÇÃO ..................................................................................................
6
2
A AUTOAVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO CAPES .....
8
3
RESPONSABILIDADE PELA AUTOAVALIAÇÃO .......................................................
10
4
DOMÍNIO DE AUTOAVALIAÇÃO ...........................................................................
12
5
INSTRUMENTOS DE AUTOAVALIAÇÃO .................................................................
14
6
CRITÉRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO ..........................................................................
16
REFERÊNCIAS .......................................................................................................
17
APÊNDICE A — INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — COORDENADOR .............
18
APÊNDICE B — INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO – DOCENTES .......................
21
APÊNDICE C — INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — DISCENTES .....................
24
APÊNDICE D — INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — EGRESSOS ......................
27
Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
1 APRESENTAÇÃO
O presente documento tem, por objetivo, sistematizar a Política de Autoavaliação do
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas
(PPGCI/UFAL). Desde a sua recente criação, no ano de 2019, e funcionamento de sua primeira turma, o PPGCI/UFAL previa, como parte da política de acompanhamento dos Programas
de Pós-Graduação da Universidade, avaliar o desempenho dos corpos docente e discente,
bem como a relação com os egressos e com os membros externos, no entanto não possuía
uma política definida, e sua prática não estava sistematizada na forma de documento.
Assim, este planejamento de autoavaliação tem, por finalidade, estabelecer regularidade, sistematicidade e comparabilidade na coleta, na análise e na publicação dos resultados do processo autoavaliativo. Essa política visa, a um só tempo, ao atendimento das sugestões presentes da proposta de aprimoramento do modelo de avaliação da pós-graduação
(BRASIL, 2018); das exigências constantes no “Documento da Área 31 Comunicação e Informação” da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (BRASIL,
2019a); do documento do Grupo de Trabalho sobre autoavaliação como elemento da nova
abordagem da CAPES (BRASIL, 2019b) e do alinhamento do Planejamento Estratégico do
PPGCI/UFAL (2021-2024), ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 (UFAL,
2019), de modo amplo, e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) da UFAL.
Como o curso de mestrado passou pelo primeiro ano de funcionamento, o processo
de autoavaliação se encontra nas duas primeiras etapas estabelecidas pelo Documento de
Área (BRASIL, 2019a), a saber, preparação e implementação. No que se refere a essas etapas, o Programa constituiu uma Comissão de Avaliação para planejar a autoavaliação e para
elaborar um projeto destinado à sistematização de etapas, de procedimentos, de análise, de
organização e de divulgação de resultados.
Em atendimento a esta demanda, a Comissão de Autoavaliação (CAA) do PPGCI/UFAL
elaborou esta proposta para ser apreciada e aperfeiçoada pelo colegiado do Programa. Ressalta-se que um documento formal de política de avaliação desta natureza se justifica por
seu caráter: (a) administrativo, com finalidade de garantir continuidade dos critérios de avaliação na busca pela excelência acadêmica e social da pós-graduação; (b) relações públicas,
para promover visibilidade e para tornar o programa aprazível aos olhos da comunidade; e
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
(c) político, ao proporcionar um instrumento para resistência ou para gerenciamento dos
conflitos e das pressões em torno da atuação do programa.
A presente proposta encontra-se organizada em seis seções: na primeira, é situado o
processo de autoavaliação no contexto estruturante do PPGCI/UFAL; na segunda, é realizada
uma breve reflexão sobre alguns aspectos que caracterizaram a política de avaliação da CAPES, contextualizando a autoavaliação no seu processo avaliativo; na terceira, discorre-se
sobre as responsabilidades pela autoavaliação; na quarta, o domínio desta; na quinta seção,
são apresentados os instrumentos de avaliação a serem aplicados; na quinta, os critérios a
serem seguidos; na sexta seção, estão os critérios de autoavaliação; e, por fim, as referências utilizadas no embasamento da proposta, seguidas dos apêndices compostos por quatro
instrumentos autoavaliativos destinados ao coordenador aos docentes, aos discentes e aos
egressos do Programa.
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
2 A AUTOAVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO CAPES
A avaliação da pós-graduação stricto sensu, no Brasil, é uma atribuição do governo
federal, sendo realizada de maneira sistemática, desde 1976, através da CAPES.
Embora, assim como todo processo avaliativo, tenha recebido questionamentos e críticas por parte de comunidades científicas de diversas áreas do conhecimento quanto aos
seus efeitos nos rumos da pós-graduação no país, trata-se de um processo consolidado e
reconhecido internacionalmente, que contempla todas as Instituições de Ensino Superior
(IES) do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
Ao longo de seu desenvolvimento e de sua aplicação, percebe-se que, nos anos de
1990, o modelo de avaliação passa por profundas alterações, sendo implantada a sistemática da Avaliação Trienal de Programas. A avaliação, até então praticada, que estava centrada
na formação de professores, passa a enfatizar a pesquisa e a produção do conhecimento
(INDJAIAN, 2014).
