Alagoanidade – I Mostra Internacional do Cinema Alagoano na Europa –, irá percorrer nos meses de junho e julho próximos as cidades de Porto e Marco de Canavezes (em Portugal), Barcelona e Valência (na Espanha) e Londres (Inglaterra). Já estão confirmados para o evento os filmes
Mirante-Mercado e
Calabar, ambos do cineasta e cineclubista Hermano Figueiredo, que ganhou com
Calabar o prêmio DocTV 2006.
O idealizador do projeto, o professor de Comunicação Social Antonio de Freitas, que tem pós-doutorado em Educação e Mídia pela Universidade do Porto, acentua a relevância.de fortalecer o intercâmbio cultural entre a Europa e o Estado de Alagoas. “Através da cultura diferenciada e rica que temos é mais fácil iniciar esse diálogo. No mundo globalizado atual, as produções locais são muito valorizadas. A partir disso, iniciamos a catalogação de filmes e vamos contactar produtores alagoanos de audiovisual”, afirma Freitas.
Como a idéia é de intercâmbio, o projeto será de longa duração e almeja promover a troca de produções culturais também trazendo filmes, mostras fotográficas, trabalhos visuais da Europa para Alagoas. A idéia é travar um diálogo transcultural permanente, rompendo com a relação unilateral de absorção do conhecimento, na qual sempre se importa a cultura européia e pouco se expande as produções locais.
A solidificação de laços internacionais entre a Universidade Federal de Alagoas e universidades européias é importante nesse processo de firmação de parcerias. O grupo que encabeça a mostra, o Comulti (Comunicação Multimídia), surgiu de um trabalho de extensão da universidade federal alagoana e hoje é um dos poucos que realizam parcerias com outras instituições de ensino superior fora do Brasil. “Vamos estimular os projetos alagoanos tanto na área de pesquisa quanto de extensão em comunicação e áreas afins, o que é muito significante na formação de novos profissionais que estarão atuando em diversas áreas de produção cultural em Alagoas, renovando as perspectivas do nosso cenário cultural”, explicou o professor Antônio de Freitas, que também leciona na Ufal.
As inscrições de trabalhos audiovisuais estão abertas até a primeira semana de junho. Os interessados deverão procurar integrantes do grupo Comulti no Curso de Comunicação Social da Ufal.