A AGÊNCIA UNIVERSITÁRIA DE NOTÍCIAS (AUN) - veículo laboratorial de informação e opinião - está vinculada às OFICINA DE JORNALISMO IMPRESSO I e II, disciplinas obrigatórias integrante da grade curricular do Curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ministradas aos alunos do 3° e 4° períodos.
Criada em agosto de 1996 pelo prof° José Edson Falcão Maia como laboratório de prática jornalística, período diurno, a AUN tem como objetivo precípuo divulgar as notícias e reportagens produzidas por aqueles alunos que, regularmente matriculados, freqüentam a disciplina.
A AUN vem difundindo, desde sua criação como laboratório experimental de caráter didático (inicialmente por meio de boletins impressos), matérias de cunho jornalístico sobre fatos e temas de interesse da comunidade alagoana, produzidas pelos alunos de jornalismo dentro dos critérios de veracidade, ineditismo e atualidade que norteiam a atividade da verdadeira imprensa. O conteúdo divulgado - dirigido prioritariamente aos órgãos de imprensa (rádios, TVs e veículos impressos) - esteve sempre inserido especificamente nos gêneros notícia e reportagem, para atender exigência do conteúdo programático das disciplinas supracitadas, que contemplam essas duas categorias informativas maiores do jornalismo.
Foi a partir do ano letivo de 2003 que a AUN deixou de lado os arcaicos boletins impressos e passou a difundir seu material jornalístico através deste site, criado graças à efetiva colaboração de três estudantes do Curso de Ciência da Computação da Ufal (hoje exímios profissionais de informática e realizando seus mestrados), responsáveis pela sua concepção técnica e visual (Vide Menu: “Sobre o Site”). E, mesmo vinculada na sua origem ao Laboratório Integrado de Jornalismo Impresso I e II (atualmente Oficinas de Jornalismo Impresso I e II), esta agência abriu seu espaço aos alunos que cursam do 5° ao 8° períodos da habilitação, regularmente matriculados em disciplina que tem parte do seu conteúdo voltada para o jornalismo opinativo, de modo a exercitarem e difundirem suas opiniões através dos principais gêneros desta categoria: comentário, crônica, artigo, ensaio e resenha.
As matérias opinativas inseridas no site, a exemplo das informativas, passam pelo crivo dos professores responsáveis pela disciplina. Quanto aos conceitos e opiniões nelas emitidos não representam necessariamente o pensamento do Professor/Coordenador/Editor ou dos demais professores envolvidos no ensino da prática jornalística, bem como da cúpula dirigente da Ufal.
Os órgãos de imprensa ou qualquer outro veículo de comunicação interessados na difusão ou publicação do material jornalístico produzido pelos alunos poderão fazê-lo na íntegra ou parcialmente, desde que respeitada a integridade das informações nele contidas, creditando-o ao redator ou à AUN.
AUN - AGÊNCIA UNIVERSITÁRIA DE NOTÍCIAS:
Agência experimental vinculada às disciplinas OFICINA DE JORNALISMO IMPRESSO I e II