Para Leite e outros (2020, p. 340) a educação deve ser um dever do Estado Brasileiro,
cabendo a este assegurar sua qualidade, fazendo com que avaliação e regulação, por vezes,
misturem-se e obtenham resultado em “[...] processos avaliativos em larga escala que, na
busca por objetivação, perdem, por outro lado, no levantamento das especificidades de cada
caso e na participação dos atores locais.”.
Os autores destacam ainda que, só mais recentemente, foi observado pela CAPES, no
nível da pós-graduação, que era necessário “[...] considerar a participação do avaliado no
processo avaliativo. Isto porque a avaliação, ao ser compartilhada, começa a fazer sentido
para as pessoas [...]” (LEITE et al., 2020, p. 340), o que marca a inserção do tema da autoavaliação dos programas de pós-graduação como componente da Avaliação CAPES.
Na educação superior, o processo autoavaliativo é definido e autogerido pela comunidade acadêmica, que tem a titularidade da avaliação e decide o foco e os objetivos desta.
A reflexão sobre os resultados obtidos “[...] é central ao processo e leva em conta a correção
de trajetórias e de futuros projetados. É uma forma de avaliação que exige tempo, recursos
e dedicação.” (LEITE et al., 2020, p. 342). Ainda segundo os autores,
A autoanálise feita pela comunidade a partir da organização dos dados que lhe interessam, colocados em compartimentos por ela definidos, se sustenta em princíPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
pios éticos permeados pela negociação que pode ser oriunda de uma etapa de sensibilização na qual são estudados os valores e entraves de um processo avaliativo
autogerido. Certamente terá mais sucesso quando for regida pela colaboração entre os atores respeitando sua individualidade e direitos à privacidade, prevenindo
punições morais ou ameaças à integridade dos sujeitos participantes dos processos. (LEITE et al., 2020, p. 342).
Nesse novo rumo da agenda CAPES, a ‘avaliação da autoavaliação’ é um item da nova
Ficha de Avaliação, considerado um componente do Quesito “Programa”, dando peso ao
referido Quesito, mas com o foco mudado, como consta no Relatório do Grupo de Trabalho
9
da Autoavaliação:
O ponto crucial da sistemática da avaliação aqui proposta é a mudança do foco do
processo avaliativo: ao invés da CAPES receber os resultados da autoavaliação realizada pelos programas, a Agência deverá acompanhar como os programas de pósgraduação estão conduzindo suas autoavaliações. Desta maneira, cada programa
poderá propor um delineamento de autoavaliação apto a captar aspectos pertinentes a sua missão e seus objetivos, incluindo aqueles relativos à sua inserção no contexto social/internacional e a suas escolhas científicas específicas. Trata-se, na prática, de colocar em ação o elementar processo de detectar pontos fortes e potencialidades, tanto quanto discriminar pontos fracos dos programas e prever oportunidades e metas. (BRASIL, 2018, p. 4).
Para Leite e para outros (2020, p. 343), na prática, a autoavaliação da pós-graduação
implica “[...] colocar em ação o elementar processo de detectar pontos fortes e potencialidades, tanto quanto discriminar pontos fracos dos programas e prever oportunidades e metas de futuro.”. Ainda segundo os autores, trata-se de “[...] estabelecer estas metas com
clareza e de forma tanto quanto possível participada para que todos ou a maior parte da
comunidade acadêmica se perceba representada.” (LEITE et al., 2020, p. 343).
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3 RESPONSABILIDADE PELA AUTOAVALIAÇÃO
A avaliação pode ser considerada um poderoso instrumento de mudança e o consegue ser, quando passa a não ser visto como ameaça, mas sim como um incentivo, para que
as ações propostas cumpram padrões mínimos de qualidade. De acordo com Pisco (2006), a
finalidade de políticas de avaliação e de melhoria da qualidade não pode ser apenas demonstrar os problemas nem propor soluções para os problemas detectados, mas “[...] produzir mudanças apropriadas que conduzam à melhoria de qualidade [...]”, ou seja, “O objetivo não é outro senão a identificação, avaliação e correção de situações potencialmente melhoráveis.”.
No contexto de uma política institucional de autoavaliação da pós-graduação, avaliar
é mais que medir e periciar, é também uma forma de participação da construção e do aperfeiçoamento dos programas, sendo uma oportunidade de os diferentes atores envolvidos no
processo participarem da configuração de excelência que se projeta para seu respectivo
programa, sendo, ao mesmo tempo, um processo de aprendizagem e de controle social.
O corpo docente e discente, bem como os técnicos-administrativos e os egressos podem ser considerados os protagonistas da autoavaliação, podendo haver atores externos, a
exemplo dos empregadores, especialistas, ou parceiros da comunidade acadêmica. De acordo com Leite e colaboradores (2020, p. 342), “O protagonismo dos atores na autoavaliação
contribui para relativizar posições e para assumir um espaço próprio de articulações com
vistas ao bem comum.”.
Dessa forma, é necessário estimular uma cultura da avaliação que reflita o envolvimento e o comprometimento de todos. De acordo com Takeda e com Talbot (2006, p. 569)
“Avaliar é uma responsabilidade e as instituições não podem se furtar de exercê-la. Institucionalizar a avaliação significa incorporá-la ao sistema [...]”.
Para tornar a autoavaliação uma cultura participativa e para incorporá-la como prática contínua envolvendo os membros internos e interessados externos ao programa, a partir
da leitura técnica de Documentos de Área (BRASIL, 2019a), do PDI 2019-2023 (UFAL, 2019) e
seguindo as diretrizes estabelecidas pela CAPES quando da autoavaliação (BRASIL, 2019b), o
PPGCI/UFAL confere a uma comissão representativa de sua comunidade (como critério de
escolha de seus membros), a responsabilidade de sua aplicação e de seu acompanhamento.
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
Trata-se da Comissão de Autoavaliação do PPGCI/UFAL, que deve funcionar com a seguinte
conformação:
•
Um(a) coordenador(a) da comissão (Docente e coordenador da comissão);
•
Um(a) docente interno ao programa (Docente);
•
Um(a) docente externo ao programa (Docente externo ao PPGCI/UFAL);
•
Um técnico-administrativo do programa (Técnico-Administrativo);
•
Um(a) representante discente do programa (Discente);
•
Um(a) representante egresso do programa (Discente egresso).
A Comissão de Autoavaliação é responsável pelo planejamento, pela execução e pela
gestão dos procedimentos, dos mecanismos, dos instrumentos e dos resultados que compõem todo o processo avaliativo no âmbito do Programa.
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4 DOMÍNIO DE AUTOAVALIAÇÃO
Na realização do planejamento estratégico para o próximo quadriênio (2021-2024), o
PPGCI/UFAL deve considerar seu compromisso de buscar estratégias que permitam a definição de elementos curriculares que atendam às exigências de qualificação e de expansão do
ensino superior, da profissionalização e da pesquisa em informação, tecnologia e inovação.
Somado a isto, o Programa deve promover um ambiente de incentivo à produção de conhecimento em informação, tecnologia e inovação, tomando como base a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação.
A avaliação desempenha um importante papel para a concretização dessas questões,
sobretudo advinda da perspectiva de autoanálise. Na proposta de aprimoramento do modelo de avaliação da pós-graduação apresentada pela Comissão Nacional de Acompanhamento
da Política Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020 (BRASIL, 2018), a CAPES menciona
a autoavaliação como aspecto fundamental do processo avaliativo dos programas de pósgraduação no país.
A recomendação é de que a autoavaliação tenha caráter regular, que seus resultados
sejam sistematicamente discutidos e que a qualidade do seu processo seja alvo de avaliações externas a serem realizadas pelas comissões de visita. Importa também que “[...] o processo auto avaliativo seja amplamente institucionalizado e possa expressar, como política
institucional, independência e qualificação da própria avaliação da CAPES, do qual deve ser
parte integrante.” (BRASIL, 2018, p. 19).
Assim, o domínio da autoavaliação está centrado nas dimensões de infraestrutura do
programa; de formação discente e de atuação do egresso; de produção intelectual; de impacto na sociedade. Cada uma dessas dimensões possui especificidades e aspectos a serem
observados no processo de autoavaliação.
A infraestrutura do programa, por exemplo, envolve, entre outras questões, aspectos
da estrutura física, como equipamentos, recursos técnicos e financeiros. A dimensão da formação discente e a atuação do egresso relacionam-se com a análise e a compreensão dos
perfis de formação com base em composições disciplinares, bem como outras atividades
dessa formação, como o estágio de docência orientada, o desenvolvimento de dissertações,
bem como a participação em projetos de pesquisa do discente ou do egresso. Para este úlPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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timo, é importante dados que demonstram a continuidade da qualificação e da colocação no
mercado.
A produção intelectual refere-se às publicações qualificadas desenvolvidas no Programa tanto pelo corpo docente, como pelo discente. A dimensão do impacto na sociedade,
por sua vez, envolve a análise da visibilidade do Programa, bem como a compreensão dos
seus impactos, seja estes de natureza discursiva sejam de natureza prática.
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5 INSTRUMENTOS DE AUTOAVALIAÇÃO
A autoavaliação deve ser realizada através de processos participativos, baseados em
diversas estratégias, em técnicas e em instrumentos, gerando relatórios analíticos que apontam potencialidades e fragilidades do programa e que revelam políticas e ações de correção
e de consolidação (BRASIL, 2018), e, para que isso ocorra, ressalta-se a importância dos processos de planejamento e de avaliação dos Programas de Pós-Graduação (BRASIL, 2019) com
clareza dos procedimentos de coleta e de análise de dados e do público-alvo.
Cabe a cada programa a tarefa de elaborar, de disponibilizar e de gerenciar instrumentos capazes de auxiliar na sua gestão e assim atender tanto aos órgãos reguladores e
financiadores, quanto à demanda e à especificidade interna de cada curso, com o intuito de
promover o aperfeiçoamento contínuo. Tendo como domínio da autoavaliação a infraestrutura do programa, a formação discente e a atuação do egresso, a produção intelectual e o
impacto na sociedade, os instrumentos a serem empregados devem garantir a melhor compreensão dessas dimensões, tornando possível acompanhar o desempenho do programa,
bem como contribuir para a reflexão de ações tomadas e para o planejamento das ações
futuras.
A partir dessas considerações, compreende-se a necessidade de utilização de dois
grupos de instrumentos de coleta de dados da autoavaliação: (a) acompanhamento e análise
documental de relatórios de atividades gerados no sistema acadêmico; e (b) aplicação de
questionários com o público-alvo (coordenador, docentes, discentes e egressos) de cada
dimensão a ser avaliada. Os instrumentos indicados nessa proposta de autoavaliação são
apresentados nos anexos desta Política, a saber:
•
Instrumento de Autoavaliação — Coordenador (Apêndice A);
•
Instrumento de Autoavaliação — Docentes (Apêndice B);
•
Instrumento de Autoavaliação — Discentes (Apêndice C);
•
Instrumento de Autoavaliação — Egressos (Apêndice D).
Os instrumentos presentes nos apêndices desta Política constam de questões elaboradas a partir do emprego da Escala Likert, em que, para cada aspecto questionado, resPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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guardadas as especificidades de cada grupo, deve ser atribuída uma nota entre 1 e 5, em
uma escala conceitual que varia entre péssimo, ruim, regular, bom e ótimo, sendo 1 equivalente a péssimo e 5, a ótimo. Vale ressaltar que, além desses instrumentos apresentados,
outros serão elaborados e adicionados à Política no domínio das especificidades de determinados processos e ações do Programa, como disciplinas, eventos e projetos de pesquisa,
entre outros.
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6 CRITÉRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO
A autoavaliação do PPGCI/UFAL seguirá critérios tanto quantitativos, como qualitativos, por considerar ambos como indispensáveis à manutenção da qualidade, tais como as
especificidades, a história temporal e o impacto do Programa. Resguardadas as especificidades de cada grupo (coordenador, docentes, discentes e egressos) e explorando o método de
verificação das escalas das respostas a cada bloco de questões, os critérios e seus indicadores foram classificados em sete dimensões, que permitem a análise dos resultados por áreas
de avaliação, sendo estas:
•
Perfil;
•
Atuação e Integração;
•
Proposta do Programa: Planejamento Pedagógico;
•
Proposta do Programa: Planejamento Administrativo;
•
Infraestrutura;
•
Impacto na Sociedade;
•
Produção Técnica e Científica.
A definição dos critérios de avaliação e a escala adotada seguem uma perspectiva de
modalidade associativa, que considera a importância da escolha de indicadores que possam
propiciar um diagnóstico de todo o Programa. Assim, conforme desempenho de determinados aspectos cujos indicadores registram pontos na escala entre 1 e 3 (péssimo a regular),
por exemplo, indicar-se-ão prioridades na revisão de processos e de procedimentos de melhoria.
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REFERÊNCIAS
BRASIL. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
Documento de Área: área 31 Comunicação e Informação. Brasília, 2019a, 20 p. Disponível
em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-deavaliacao/74-dav/caa2/4662ciencias-sociais-aplicadas-i. Acesso em: 20 maio 2020.
BRASIL. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
GT sobre a autoavaliação de programas de pós-graduação. 2019b. Disponível em:
https://www.gov.br/capesimages/novo_portal/documentos/DAV/avaliacao/06032019_Rela
t%c3%b3rio_Final_Autoavalia%c3%a7%c3%a3o.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.
BRASIL. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
Proposta de Aprimoramento do Modelo de Avaliação da PG: documento final da Comissão
Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020. Brasília, 2018. Disponível em:
http://regionais.anped.org.br/norte2018/wp-content/uploads/sites/3/2018/10/PNPG-CSAvaliac%C3%A3o_Final_10-10-18_CS_FINAL_17_55.pdf. Acesso em: 13 jun. 2020.
INDJAIAN, M. L. Avaliação na Pós-Graduação Stricto Sensu: reflexões sobre a sua prática no
Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: FORMAÇÃO E CONHECIMENTO. Sorocaba, SP: UNISO, 2014. Anais [...], Sorocaba, SP: UNISO, 2014. p. 1-11.
LEITE, Denise et al. A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo
avaliativo CAPES. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 25, n. 2, p. 339-353, ago. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v25n2/1982-5765-aval-25-02-339.pdf. Acesso em:
20 ago. 2020.
PISCO, L. A. A avaliação como instrumento de mudança. Ciência & Saúde Coletiva [online]. v.
11, n. 3, p. 566-568, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S141381232006000300004. Acesso em: 20 maio 2020.
SOARES, G. F. Sistema de autoavaliação aplicado a programas de mestrado em rede. 141 f.
Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Faculdade de Ciências e Tecnologia,
Universidade Federal de Goiás. Goiânia, p.141. 2018. Disponível em:
https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/8286/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%20Gustavo%20Fernandes%20Soares%20-%202018.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.
TAKEDA, S.; TALBOT, Y. Avaliar, uma responsabilidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 11, n. 3,
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Acesso em: 20 maio 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (20192023). Maceió, AL: UFAL, jun. 2019. Disponível em: https://pdi.ufal.br/documentos/pdi2019-2023. Acesso em: 20 maio 2020.
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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Maceió – Alagoas, CEP 57072-900
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17
Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
APÊNDICE A — INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — COORDENADOR
INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — COORDENADOR
Prezado(a) Coordenador(a),
Para cada aspecto questionado, atribua uma nota entre 1 e 5, em uma escala conceitual que varia entre
péssimo, ruim, regular, bom e ótimo, sendo 1 equivalente a péssimo e 5, a ótimo.
Se você não souber responder, ou se a pergunta não se aplicar a sua realidade ou ao Programa, responda
“Não se Aplica” (NA).
I. PERFIL
1
2
Qual sua titulação?
[ ] Mestre
[ ] Doutor(a)
18
[ ] Pós-Doutor(a)
Possui quanto tempo de experiência em gestão de programas de pós-graduação?
[ ] Até 2 anos
[ ] Entre 2 e 5 anos
[ ] Entre 5 e 10 anos
[ ] Acima de 10 anos
II. ATUAÇÃO E INTEGRAÇÃO
1
2
3
4
5
NA
No âmbito de sua Universidade, como você avalia o
Programa quanto à:
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
II. PROPOSTA DO PROGRAMA: Planejamento Pedagógico
1
2
3
4
5
NA
Em relação ao planejamento pedagógico proposto
pela sua Universidade, como você avalia o Programa
quanto à(s)/ao(s):
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
3
Atuação dos discentes?
4
Atuação do(s) técnico-administrativo(s)?
5
Interação entre os docentes e a coordenação?
6
Interação entre os discentes e a coordenação?
7
Interação do Programa com outros programas
de pós-graduação?
8
Interação do Programa com a graduação?
9
Participação dos discentes nas decisões do
Programa?
10
Participação dos docentes nas decisões do
Programa?
11
Participação dos técnico-administrativos nas
decisões do Programa?
12
Alinhamento entre o objetivo do Programa e o
objetivo institucional?
13
Conteúdos e bibliografia propostos nas disciplinas optativas?
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
14
Carga-horária presencial das disciplinas?
15
Carga-horária em EaD das disciplinas?
16
Horários de ofertas das disciplinas?
17
Desempenho dos docentes nas disciplinas?
18
Critérios de avaliação das disciplinas?
19
Grau de exigência requerida nos processos de
avaliação das disciplinas?
20
Critérios de avaliação do Trabalho de Conclusão do Curso (dissertação)?
21
Grau de exigência requerida nas bancas de
Trabalho de Conclusão do Curso (dissertação)?
22
Quantidade média de orientandos por docente?
23
Perfil dos docentes para orientação nas linhas
de pesquisa do Programa?
24
Demanda para ingresso no Programa?
25
Relação entre o número de ingressos e de
concluintes?
19
III. PROPOSTA DO PROGRAMA: Planejamento Administrativo
1
2
3
4
5
NA
Em relação ao planejamento administrativo proposto pela sua Universidade, como você avalia o Programa quanto à/ao:
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
IV. INFRAESTRUTURA
1
2
3
4
5
NA
No âmbito de sua Universidade, como você avalia o
Programa quanto às:
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
26
Estrutura administrativa do Programa na Universidade?
27
Regulamento de pós-graduação em sua Universidade?
28
Alinhamento entre o regulamento do Programa e o regulamento da pós-graduação da sua
Universidade?
29
Quantidade de bolsas ofertadas para os discentes do Programa?
30
Apoio institucional de sua Universidade ao
Programa?
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
31
Condições das instalações físicas?
32
Tecnologias da informação e comunicação
utilizadas como apoio à aprendizagem?
33
Tecnologias da informação e de comunicação
utilizadas como apoio à pesquisa?
V. IMPACTO NA SOCIEDADE
1
2
3
4
5
NA
Em relação ao Programa em sua Universidade, avalie
a(s):
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
34
Ações voltadas às demandas sociais.
35
Ações voltadas às demandas ambientais.
36
Ações voltadas às demandas econômicas.
37
Ações voltadas às demandas de internacionalização.
38
Relevância social do Programa.
20
VI. PRODUÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA
1
2
3
4
5
NA
Em relação ao Programa em sua Universidade, avalie
a(s):
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
39
Qualidade e relevância dos Trabalhos de Conclusão Final defendidos no Programa.
Avalie, ou dê sugestões sobre assuntos não abordados nesta autoavaliação.
Fonte: Adaptado de Soares (2018).
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Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
APÊNDICE B – INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO – DOCENTES
INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — DOCENTES
Prezado(a) Docente,
Para cada aspecto questionado, atribua uma nota entre 1 e 5, em uma escala conceitual que varia entre
péssimo, ruim, regular, bom e ótimo, sendo 1 equivalente a péssimo e 5, a ótimo.
Se você não souber responder ou se a pergunta não se aplicar a sua realidade ou ao Programa, responda
“Não se Aplica” (NA).
I. PERFIL
21
Qual sua titulação?
1 [ ] Mestre
[ ] Doutor(a) [ ] Pós-Doutor(a)
II. ATUAÇÃO E INTEGRAÇÃO
No âmbito de sua Universidade, como você avalia o Programa
quanto à:
1
2
3
4
5
NA
Péssimo Ruim Regular Bom Ótimo
NA
2 Atuação do coordenador do programa?
3 Atuação dos discentes?
4 Atuação do(s) técnico-administrativo(s)?
5 Interação entre os docentes e os discentes?
6 Interação entre os docentes e a coordenação?
7 Relação orientando-orientador?
Interação do Programa com outros programas de pós8 graduação?
9 Interação do Programa com a graduação?
10 Participação dos discentes nas decisões do Programa?
11 Participação dos docentes nas decisões do Programa?
III. PROPOSTA DO PROGRAMA: Planejamento Pedagógico
Em relação ao planejamento pedagógico proposto pela sua
Universidade, como você avalia o Programa quanto à(s)/ao(s):
Alinhamento entre o objetivo do Programa e o objetivo
12 institucional?
Conteúdos e bibliografia propostos nas disciplinas
13 optativas?
14 Carga-horária presencial das disciplinas?
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1
2
3
4
5
NA
Péssimo Ruim Regular Bom Ótimo
NA
Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
15 Carga-horária em EaD das disciplinas?
16 Horários de ofertas das disciplinas?
17 Critérios de avaliação das disciplinas?
Grau de exigência requerida nos processos de avaliação
18 das disciplinas?
19
Critérios de avaliação do Trabalho de Conclusão do Curso
(dissertação)?
Grau de exigência requerida nas bancas de Trabalho de
20 Conclusão do Curso (dissertação)?
22
21 Quantidade média de orientandos por docente?
IV. PROPOSTA DO PROGRAMA: Planejamento Administrativo
Em relação ao planejamento administrativo proposto pela sua
Universidade, como você avalia o Programa quanto à/ao:
1
2
3
4
5
NA
Péssimo Ruim Regular Bom Ótimo
NA
22 Estrutura administrativa do Programa na Universidade?
23 Regulamento de pós-graduação em sua Universidade?
Alinhamento entre o regulamento do Programa e o
24 regulamento da pós-graduação da sua Universidade?
Quantidade de bolsas ofertadas para os discentes do
25 Programa?
26 Apoio institucional da sua Universidade ao Programa?
V. INFRAESTRUTURA
No âmbito de sua Universidade, como você avalia o Programa
quanto às:
1
2
3
4
5
NA
Péssimo Ruim Regular Bom Ótimo NA
27 Condições das instalações físicas?
Tecnologias da informação e da comunicação utilizadas
28 como
apoio à aprendizagem?
Tecnologias da informação e de comunicação utilizadas
29 como apoio à pesquisa?
VI. IMPACTO NA SOCIEDADE
Em relação ao Programa, em sua Universidade, avalie a(s):
30 Ações voltadas às demandas sociais.
31 Ações voltadas às demandas ambientais.
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1
2
3
4
5
NA
Péssimo Ruim Regular Bom Ótimo
NA
Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
32 Ações voltadas às demandas econômicas.
33 Ações voltadas às demandas de internacionalização.
34 Relevância social do Programa.
VII. PRODUÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA
1
2
3
4
5
NA
Como você avalia a qualidade e a relevância dos Trabalhos
35 de Conclusão Final defendidos no Programa?
Quantos artigos de sua autoria foram publicados associados ao Programa, este ano?
36 [ ] Até 2 [ ] Entre 2 e 5 [ ] Entre 5 e 10 [ ] Acima de 10
Avalie, ou dê sugestões sobre assuntos não abordados nesta autoavaliação.
Fonte: Adaptado de Soares (2018).
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23
Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
APÊNDICE C — INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — DISCENTES
INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — DISCENTES
Prezado(a) Discente,
Para cada aspecto questionado, atribua uma nota entre 1 e 5, em uma escala conceitual que varia entre
péssimo, ruim, regular, bom e ótimo, sendo 1 equivalente a péssimo e 5, a ótimo.
Se você não souber responder, ou se a pergunta não se aplicar a sua realidade ou ao Programa, responda
“Não se Aplica” (NA).
I. PERFIL
Qual sua titulação?
1 [ ] Graduado(a)
[ ] Especialista
24
[ ] Mestre [ ] Doutor(a)
Qual sua idade?
2 [ ] Até 25 anos [ ] Entre 25 e 35 anos [ ] Entre 35 e 45 Anos [ ] Acima de 45 anos
3 Possui formação em que área (curso)?
Há quanto tempo atua no mercado detrabalho?
[ ] Não atuo
[ ] Entre 5 e 10 anos [
4
[ ] Até 2 anos
] Entre 10 e 15 anos[ ]
[ ] Entre 2 e 5 anos
Acima de 15 anos
Há quanto tempo é servidor público?
[ ] Entre 5 e 10 anos [
[ ] Não sou servidor público
5
] Entre 10 e 15 anos[ ]
[ ] Até 3 anos
Acima de 15 anos
[ ] Entre 3 e 5 anos
Qual a sua função?
6 [ ] Administrativa [ ] Docência [ ] Técnica [ ] Técnica-Administrativa [ ] Outra: _______________
II. ATUAÇÃO E INTEGRAÇÃO
No âmbito de sua Universidade, como você avalia o Programa
quanto à:
7
Atuação do coordenador local?
8
Atuação do(s) técnico-administrativo(s)?
9
Interação entre os docentes e os discentes?
10
Interação entre os discentes e a coordenação?
11
Relação orientando-orientador?
12
Interação do Programa com outros programas de pósgraduação?
13
Participação dos discentes nas decisões do Programa?
III. PROPOSTA DO PROGRAMA: Planejamento
Pedagógico
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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1
2
3
Péssimo
Ruim
Regular
1
2
3
4
5
NA
Bom Ótimo
NA
4
5
NA
Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
Em relação ao planejamento pedagógico proposto pela sua
Universidade, como você avalia o Programa quanto à(s)/ao(s):
14
Conteúdos e bibliografia propostos nas disciplinas
optativas?
15
Carga-horária presencial das disciplinas?
16
Carga-horária em EaD das disciplinas?
17
Horários de ofertas das disciplinas?
Péssimo
Ruim
Regular
Bom Ótimo
NA
25
18 Desempenho dos docentes nas disciplinas?
19 Critérios de avaliação das disciplinas?
Grau de exigência requerida nos processos de avaliação das
20 disciplinas?
21
Critérios de avaliação do Trabalho de Conclusão do Curso
(dissertação)?
Grau de exigência requerida nas bancas de Trabalho de
22 Conclusão do Curso (dissertação)?
Perfil dos docentes para orientação nas linhas de pesquisa
23 do Programa?
IV. PROPOSTA DO PROGRAMA: Planejamento
Administrativo
Em relação ao planejamento administrativo proposto pela sua
Universidade, como você avalia o Programa quanto à/ao:
1
2
3
4
5
NA
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
1
2
3
4
5
NA
Péssimo
Ruim
Regular
Bom Ótimo
NA
1
2
3
Péssimo
Ruim
Regular
24 Regulamento de pós-graduação em sua Universidade?
Quantidade de bolsas ofertadas para os discentes do
25 Programa?
V. INFRAESTRUTURA
No âmbito de sua Universidade, como você avalia o Programa
quanto às:
26 Condições das instalações físicas?
Tecnologias da informação e comunicação utilizadas
27 como apoio à aprendizagem?
Tecnologias da informação e comunicação utilizadas como
28 apoio à pesquisa?
VI. IMPACTO NA SOCIEDADE
Em relação ao Programa, em sua Universidade, avalie a(s):
29 Ações voltadas às demandas sociais.
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4
5
NA
Bom Ótimo
NA
Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
30 Ações voltadas às demandas ambientais.
31 Ações voltadas às demandas econômicas.
32
Ações voltadas às demandas de internacionalização.
33 Relevância social do Programa.
VII. PRODUÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA
Em relação ao Programa, em sua Universidade:
1
2
3
4
5
NA
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo
NA
Como você avalia o incentivo recebido de docentes para
34 publicação de artigos?
Quantos artigos associados ao Programa você submeteu para publicação?
35 [ ] Até 2 [ ] Entre 2 e 5 [ ] Entre 5 e 10 [ ] Acima de 10
Avalie, ou dê sugestões sobre assuntos não abordados nesta autoavaliação.
Fonte: Adaptado de Soares (2018).
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26
Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
APÊNDICE D — INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — EGRESSOS
INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO — EGRESSOS
Prezado Egresso,
Para cada aspecto questionado, atribua uma nota entre 1 e 5, em uma escala conceitual que varia entre
péssimo, ruim, regular, bom e ótimo, sendo 1 equivalente a péssimo e 5, a ótimo.
Se você não souber responder, ou se a pergunta não se aplicar a sua realidade ou ao seu Programa, responda
“Não se Aplica” (NA).
I. PERFIL
27
1 Informe o ano de conclusão do mestrado no programa _________
Exerce atividade profissional remunerada?
[ ] Sim
[ ] Não
Há quanto tempo exerce atividade
profissional remunerada?
[ ] Entre 5 e 10 anos
3 [ ] Não exerço
[ ] Entre 10 e 15 anos
[ ] Até 2 anos
[ ] Acima de 15 anos
[ ] Entre 2 e 5 anos
Tipo de Instituição com que mantém
4 vínculo
[ ] Privada
[ ] Pública
2
5
Atua em qual função?
[ ] Técnica [ ] Administrativa [ ] Docência [ ] Pesquisa [ ] Outra: ________________
II. ATUAÇÃO E INTEGRAÇÃO
No âmbito de sua vivência universitária, como você avalia o
Programa quanto à:
6
Contribuição na preparação para o exercício profissional?
7
Contribuição no seu desempenho profissional?
8
Interação entre os egressos e a coordenação?
9
Interação do Programa com os egressos?
10
Participação dos egressos nas atividades abertas do
Programa?
III. PROPOSTA DO PROGRAMA: Planejamento
Pedagógico
Em relação ao planejamento pedagógico proposto, como você
avalia o Programa quanto à(s)/ao(s):
Domínio do conteúdo das disciplinas demonstrado pelos
11 docentes?
12 Conceito atribuído ao corpo docente do Programa?
13
Correspondência entre oferta das disciplinas e demandas
práticas da sua atividade profissional?
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1
2
3
Péssimo
Ruim
Regular
1
2
3
Péssimo
Ruim
Regular
4
5
NA
Bom Ótimo
NA
4
5
NA
Bom Ótimo
NA
Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
14 Horários de ofertas das disciplinas?
15
Número de discentes nas disciplinas adequado para
processo de aprendizado?
16
Relação das aulas teóricas e das práticas adequadas à
proposta do Programa?
Grau de exigência requerida nos processos de avaliação das
17 disciplinas?
18
Atividade pratica docente (estágio docente) adequada à
expectativa discente?
19 Qualidade dos eventos realizados pelo Programa?
Nível de exigência do programa quanto à produção
20 científica?
IV. PRODUÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA
Houve publicação de artigos produtos da dissertação?
21 [ ] Sim
[ ] Não
22 Número de artigos publicados: _____
Com quem mais assina os artigos publicados?
[ ] Outros docentes do programa
23 [ ] Orientador
[ ] Outros discentes do programa
[ ] Discentes/docentes de outros programas
Informe os periódicos e o ano dos artigos publicados: (nome do periódico, ano)
_____________________________________ , ______
_____________________________________ , ______
24 _____________________________________ , ______
_____________________________________ , ______
Houve publicação de livros, de capítulos de livro?
25 [ ] Sim
[ ] Não
26 Número de livros, de capítulos de livro publicados: _____
Com quem mais assina os livros, capítulos de livro publicados?
[ ] Outros docentes do programa
27 [ ] Orientador
[ ] Outros discentes do programa
[ ] Discentes/docentes de outros programas
Houve apresentação de trabalho em evento científico?
28 [ ] Sim
[ ] Não
Com quem mais assina o trabalho apresentado?
[ ] Outros docentes do programa
29 [ ] Orientador
[ ] Outros discentes do programa
[ ] Discentes/docentes de outros programas
Prestação de serviços (consultoria, assessoria, parecer, auditoria, laudo
30 técnico, tradução):
[ ] Sim. Tipo:
[ ] Não
V. EDUCAÇÃO CONTINUADA
Partipa de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq?
31 [ ] Sim
[ ] Não
Partipa de Projeto de Pesquisa em andamento?
32 [ ] Sim
[ ] Não
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28
Política de Autoavaliação: quadriênio 2021-2024
Está cursando o doutorado?
[ ] Não
33 [ ] Sim
[ ] Não, mas pretendo
[ ] Não, não está nos meus planos
Qual a instituição e qual área de conhecimento está cursando o doutorado?
Área de conhecimento: ____________________________
34 Instituição: ______________________
[ ] Não estou cursando
Avalie, ou dê sugestões sobre assuntos não abordados nesta autoavaliação.
Fonte: Adaptado de Soares (2018).
29
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